Pórtico de Gramado

Roteiro de dois dias em Gramado

Você é daquelas pessoas que nunca têm muito tempo de folga? Então acompanhe as dicas de hoje. Vamos sugerir um roteiro para dois dias em Gramado. Isso mesmo! Em um único fim de semana da pra conhecer algumas das belezas da Serra Gaúcha.

Dica: Guia completo sobre Gramado: tudo que você precisa saber!

Reunimos algumas das atrações imperdíveis na Região das Hortênsias e, de quebra, montamos um trajeto para otimizar o seu tempo. Siga conosco e prepare-se para viver momentos inesquecíveis.

Roteiro de fim de semana: manhã de sábado em Gramado

Roteiro de fim de semana em Gramado
Casa do Colono na Praça das Etnias em Gramado

Muitos pontos turísticos de Gramado ficam na zona central da cidade. A dica é acordar cedo e começar o passeio pela Praça das Etnias, ao lado da rodoviária. O local presta homenagem aos imigrantes europeus que colonizaram a região. Aproveite para experimentar as geleias, os salames e os pães caseiros à venda!

  • Endereço: Av. Borges de Medeiros, 1848, Centro – Gramado-RS
  • Horário da Casa do Colono: Das 9h às 18h30

Atravessando a avenida, você chega à Rua Emílio Sorgetz, conhecida como Rua Torta. A via pública, com curvas sinuosas e canteiros de flores, atrai turistas do Brasil todo em busca de uma selfie.

Dica: Guia completo sobre Gramado: tudo que você precisa saber!

Siga pela Av. Borges de Medeiros e você logo estará na Igreja Matriz São Pedro. A construção, toda em blocos de pedra, impressiona pela imponência. Para se ter uma ideia, a torre atinge 44 metros de altura!

  • Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2659, Centro – Gramado-RS
  • Horário da missa de sábado: 18h

Do ladinho da igreja de pedra fica a Fonte do Amor Eterno. Esse é o monumento dos casais apaixonados. Que tal cumprir o ritual? Pendure um cadeado na fonte e jogue a chave dentro da água para perpetuar o seu sentimento.

Dica: Gramado para casal: roteiros para fazer a dois

  • Endereço: Rua Ângelo Bisol, 250, Centro – Gramado-RS

Mais uns passos e chegamos ao Palácio dos Festivais, onde ocorrem as mostras cinematográficas. Busque o nome de seu artista favorito no Caminho das Estrelas, a Calçada da Fama de Gramado. Em seguida, suba até o museu, no segundo andar do prédio, para descobrir um pouco mais sobre a história do Festival Internacional de Cinema.

  • Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2697 – Gramado-RS
  • Horário: Das 10h às 18h

A célebre Rua Coberta (oficialmente, Rua Madre Verônica) fica ali em frente. Como a circulação é exclusiva para pedestres, você vai se sentir num shopping ao ar livre. Tem lojas, restaurantes e até apresentações musicais em algumas datas.

O centro de Gramado também conta com várias opções para o almoço. Não deixe de saborear a gastronomia típica, baseada nas culinárias alemã e italiana. E guarde um espacinho para a sobremesa. Há diversas lojas de chocolate na Borges de Medeiros, todas com degustação. Nham!

Dica: Restaurantes em Gramado: confira os melhores

Passeios para a tarde de sábado em Gramado

Roteiro de fim de semana em Gramado
Lago Negro em Gramado

E o que fazer em Gramado à tarde? Aqui vão duas opções de passeio para toda a família.

Dica: Viagem em família: Saiba o que fazer em Gramado

O primeiro é o Mini Mundo. O parque reproduz cenários famosos, da Igreja de São Francisco de Assis (Ouro Preto-MG) ao Castelo de Lichtenstein (Alemanha), tudo em miniatura. Uma graça!

  • Endereço: Rua Horácio Cardoso, 291, Bairro Planalto – Gramado-RS
  • Horário: Das 9h às 17h

Já o Lago Negro é o grande cartão-postal gramadense. Além de admirar a paisagem belíssima, vale a pena dar uma volta de pedalinho.

  • Endereço: Rua. J. Renner, s/n, Bairro Lago Negro – Gramado-RS
  • Horário de aluguel dos pedalinhos: Das 8h30 às 18h

A sugestão de janta para a primeira noite é o Restaurante Malbek. A casa serve a tradicional sequência de fondue: queijo, carne e chocolate. É de babar!

  • Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2101, Centro – Gramado-RS
  • Horário de funcionamento: Das 11h30 às 23h30
  • Reservas: Clique aqui

Serra Gaúcha num domingo de manhã: dica de passeio

Bustour - Gramado e Canela
Passeio de Bustour

Bem, mas nosso roteiro de fim de semana em Gramado está apenas na metade. Ainda resta bastante tempo para explorar os recantos da Região das Hortênsias. E tem um jeito superprático de ver tudo o que interessa em poucas horas.

Estamos falando do Bustour. Os passageiros embarcam num ônibus de dois andares e percorrem mais de 30 pontos turísticos em Gramado e Canela. Gravações em áudio narram informações sobre cada atração.

Dica: City Tour Bustour: tudo que você precisa saber para aproveitar

O sistema é hop-on, hop-off. Isso significa que você pode embarcar e desembarcar quantas vezes quiser!

Veja como é simples. Primeiro, adquira seu ticket para um dia de Bustour. Depois, pegue o ônibus em qualquer uma das paradas e siga até o Parque do Caracol, em Canela. É hora de descer.

A Cascata do Caracol é a grande vedete. Trata-se de uma queda d’água de 131 metros de altura! Você pode observar o cartão-postal a partir de um mirante ou, então, subir até o observatório ecológico, um elevador panorâmico com vista de 360 graus. Se sobrar energia, ainda dá tempo de percorrer as trilhas do parque.

  • Endereço: Rodovia RS 466, km 0, s/n, Caracol – Canela-RS
  • Horário: Das 9h às 17h30

Continuando, volte à parada de ônibus e aguarde o próximo veículo do BusTour passar. Seu ticket continuará válido até o fim do dia.

Um ótimo local para o almoço é a Estação Campos de Canella. Essa antiga estação férrea foi restaurada, dando espaço a um complexo com quiosques, lojas e restaurantes. Há opções para todos os paladares.

Endereço: Largo Benito Urbani, 77, Centro – Canela-RS

Dica: Roteiro de 7 dias em Gramado

Terminando o roteiro de fim de semana em Gramado

Roteiro de fim de semana em Gramado
Centro de Gramado

Lembre-se que você ainda pode circular por Gramado e Canela com o Bustour. As paradas ficam ao gosto do freguês, mas precisamos registrar alguns programas super legais.

Um deles é o Space Adventure NASA, cheio de máquinas que funcionam com a força da água. Tem relógio que apita de hora em hora, mini fábrica de erva-mate e até um trenzinho para passear. As crianças adoram!

Endereço: Av. Don Luiz Guanella, 1247, Bairro Carniel – Canela/RS

Horário: Das 9h às 17h

Ainda, confira o pôr do sol no Mirante do Belvedere. O lugar permite admirar toda a extensão do Vale do Quilombo, com colinas a perder de vista. Um verdadeiro espetáculo da natureza!

Dica: Terceira idade em Gramado: melhores atrações

  • Endereço: Av. das Hortênsias, 2536, Vila Suíça – Gramado-RS

E, para encerrar o roteiro de viagem em Gramado, a janta tem que ser na Héctor Pizzaria Temática. Deliciosas pizzas tradicionais e exóticas. A hector é uma escola de magia onde estuda Hector, o mago dragão. Você vai conhecer os duendes e elfos que trabalham por todos os cantos e terá a oportunidade de viver uma experiência mágica no refeitório da escola.

Dica: Gramado com crianças: melhores atrações para conhecer

Endereço: Av. Borges de Medeiros, 1791, Centro – Gramado-RS

Horário de funcionamento: Diariamente (exceto dias 24 e 31/12) – das 17h às 23h.

Estas foram nossas dicas do que fazer em Gramado num fim de semana. Viu como dá para viver uma experiência única mesmo com um cronograma apertado? Se você curtiu as sugestões e quer saber mais sobre a Serra Gaúcha, continue de olho nas novidades de nosso blog. Até a próxima!