Rua Coberta - Eu Amo Gramado Oficial

Conheça as principais atrações de Gramado

Já imaginou visitar Paris e não ver a Torre Eiffel? Ou passar por Londres sem conhecer o Big Ben? Pois é: toda cidade turística tem atrações clássicas para incluir no passeio. O roteiro em Gramado, na Serra Gaúcha, segue essa mesmíssima lógica.

Quais são as principais atrações de Gramado?

Hoje vamos apresentar dicas do que fazer em Gramado. Mostraremos lugares dignos de cartão-postal e que rendem ótimas selfies. Porém, mais que belas imagens, cada local oferece uma experiência única para você aproveitar momentos inesquecíveis na viagem. Partiu?

Lago Negro

Lago Negro Gramado
Lago Negro Gramado

As histórias mais bonitas às vezes surgem de tragédias. No caso, estamos falando de um incêndio que assolou Gramado-RS em 1942. Por anos, o território onde ocorreu o sinistro permaneceu sem vida, mas tudo mudou com a construção de um lago artificial ali.

As margens foram adornadas com árvores importadas da Floresta Negra, na Alemanha. Assim, surgiu o nome Lago Negro.

Dica: O que fazer em Gramado para viver momentos inesquecíveis?

Hoje esse é um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade. Pudera: o cenário é encantador. A sugestão é dar uma caminhada ao redor da água ou, então, aventurar-se numa volta de pedalinho. O aluguel dos barcos pode ser feito no próprio local, das 8h30 às 19h.

Rua Coberta

Rua Coberta Gramado - Café Viagem
Rua Coberta Gramado – Café Viagem

A Rua Madre Verônica fica bem no centro de Gramado, em frente ao Palácio dos Festivais e à Igreja Matriz São Pedro. Graças a uma estrutura que recobre a via de ponta a ponta, os pedestres ficam protegidos do sol e da chuva. Isso pode prolongar o seu passeio por horas a fio!

Dica: O que fazer em Gramado com chuva

A Rua Coberta concentra lojas e restaurantes para todos os gostos. Também é palco de apresentações culturais ao longo do ano, principalmente quando há eventos como o Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado e o Natal Luz. Ou seja, sempre tem um motivo novo para a visita.

Igreja Matriz São Pedro

Atrações de Gramado - Igreja de São Pedro - Gramado
Igreja de São Pedro – Gramado – Cleiton Thiele

Atravessando a Rua Coberta, você chega à Igreja Matriz São Pedro. O templo é conhecido popularmente como igreja de pedra, devido à arquitetura característica. E o material para a construção do prédio não poderia ser outro. Está até na Bíblia: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja.” (Mt 16, 18)

Aproximadamente 72 mil blocos de basalto dão forma a essa atração turística de Gramado. A imponente torre tem 44 metros de altura!

Se por fora já impressiona, por dentro os visitantes se encantam com os vitrais e outros detalhes da decoração. A matriz está aberta ao público todos os dias.

Dica: Terceira idade em Gramado: melhores atrações

Aos fiéis, a dica é programar a ida para um domingo, dia em que a missa é celebrada em vários horários: 08h, 10h30, 17h (e 17h, de março a dezembro). e 18h30. As As cerimônias de fim de ano são outra ótima pedida. A igreja ganha uma iluminação especial e o largo em frente vira ponto estratégico para assistir à queima de fogos do Réveillon.

Rua Torta

Ainda na região central, você pode caminhar mais uns passos em direção à rodoviária. É por ali que está a Rua Emilio Sorgetz, popularmente chamada de Rua Torta de Gramado. 

O motivo do apelido talvez seja bastante óbvio. É que o caminho está situado numa ladeira cheia de curvas sinuosas.

Poderia ser apenas um detalhe inusitado na paisagem (e até incômodo para os motoristas), mas transformou-se em ponto de visitação. Isso devido a um processo de revitalização que encheu o lugar de flores. Impossível passar em frente à Rua Torta sem admirar o colorido!

O projeto paisagístico lembra outra rua famosa: a Lombard Street, em São Francisco, na Califórnia (EUA).

Praça das Etnias

Praça das Etnias em Gramado

A Praça das Etnias presta homenagem aos povos colonizadores da Serra Gaúcha. Uma construção em estilo português, outra com arquitetura italiana e uma terceira, aos moldes alemães, compõem a vizinhança. Essa última abriga a Casa do Colono, um armazém de secos e molhados que vende produtos deliciosos, como compotas, embutidos, queijos, vinhos e temperos. Funciona das 9h às 18h30.

Em quartas, sextas, sábados e domingos, entram em operação os fornos, onde são assados pães e cucas. Para finalizar a experiência, tem feirinha de artesanato nas manhãs de sábado e domingo. A Praça das Etnias fica na Av. Borges de Medeiros, ao lado da rodoviária de Gramado.

Snowland

Snowland Gramado
Snowland Gramado

É fato que a Região das Hortênsias registra temperaturas baixas no inverno, inclusive com possibilidade de neve. Mas você não precisa aguardar as condições climáticas ideais para conferir esse fenômeno da natureza. Uma das principais atrações de Gramado é o Snowland, parque onde neva o ano inteiro.

Dica: O que fazer no inverno em Gramado

Você e sua família poderão praticar esqui, patinação no gelo e snowboarding como se estivessem nos Alpes Suíços! E ainda tem opções superdivertidas para a criançada, como a oficina do Tio Urso, o castelo de neve Snowplay e o espetáculo Flokus: A Origem da Neve.

O Snowland funciona de quinta a terça-feira, das 10h às 17h. Adquira seu ingresso com antecedência.

Mini Mundo

Atrações de Gramado - Mini Mundo
Mini Mundo

Esse lugar mágico pode ser considerado um clássico gramadense. Tudo começou com uma casa de bonecas e um conjunto de castelos com trenzinhos em miniatura. Depois, veio a minúscula cidade onde até a criançada se sente gigante.

O Mini Mundo reproduz cenários de todo o planeta. Você vai encontrar versões diminutas de vários pontos famosos, como a Igreja de São Francisco de Assis (Ouro Preto-MG), o Castelo de Lichtenstein (Alemanha) e a Usina do Gasômetro (Porto Alegre-RS).

As réplicas são produzidas pela própria equipe do parque, após meses de pesquisa e testes. Trata-se de um resgate cultural e histórico superdivertido! Para encerrar o passeio, tem uma fonte dos desejos que mexe com a imaginação.

O Mini Mundo funciona diariamente, das 9h às 17h. As miniaturas ficam ao ar livre, então é bom conferir a previsão do tempo antes da visita. Endereço: Rua Horácio Cardoso, 291.

Lago Joaquina Rita Bier

Lago Joaquina Rita Bier - Gramado Inesquecível - Leonid Streliaev
Lago Joaquina Rita Bier – Gramado Inesquecível – Leonid Streliaev

Outra parada obrigatória no roteiro em Gramado é a Rua Leopoldo Rosenfeld, 919, bem na entrada do município. Com 17 mil metros quadrados e rodeado de araucárias, árvores típicas do Sul do país, o Lago Joaquina Rita Bier está aberto diariamente à visitação. E o melhor: você não paga nada para entrar.

Que tal alugar uma bike e sair pedalando até esse cartão-postal? Aproveite para contemplar a natureza ou tomar um café num dos restaurantes do entorno!

Dica: O que fazer no verão em Gramado

Vale lembrar que, entre outubro e janeiro, o lago serve de cenário para espetáculos musicais do Natal Luz. Durante os dias de apresentação, o acesso pode ser restrito.

Mirante do Belvedere

Seguindo na pegada de contemplação da natureza, temos que falar do Vale do Quilombo. A vista para as colinas é estonteante!

Para conferir o espetáculo de camarote, basta seguir pela Av. das Hortênsias em direção a Canela. Há um acostamento onde carros e bicicletas podem estacionar. Dali, vá a pé até o mirante. 

Você estará a 850 metros de altitude. Incontáveis morros, árvores e estradas rurais descortinam-se diante dos olhos dos espectadores. A gente se sente pequeno em meio a tanto verde! 

Importante: alguns turistas aproveitam o cenário de filme para eternizar seu amor. Eles penduram cadeados com seu nome e o da pessoa amada na grade de proteção do belvedere. Essa prática é desaconselhada, pois o peso dos objetos pode comprometer a integridade da estrutura.

Bustour

Atrações de Gramado - Bustour
Bustour

Agora vamos sugerir uma maneira bem prática de conhecer diversas atrações em Gramado e Canela. Estamos falando do Bustour, uma linha turística que percorre a Região das Hortênsias todos os dias.

O ônibus de dois andares opera no sistema hop-on, hop-off. Explicamos. Ao embarcar, você tem a opção de permanecer no veículo e fazer o percurso completo, que dura em torno de três horas.

No entanto, se preferir, você pode descer em uma das paradas para conferir a atração com calma. Mais tarde, é só retomar a viagem quando o próximo ônibus passar. Dá para embarcar e desembarcar quantas vezes for necessário, nos mais de 30 pontos da linha, desde que respeitando o período de validade do ingresso.As saídas do Bustour acontecem em horários variados, entre as 8h55 e as 19h. Você pode adquirir tickets para um dia de uso, dois dias ou três dias, além do pacote família.

Dica: Viagem em família: como economizar em Gramado

Bus Bier Tour

Bus Bier Tour - Carnaval em Gramado
Bus Bier em Gramado

Nessa variante do passeio, a rota turística perpassa cervejarias da Região das Hortênsias. O objetivo é conhecer os métodos de produção, aprender sobre a história da bebida e – por que não – degustar os produtos locais.

Os passageiros embarcam num ônibus temático todo decorado. Então, partem para um roteiro que inclui as fabricantes GramBier e Rasen Bier, em Gramado, e Cervejaria do Farol, em Canela. Vale a pena subir os 32 metros do dito farol para ter uma vista panorâmica de cidades vizinhas, como Caxias do Sul e São Francisco de Paula.

O Bus Bier Tour – Cervejarias da Serra ocorre às terças, às quintas e aos sábados, em horário a combinar. A experiência dura em torno de cinco horas. Adquira seu ingresso aqui.

Pórticos de Gramado

Pórtico de Gramado
Pórtico de Gramado

Se você conhece alguém que já foi a Gramado-RS, essa pessoa certamente tem uma foto junto a um pórtico de entrada da cidade. Nenhum passeio pela Serra Gaúcha está completo sem essa lembrança! As estruturas, que oferecem boas-vindas aos visitantes, também homenageiam os colonizadores alemães.

São dois monumentos. O mais antigo fica na Av. das Hortênsias, no acesso para quem chega de Nova Petrópolis via Rota Romântica. A construção é inspirada no estilo arquitetônico bávaro.

Dica: Guia completo sobre Gramado: tudo que você precisa saber!

O segundo pórtico de Gramado, em estilo normando, fica na ERS-115, no acesso via Taquara. Ao lado, há um posto com informações turísticas e banheiro público.

Hard Rock Café

Atrações de Gramado - Hard Rock
Hard Rock

Uma cidade com esse jeitão internacional merece receber novidades do mundo todo, né? É por isso que Gramado foi escolhida para instalar a primeira unidade do Hard Rock Café no Rio Grande do Sul.

Dica: Hard Rock Café Gramado: música e boa gastronomia

O restaurante mantém o espírito da franquia, unindo gastronomia e muito rock’n’roll. Para você ter uma ideia, a lista de relíquias em exposição inclui guitarras usadas por Carlos Santana e Keith Richards, dos Rolling Stones, além de peças dos figurinos de Elton John e Michael Jackson.

O menu é composto por delícias tipicamente norte-americanas, como hambúrguer, macarrão com queijo, costelinha de porco e milkshake. Não tem dieta que resista a tanto sabor!Nossa dica é a janta da quarta-feira. Você vai saborear as iguarias do cardápio enquanto assiste a um show de cover de Elvis Presley, o rei do rock! Adquira seu ingresso com antecedência para reservar a mesa.

O Hard Rock Café Gramado fica na rua Wilma Dinnebier, 180. O horário de funcionamento vai das 12h às 23h (até 0h em sextas e sábados).

Le Jardin

Le Jardin Gramado
Le Jardin Gramado

O Le Jardin – Parque de Lavanda foi inaugurado na primavera de 2006, mas permanece florido em qualquer estação. A propriedade de 3,5 hectares conta com diversas plantas exóticas, incluindo espécies de lavanda inéditas no Brasil.

Dica: Gramado para casal: roteiros para fazer a dois

O passeio pelos jardins é de encher os olhos! Você também pode conhecer as estufas de produção de flores, comprar cosméticos fabricados com óleos naturais e saborear um irresistível strudel de maçã na cafeteria.

O parque está situado na ERS-115, 37700, bairro Várzea Grande. A visitação ocorre de terças a domingos, das 9h30 às 17h30, sendo que o café e as estufas fecham às 17h. Há estacionamento gratuito.

Museus do Grupo Dreams

Atrações de Gramado - Museus do Grupo Dreams - Turista Fulltime
Museus do Grupo Dreams – Turista Fulltime

Uma dica do que fazer em Gramado e Canela é mergulhar no universo de sonhos do Grupo Dreams. Cada local tem um apelo diferente e rende experiências inesquecíveis para os visitantes.

Os pequenos amam o Vale dos Dinossauros, com animais mecatrônicos enormes que dão vida às feras pré-históricas. Para os fãs da música e do cinema, o programa certo é o Museu de Cera Dreamland, com estátuas realistas dos maiores ídolos do entretenimento.

Se você curte automóveis antigos, não pode perder a exposição de modelos clássicos do Hollywood Dream Cars. De lá, siga para o Super Carros, onde as estrelas são máquinas modernas e superpotentes. Tem, ainda, o Harley Motor Show, inspirado na emblemática marca de motocicletas.Os museus do Grupo Dreams ficam abertos ao público das 8h às 18h. Adquira o passaporte e ganhe desconto para entrar nos cinco estabelecimentos. Vale a pena, hein?

Exceed Experience Park

As atrações de Gramado fazem o público questionar o que é sonho e o que é vida real. Prova disso está na nossa próxima sugestão, um parque totalmente voltado à tecnologia. Com simuladores de realidade virtual, o Exceed oferece experiências sonoras, visuais e perceptivas como você nunca imaginou.

O destaque vai para as cápsulas ativas e imersivas. Numa delas, é possível atingir 300km/h pilotando uma Ferrari numa pista de Fórmula 1. Em outra, a jornada é mais lúdica: uma volta ao mundo no trenó do Papai Noel.

Até a praça de alimentação ganha ares futuristas. O menu do X Food valoriza a gastronomia molecular, incluindo um sorvete feito com hidrogênio a -196°C!

O Exceed Experience Park fica aberto de quartas a segundas-feiras, das 12h às 20h. Endereço: Av. das Hortênsias, 4510. Compre seu ingresso on-line.

Pizzaria Hector

Pizzaria Hector em Gramado/RS
Pizzaria Hector em Gramado/RS

Um pequeno dragão perdeu a habilidade de cuspir fogo. Para desvendar os segredos da magia, Hector deverá ter aulas com outras criaturas fantásticas, como a coruja Dora, o puma Rony e o búfalo Stan.

Parece enredo de desenho animado, mas é o universo da pizzaria temática Hector. Os visitantes saem de Gramado e chegam a Ônyra, uma escola povoada por duendes, elfos e demais seres encantados. Nesse ambiente, todos vão se surpreender com os misteriosos Discos de Sabores – como são chamadas as pizzas por lá. Para beber, poções e elixires diferentões.

O portal para conhecer tudo de pertinho abre de domingo a quinta-feira, na Av. Borges de Medeiros, 1791, ao lado do Lago Joaquina Rita Bier. 

GramadoZoo

Já deu para perceber que, assim como a fantasia, a natureza marca presença em várias atrações turísticas de Gramado, não é mesmo? Uma opção que já entrou para o roteiro é o zoológico da cidade.

Preservação, educação ambiental e bem-estar animal são alguns dos pilares do estabelecimento. Vivem lá apenas espécies da fauna brasileira, sendo algumas ameaçadas de extinção. A equipe de veterinários e biólogos atua com pesquisa para a reprodução e a sobrevivência desses bichos.

A visitação conta com acompanhamento de educadores ambientais o tempo todo. Dica: faça um agendamento prévio para o passeio noturno. Assim, você e sua família viverão uma aventura diferenciada, em contato direto com as criaturas da noite. O GramadoZoo fica na RS-115, km 35, Várzea Grande, a sete quilômetros do centro.

Olivas de Gramado

Parque Olivas de Gramado
Parque Olivas de Gramado

O primeiro parque de olivocultura do Brasil também fica em Gramado. O tour rural ajuda a resgatar as origens gastronômicas e culturais da região. Tem degustação de azeites e livre acesso às plantações de oliveiras.

Já as crianças vão adorar a Fazendinha, com mini animais superdóceis. Para completar, a vista estonteante dos cânions rende um cenário perfeito para fotos da viagem.

O parque Olivas de Gramado fica na Rua Vereador José Alexandre Benetti, 1808, Linha Nova. O funcionamento vai de quintas a terças-feiras, das 10h às 18h. Compre seu ingresso on-line.

Mundo de Chocolate

Atrações de Gramado - Mundo de Chocolate
Mundo de Chocolate

Quem pensa em Gramado-RS automaticamente imagina as fábricas de chocolate. Essa guloseima é tão importante para a economia do município que ganhou até um espaço especial.

Só que, no Mundo de Chocolate, o ingrediente deixa de compor a sobremesa e se transforma em matéria-prima para esculturas. São mais de 200 peças ricas em detalhes – e com um aroma inigualável. Torre Eiffel, Casa Branca, Cristo Redentor, Estátua da Liberdade e Monte Rushmore, entre tantos outros monumentos, ganham uma versão mais doce por aqui.

Mas claro que o parque temático não deixaria os espectadores babando. Depois dessa volta ao globo, você pode ser chef por um dia na mini fábrica e, óbvio, participar de uma degustação de chocolate. O Mundo de Chocolate funciona de domingo a quinta-feira, das 9h30 às 20h. Em sextas e sábados, a visitação tem horário estendido, das 9h30 até as 21h30. Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 2497. Garanta seu ingresso aqui.

Noite suíça – Sequência de Fondue

Noite suíça – Sequência de Fondue

Para coroar seu roteiro em Gramado, nada melhor que uma refeição clássica. A sequência de fondue, prato suíço que virou a cara da Serra Gaúcha, vale tanto para casais apaixonados quanto para encontros de família.

A dinâmica começa pela fondue de queijo. Você mergulha pedaços de pão e legumes numa mistura cremosa, feita para abrir o apetite.

O jantar segue com a fondue de carne. O prato principal é acompanhado dos mais diversos molhos.

Finalmente, tem a fondue de chocolate. A calda doce casa perfeitamente com as opções de frutas da estação que são servidas à mesa.

Sugestão: Malbec Restaurante, aberto diariamente. Está localizado na Av. Borges de Medeiros, 2101. Reserve on-line.

Pronto! Agora você já sabe o que fazer em Gramado e pode montar um roteiro turístico inesquecível. Quer outras dicas sobre a Serra Gaúcha? Então continue de olho no nosso blog. Até mais!