O que fazer no Inverno em Gramado

O que fazer no inverno em Gramado

A Serra Gaúcha tem atrações o ano todo, mas é durante as férias de inverno que a região ganha um charme especial. Devido ao frio, você se sente num pedacinho da Europa! O clima rende programas românticos a dois, ou mesmo um passeio diferente para a família inteira e até para quem viaja sozinho.

Quer saber o que fazer em Gramado nessa época? Então acompanhe as dicas deste post!

Como é o inverno em Gramado?

Tanto Gramado-RS quanto a vizinha Canela-RS possuem as quatro estações bem definidas. A altitude faz com que as temperaturas fiquem amenas até mesmo no auge do verão. Em seguida, os dias vão ficando mais curtos, as folhas começam a cair das árvores e a ambientação muda completamente.

O inverno em Gramado é marcado pela umidade. Muitos dias amanhecem com neblina sobre as ruas, o que deixa a cidade com cara de cenário de filme.

Já os termômetros costumam oscilar entre os 3°C e os 15°C nos meses mais gelados. Vale dizer que esses números são apenas uma estimativa. Dependendo da massa de ar polar que chegue ao Rio Grande do Sul, os visitantes podem enfrentar temperaturas negativas! Isso aumenta a possibilidade de neve na região.

Porém, não se preocupe, pois você não vai bater queixo. Hotéis, restaurantes e lojas gramadenses possuem climatização. É possível curtir o passeio ao lado de uma lareira ou saboreando uma refeição quentinha, por exemplo. Ótima pedida para a lua de mel, hein? E, se faltar roupa apropriada, é só comprar luvas e cachecóis superestilosos nas malharias locais.

Dica: Top 10 hotéis em Gramado para se hospedar

Quais são os meses mais frios em Gramado?

Oficialmente, o inverno em Gramado vai de junho a setembro. No entanto, as primeiras ondas de frio costumam aparecer ainda no mês de maio, como indica o site ClimateData.org.

Junho, julho e agosto são considerados a alta temporada. Além de coincidir com as férias de inverno, esse é o período mais propício para encontrar neve na Serra Gaúcha. É que a época reúne os fatores climáticos essenciais para o fenômeno, como temperatura baixa e umidade na medida certa.

Dica: Guia completo sobre Gramado: tudo que você precisa saber!

Em agosto, o nível de precipitação aumenta, mas a chuva não afasta os turistas. Tem o Festival de Cinema, um dos principais eventos do calendário. Depois, o clima volta a esquentar aos poucos, cedendo lugar à primavera.

Dica: O que fazer em Gramado com chuva

O que fazer em Gramado no inverno?

Agora que você já sabe como funciona o clima da cidade, falta traçar um roteiro em Gramado para aproveitar a viagem, né? Pois escolhemos algumas atividades que valem para todos os públicos. Não importa se as férias são a dois ou com a família toda: sempre tem como aproveitar o clima serrano. Confira nossas sugestões.

Dica: Viagem em família: Saiba o que fazer em Gramado

Snowland

Snowland Gramado
Snowland Gramado

Tudo bem que a possibilidade de nevar em Gramado é real, mas nem sempre os visitantes têm a sorte de presenciar esse espetáculo da natureza. Ainda bem que existe o Snowland, primeiro parque de neve indoor das Américas.

Por lá, você não precisa da ajuda de São Pedro. É frio o ano todo – e com neve de verdade, ainda que gerada artificialmente. A temperatura interna do complexo pode chegar a -6°C e os visitantes têm que alugar roupas especiais para curtir a experiência.

Dica: Snowland Gramado: Guia completo para você conhecer a neve

Os principais atrativos do Snowland são os esportes de inverno, como esqui e snowboard. O parque também conta com pista de patinação no gelo para você testar suas habilidades. O funcionamento é de quinta a terça-feira, das 10h às 17h, com horários especiais em julho. Para informações mais detalhadas, consulte aqui.

Sequência de fondue

Sequência de Fondue Gramado
Sequência de fondue Gramado

Falando em gastronomia, outro programa de inverno que não pode faltar no seu roteiro em Gramado é o famoso fondue. O prato de origem suíça se consagrou como ideal para um jantarzinho romântico, especialmente nas noites de chuva e frio intenso.

Dica: O que fazer em Gramado para viver momentos inesquecíveis?

Diversos restaurantes oferecem a sequência de fondue a preços variados. Primeiro, vem à mesa o fondue de queijo, um panelão de queijo derretido para você mergulhar pedacinhos de pão, batata e até goiabada.

Depois, chegam as carnes. São lascas de gado, frango e porco que você frita na hora e come com molhos especiais.

Para completar, tem o fondue de chocolate. A panela com a calda quente exala um aroma indescritível. Você saboreia a sobremesa com biscoitos, marshmallow e frutas da estação. Um verdadeiro banquete para comer sem pressa. Conheça as melhores opções de fondue aqui.

Dica: Gramado para casal: roteiros para fazer a dois

Museus do Grupo Dreams

Passaporte Grupo Dreams Gramado
Museus do Grupo Dreams

Gramado-RS oferece cada vez mais opções de lazer para crianças e adultos. Prova disso são os museus que vêm despontando pela cidade. Muitos deles já são destino certo para quem curte atividades diferentes.

Por exemplo, você pode tirar um tempinho para visitar o Dreamland, primeiro museu de cera da América Latina. O mote são as estátuas de celebridades e personagens de filmes, todas com um realismo surpreendente.

Para os apaixonados por automóveis, tem o Hollywood Dream Cars. Em exposição, carros que marcaram a época de ouro do cinema, fabricados entre as décadas de 1920 e 1960. Já o Harley Motor Show conquista os admiradores dessa famosa marca de motocicletas. E ainda tem os ingressos do Selfie Gramado e do Jardim do Amor.

Os museus do Grupo Dreams ficam abertos diariamente, das 8h às 18h30. E você pode adquirir os ingressos online, acessando este link.

Bustour

Gostou? Então vamos te dar mais uma dica. Você pode conferir todas essas atrações e muitas outras adquirindo o ticket do Bustour. Ele passa por mais de 40 pontos turísticos de Gramado e Canela. Você pode descer nas paradas que desejar e retornar ao ônibus nos horários de paradas quantas vezes você desejar. Você pode adquirir o ticket online, basta acessar este site e seguir os passos, rápido e muito fácil!

Esperamos que nossas dicas tenham ajudado você a definir o que fazer no inverno em Gramado. Agora é só comprar as passagens e planejar sua visita! Obrigado pela companhia e até mais.