O que fazer no Natal Luz de Gramado

O que fazer no Natal Luz de Gramado de 2024

O fim de ano em Gramado é uma época mágica. A cidade recebe o Natal Luz, evento que faz até gente adulta acreditar em Papai Noel. São diversas atrações, entre shows e desfiles, para você viver momentos inesquecíveis com sua família.

Em 2024 o Natal Luz chega à 39ª edição. O evento terá início dia 24 de outubro e seguirá até o dia 19 de janeiro de 2025.

Hoje vamos dar dicas de como aproveitar o Natal Luz de Gramado/RS. Você vai conhecer as origens dessa festividade, descobrir quais são as novidades de 2024 e saber como funciona a logística para vivenciar essa experiência única. Confira!

O que é o Natal Luz

O Natal Luz é um evento criado em Gramado/RS para celebrar a magia do Natal.

A primeira edição do Natal Luz ocorreu em 1986. A ideia do evento surgiu após uma viagem do então secretário de turismo, Luciano Peccin, à Disney. Ele ficou encantado com a decoração natalina que encontrou por lá e decidiu fazer o mesmo em Gramado.

A cidade inteira foi adornada com pinheiros e luzinhas. Também houve um desfile no qual corais com velas acesas entoavam canções de Natal. A procissão cruzou a Av. Borges de Medeiros e chegou à Igreja Matriz, culminando num concerto com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Ótima maneira de começar, hein?

Desde então, o projeto vem evoluindo e atraindo cada vez mais turistas à Serra Gaúcha todos os anos. Hoje há atrações pagas e gratuitas, incluindo espetáculos musicais e o show de acendimento das luzes. 

E cada edição do Natal Luz conta com novidades. O roteiro das peças teatrais se atualiza, os musicais ganham um novo repertório. Isso sem mencionar os cenários, os figurinos e os efeitos especiais. Tudo é pensado nos mínimos detalhes para envolver o público no espírito natalino.

Onde acontece o Natal Luz

As atrações do Natal Luz se espalham por diversos locais de Gramado/RS. A cidade inteira entre no clima das festas de fim de ano!

Por exemplo, as ruas do Centro são o cenário para os espetáculos gratuitos. Entram aí o show de acendimento das luzes e a Parada de Natal, que reúne artistas circenses e instrumentistas. A Rua Coberta também recebe uma programação paralela, com direito a grupos musicais e atividades para a criançada.

Dica: Gramado com crianças: melhores atrações para conhecer

Os demais espetáculos são destinados ao público pagante. Eles ocorrem em lugares como o pavilhão da ExpoGramado e o famoso Lago do Centro de Eventos Serra Park. Ambos oferecem uma estrutura completa para garantir o conforto da plateia e, claro, fascinar todo mundo com música, luzes coloridas e outras surpresas.

Quando começa o Natal Luz de Gramado

O Natal Luz se estende de outubro a janeiro. Isso mesmo! A procura pelos ingressos é tão grande que o evento não poderia ficar restrito às festas de fim de ano.

Este ano o evento será realizado de 24 de outubro de 2024 a 19 de janeiro de 2025. Tem muitos dias para você programar!

Assim que passa o Dia das Crianças, o município começa a se transformar. As ruas ganham enfeites especiais e a iluminação natalina toma conta do espaço. É como se você chegasse à terra do bom velhinho!

As datas específicas de cada atração variam de um ano para o outro. Portanto, vale a pena ficar de olho na programação oficial com nossa equipe via WhatsApp.

Como funciona o Natal Luz de Gramado

O evento possui desde atrações gratuitas até shows pagos. Você é quem escolhe como quer se emocionar com o Natal Luz Gramado!

A decoração das ruas já é uma atração à parte. Você pode passear pelo centro da cidade e se encantar com o capricho dos detalhes. As fotos da viagem vão ficar incríveis!

Também existem desfiles e apresentações musicais ao ar livre. Essas opções são gratuitas e algumas ocorrem todos os dias.

Dica: O que fazer em Gramado para viver momentos inesquecíveis?

Porém, o principal atrativo são os shows. O Grande Desfile de Natal conta a história do Menino Jesus e de São Nicolau, figuras emblemáticas dessa época do ano. Ainda, há espetáculos que unem teatro e música para narrar contos natalinos belíssimos. Esses programas são pagos, mas há desconto para crianças pequenas.

7 coisas para fazer no Natal Luz

Bem, já deu para perceber que Natal na Serra Gaúcha é uma ocasião para ficar na memória, certo? Pois, para que tudo saia perfeito, sugerimos que você monte um roteiro de passeio de acordo com as preferências de sua família.

Abaixo, listamos as principais atrações do evento para você escolher o que fazer no Natal Luz. Veja só:

1. Parada de Natal

O que fazer no Natal Luz em Gramado - Parada de Natal
O que fazer no Natal Luz em Gramado – Parada de Natal

Músicos e acrobatas desfilam pelas ruas de Gramado e espalham a magia do Natal. A parada ocorre à tarde, geralmente aos fins de semana, e é gratuita. Importante: saia cedo do hotel para encontrar um bom lugar onde você possa ver tudo de pertinho.

  • O quê: Parada de Natal
  • Onde: Ruas centrais de Gramado
  • Quando: aguardando a programação oficial
  • Horário: aguardando a programação oficial
  • Ingressos: Atração gratuita

2. Show de Acendimento das Luzes

O que fazer no Natal Luz em Gramado - Show de Acendimento das Luzes

Essa é outra atração gratuita e deslumbrante. O ponto de encontro fica colado no Palácio dos Festivais, em frente à Rua Coberta. Todos os dias, ao entardecer, acontece uma cerimônia emocionante no acendimento das luzes natalinas. Cai até neve sobre a plateia! Novamente, a dica é chegar cedo para encontrar um lugarzinho estratégico.

  • O quê: Show de Acendimento
  • Onde: Rótula da Av. Borges de Medeiros com a Av. das Hortênsias
  • Quando: aguardando a programação oficial
  • Horário: aguardando a programação oficial
  • Ingressos: Atração gratuita

3. Bustour Illumination

O que fazer no Natal Luz em Gramado - Bustour Illumination
O que fazer no Natal Luz em Gramado – Bustour Illumination

Após o acionamento das luzes, a sugestão é seguir com o Bustour Illumination. Você vai embarcar num ônibus de dois andares, todo decorado, e fazer um passeio noturno por Gramado e Canela. A vista panorâmica é incrível, e ainda dá para curtir uma trilha sonora composta por músicas natalinas encantadoras.

O Bustour Ilumination é um passeio especial durante as noites do Natal Luz de Gramado e do Sonho de Natal de Canela. Inspirado nos clássicos da Broadway, durante o percurso há intervenções artísticas que tornarão o passeio emocionante e único, como a presença do Papai Noel.

Dica: City Tour Bustour: tudo que você precisa saber para aproveitar

O tour tem duração de 90 minutos aproximadamente. Crianças até 5 anos de idade não pagam e os de 6 a 12 anos pagam valor diferenciado.

  • O quê: Bustour Illumination
  • Onde: Saída da Loja Brocker Turismo Gramado (Av. das Hortênsias, 1845)
  • Quando: aguardando a programação oficial
  • Horário: aguardando a programação oficial
  • Ingressos: Compre aqui

4. Show do Lago – Nativitaten

O que fazer no Natal Luz em Gramado - Ilumination
O que fazer no Natal Luz em Gramado – Ilumination – Cleiton Thiele

Este espetáculo do Natal Luz promete ficar na memória. O show Nativitaten acontece no Lago do Serra Park, bem na entrada de Gramado. Em cena, bailarinos, cantores e percussionistas narram a criação do mundo e resgatam o verdadeiro espírito do Natal. Ainda, há projeções na água, fogos de artifício e outras surpresas para o deleite da plateia.

O show do lago ocorre às quartas-feiras e aos sábados.

  • O quê: Nativitaten Show do Lago
  • Onde: Lago do Serra Park
  • Quando: aguardando a programação oficial
  • Horário: aguardando a programação oficial
  • Ingressos: Compre aqui

5. Fantástica Fábrica de Natal

O que fazer no Natal Luz em Gramado - A Lenda do Bosque no Natal
O que fazer no Natal Luz em Gramado – Fantástica Fábrica de Natal – Cleiton Thiele

O espetáculo conta a história de uma criança que conhece a Fantástica Fábrica de Natal e o poder do “acreditar”. Lá bonecas ganham vida, soldadinhos dançam, trenzinhos correm, duendes andam de ponta cabeça. Ao lado do Papai Noel e suas renas, o encanto se completa e ambos partem de trenó para encontrar crianças de todo o mundo. Diversão para todas as idades! As sessões da Fantástica Fábrica de Natal ocorrem na ExpoGramado.

  • O quê: Fantástica Fábrica de Natal– teatro musical
  • Onde: ExpoGramado (Av. Borges de Medeiros, 4111) aguardando a programação oficial
  • Quando: aguardando a programação oficial
  • Horário: aguardando a programação oficial
  • Ingressos: Compre aqui

6. Grande Desfile de Natal

O que fazer no Natal Luz em Gramado - Grande Desfile de Natal
O que fazer no Natal Luz em Gramado – Grande Desfile de Natal – Cleiton Thiele

O Grande Desfile de Natal é um programa imperdível. Trata-se de um cortejo embalado pelas mais belas canções natalinas. Você vai se surpreender com a narrativa, que abrange do nascimento do menino Jesus às celebrações dos dias de hoje.

O local do espetáculo também é a ExpoGramado. Crianças até 3 anos não pagam ingresso.

  • O quê: Desfile de Natal – A Magia do Noel
  • Onde: ExpoGramado (Av. Borges de Medeiros, 4111)
  • Quando: Quintas e domingos (Normalmente nestes dias, aguardando a programação oficial)
  • Horário: 21h
  • Ingressos: Compre aqui

Como você deve se preparar para o Natal Luz

Mesmo sendo uma temporada relativamente longa, a procura por ingressos e hospedagem nessa época é grande. Por isso, você deve se organizar desde já para viver a experiência.

Compre os ingressos com antecedência

Como já dissemos anteriormente, o movimento de fim de ano em Gramado é intenso. Os ingressos para o Natal Luz começam a ser vendidos em agosto e, quando chegam as férias de verão, muitos espetáculos já estão com lugares esgotados.

Ou seja: quanto antes você fizer a reserva, mais alternativas terá para acompanhar o calendário de atrações.

Analise a logística

Os locais das apresentações pagas, como o Lago do Serra Park e a ExpoGramado, ficam um pouco afastados das ruas do Centro. Quem tem criança pequena ou possui mobilidade reduzida precisará de auxílio extra. Desse modo, verifique se há opção de transfer ou aluguel de carro para facilitar o deslocamento.

Lembre-se: o pedestre tem prioridade nas ruas de Gramado. Não há semáforos, mas os motoristas param em qualquer faixa de segurança. Assim, o trânsito pode ser lento nessa época do ano. Saia cedo para não perder a hora do show!

Escolha onde ficar

Existem ótimas opções de hospedagem em Gramado e Canela, o município vizinho. São pelo menos 19 mil leitos disponíveis entre hotéis e pousadas, com variados graus de requinte. Dê uma olhada na nossa lista para descobrir qual acomodação tem a sua cara.

Dica: Hospedagem em Gramado: guia de hotéis e pousadas

Gostou do artigo? Esperamos que sua experiência no Natal Luz de Gramado renda ótimas histórias para contar. Muito obrigado pela companhia e até a próxima!

BEM IMPORTANTE: shows podem ser removidos e/ou adicionados à programação da Temporada de Natal, por isso é importante acompanhar a programação oficial dos eventos.