Chocofest 2020: Confira a programação de Páscoa em Nova Petrópolis

Está chegando a hora do Chocofest, um dos principais eventos de Páscoa do Brasil. A cidade de Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, se prepara para receber visitantes de todos os cantos. Vai ter música, teatro, brincadeira e, claro, aquele chocolate artesanal delicioso para adoçar o paladar.

Que tal viver essa experiência com a família? Aproveite, que as atrações são gratuitas! A seguir, contamos os detalhes da programação.

O que é o Chocofest?

Chocofest em Nova Petrópolis

O Chocofest é uma tradicional feira de Páscoa do Sul do país. Ela acontece todos os anos, na região serrana do Rio Grande do Sul. Embora já tenha havido edições em Gramado e Canela, hoje a cidade sede é Nova Petrópolis, a cerca de 95 quilômetros de Porto Alegre.

Em 2020, o evento surge com o tema Chocofest na Magia da Páscoa. Serão onze dias de programação, com mais de 120 opções gratuitas de entretenimento. As atividades acontecem ao ar livre, o que aumenta a segurança em tempos de coronavírus. Os organizadores também garantem que todas as precauções sanitárias estão sendo tomadas.

A expectativa é que 180 mil visitantes aproveitem a Páscoa em Nova Petrópolis. Para receber esse público com bastante alegria, mais de mil membros da comunidade local se envolvem na produção da feira.

Por que visitar Nova Petrópolis?

Chocofest em Nova Petrópolis

Aliás, é fácil entender por que tantos moradores de Nova Petrópolis atuam, direta ou indiretamente, na realização do Chocofest 2020. A cidade é considerada o berço do cooperativismo no Brasil. Portanto, o espírito de solidariedade e trabalho em equipe segue vivo na região.

Mas não é só de labuta que se faz o município. Nova, para os íntimos, também ganhou o título de Jardim da Serra Gaúcha. O apelido se justifica pelas belas paisagens do entorno.

A cidade fica no caminho da Rota Romântica, um trecho de 180 quilômetros que liga São Leopoldo, no Vale do Sinos, até São Francisco de Paula, nos Campos de Cima da Serra. A rodovia é adornada por plátanos e flores na maior parte dos trechos, conferindo ares cinematográficos ao cenário.

Os principais atrativos de Nova Petrópolis-RS incluem as malharias, o artesanato e os restaurantes de café colonial. Entre os pontos turísticos, destaca-se o Labirinto Verde, na Praça das Flores. Formado por ciprestes que criam uma cerca viva, o percurso em círculos diverte turistas de todas as idades.

Também vale conferir o Parque Aldeia do Imigrante. É um complexo de prédios em estilo enxaimel, arquitetura típica dos colonizadores alemães. Fica localizado numa área verde lindíssima! Lá tem quiosque, capela, lojas de produtos coloniais e até um lago em meio à mata nativa. Perfeita combinação do patrimônio cultural com o patrimônio natural.

Por fim, a dica é parar para fotos no Portal Jardim da Serra Gaúcha. Trata-se de um pórtico no km 6 da RS-235. A construção conta com um mirante na torre lateral e uma passarela sobre a estrada, permitindo uma vista privilegiada do horizonte.

Dica: Páscoa em Gramado: o que fazer nessa época

Quando começa o Chocofest em Nova Petrópolis?

A Páscoa em Nova Petrópolis vai muito além da Semana Santa. O Chocofest 2020 está marcado para ocorrer de 02 a 12 de abril. Nesse período, estão previstos espetáculos artísticos, desfiles e atividades lúdicas para a criançada.

Cabe reforçar que toda a programação do evento é de graça e acontece ao ar livre. A ideia é unir visitantes e comunidade local nesta grande celebração. Afinal, as festividades pascais são exatamente isto: uma época de diversão, otimismo e esperança pela renovação dos ânimos. Nada melhor que compartilhar com o próximo, né?

Qual é a programação do Chocofest 2020?

Abaixo, você confere a lista das atrações do Chocofest na Magia da Páscoa. Tem várias opções para entreter a garotada! Acompanhe:

Casa da Vovó Coelha 

Chocofest em Nova Petrópolis

Todo pai e toda mãe sabem como os filhos adoram fazer um pouquinho de arte, né? E é justamente ao “botar a mão na massa” que eles vivem as melhores experiências. 

A Casa da Vovó Coelha será um espaço para muita interação com as crianças. Vai ter oficina de culinária, artesanato e outras oportunidades de soltar a criatividade. Nesse jeito de aprender brincando, seus pequenos vão levar conhecimento para a vida toda.

Páscoa pelo Mundo

Chocofest em Nova Petrópolis

Existem muitas maneiras de comemorar a Páscoa. As tradições variam de um país ao outro.

Como forma de homenagear essas diferentes culturas, a organização do Chocofest convidou artistas para retratarem sua visão particular do período pascal. O resultado foram belas pinturas, que poderão ser observadas numa espécie de galeria. Em vez de telas, porém, a superfície de trabalho foram ovos gigantes – quase que uma releitura do antigo costume de pintar ovos de galinha.

Rastro do Coelho

Chocofest em Nova Petrópolis

Junto à pintura dos ovinhos, a caça ao ninho é outro clássico que anima bastante a gurizada. Que tal sair, você também, à procura dos presentes deixados pelo Coelho da Páscoa? Eles estarão espalhados por alguns pontos turísticos de Nova Petrópolis, como o Labirinto Verde e a Aldeia do Imigrante.

Planeta das Guloseimas

Chocofest em Nova Petrópolis

A Páscoa em Nova Petrópolis não poderia ignorar os doces, certo? Por isso, o Chocofest oferece uma área especialmente dedicada às guloseimas.

Essa estrutura conta com espaços lúdicos, como a Vila de Açúcar e a Casa da Bruxa. Você e sua família poderão saborear os quitutes do Festival de Doces, ou, quem sabe, testar suas habilidades artísticas com pintura em chocolate. Ainda, o Planeta das Guloseimas é onde está situado o Multi Palco.

Espetáculos do Multi Palco

Chocofest em Nova Petrópolis

Diariamente, atrações para todos os públicos sobem ao palco do Chocofest 2020. Teatro, shows musicais e outras manifestações artísticas estarão no lineup. Para saber detalhes, você pode acompanhar as redes sociais do evento: Instagram, Facebook e YouTube.

Desfile de Páscoa

Chocofest em Nova Petrópolis

Para completar, o tradicional desfile de Páscoa de Nova Petrópolis promete colorir as ruas da cidade. Personagens e alegorias espalham a magia por onde passam! A previsão é de sessões aos sábados, domingos e feriados.

E então: vamos planejar seu roteiro de viagem? Esperamos que o conteúdo de hoje tenha tirado suas dúvidas a respeito do Chocofest.

Se você gostou do post, siga de olho em nosso blog! Toda semana, trazemos novidades sobre passeios em Gramado, Canela e outras cidades da Serra Gaúcha. Até a próxima!

As atrações do Chocofest estão temporariamente suspensa.

Mais informações no site da Prefeitura de Nova Petrópolis

Leia mais: Brocker Turismo anuncia medidas de proteção à Covid-19