Atrações culturais, lojas e restaurantes são apenas alguns dos atrativos da Serra Gaúcha. Se você ainda não sabe o que fazer em Gramado, prepare-se! As dicas a seguir prometem agradar a todos os gostos.
O que fazer em Gramado: pontos turísticos imperdíveis
Cidade turística sempre tem aquelas paradas obrigatórias, e não seria diferente com Gramado-RS. O roteiro reúne atividades para visitantes de todas as idades. Dá para curtir um passeio em família ou, então, aproveitar o clima num jantar romântico. Veja só.
Lago Negro
Esse é um dos cartões postais da região e encanta a qualquer época do ano. Durante o verão, as hortênsias floridas adornam as margens do lago. No inverno, a neblina cria uma atmosfera cinematográfica para a paisagem. Imagine que lindas vão ficar as suas fotos!
Se você estiver com crianças, não pode faltar uma volta de pedalinho pelo Lago Negro de Gramado. O aluguel das embarcações pode ser feito diariamente.
Rua Coberta
A Rua Madre Verônica, mais conhecida como Rua Coberta de Gramado, fica num ponto central da cidade. Por lá, a pedida é passear pelos restaurantes e pelas lojinhas.
O telhado é adornado por plantas, protegendo os turistas tanto da chuva quanto do sol quente. Se estiver frio, também não tem problema, pois os comerciantes espalham aquecedores pelo local.
A dica é sentar por ali para saborear um chocolate quente ou um bom vinho. Você também pode conferir os diversos eventos que acontecem no espaço, desde apresentações de orquestra até o tapete vermelho do Festival de Cinema de Gramado.
Palácio dos Festivais
Aliás, é só atravessar a rua e você já está no Palácio dos Festivais, lugar onde acontecem as mostras competitivas do evento.
Dica: Guia completo sobre Gramado: tudo que você precisa saber!
O prédio concentra, ainda, o Museu do Festival. Você vai conhecer um pouco mais da história desse que é um dos maiores expoentes da cultura brasileira. De quebra, é possível conferir o Caminho das Estrelas, uma espécie de Calçada da Fama onde estão gravadas as mãos e as assinaturas de grandes personalidades da TV e do cinema.
Igreja Matriz São Pedro
Outra dica de onde ir em Gramado é a famosa “igreja de pedra”, localizada bem ao lado do Palácio dos Festivais. O templo em homenagem a São Pedro é reconhecido nacionalmente pela arquitetura característica. Enquadrar a torre de 44 metros de altura na foto pode ser desafiador, mas renderá uma lembrança linda da cidade.
Durante as festividades natalinas, a igreja recebe uma iluminação especial. A missa do galo costuma atrair fiéis de várias partes do Brasil! Já no Réveillon, a praça em frente ao templo se torna um ponto ideal para observar a queima de fogos.
Casamento dos Sonhos em Gramado – Igreja do Elvis
E que tal aproveitar o clima romântico da Serra Gaúcha para casar? Isso é possível no espaço Casamento dos Sonhos, inspirado nas capelas de Las Vegas.
A dinâmica funciona tal qual na terra dos cassinos. A celebração conta, inclusive, com um cover de Elvis Presley.
Dica: Gramado para casal: roteiros para fazer a dois
A igreja do Elvis de Gramado funciona todos os dias, das 9h às 21h, e tem capacidade para celebrar até cem cerimônias por dia. É que a ideia é fazer um “casamento-relâmpago”, sem tanta pompa quanto nas festas tradicionais. Os pacotes são vendidos pelas próprias agências de turismo do município.
Bustour
Agora, caso você queira conhecer o máximo dos pontos turísticos de Gramado em pouco tempo, nada como uma voltinha de ônibus. A rota Bustour passa por 40 locais de parada entre Gramado e Canela. São diversos horários de saída, a partir das 9h.
Dica: O que fazer em Gramado para viver momentos inesquecíveis?
Quem embarca nesse veículo de dois andares tem uma visão privilegiada da Região das Hortênsias. Além disso, o ticket dá direito a benefícios em lojas e parques temáticos.
O que fazer em Gramado: roteiros gastronômicos
Depois de tanto bater perna, chega a hora de saciar o apetite, né? Pois as opções de cardápio também vão lhe surpreender. Confira algumas ideias de onde comer em Gramado.
Noite Suíça
Diversos restaurantes em Gramado oferecem a sequência de fondue. Esse prato tipicamente suíço combina bastante com as noites frias de inverno.
Primeiro, vem a fondue de queijo, seguida do prato de carnes e finalizando com fondue de chocolate. Você vai saboreando cada pedacinho aos poucos e, quando vê, experimentou dezenas de sabores inusitados (e deliciosos). Ótimo programa para casais.
Noite Italiana
Vale lembrar que o município serrano foi colonizado por italianos e alemães, então algumas tradições permanecem vivas até hoje. No que diz respeito à cozinha típica, os visitantes encontram massas, pizzas e outras iguarias de dar água na boca.
Restaurantes como a Cantina Pastasciutt são alguns dos mais famosos de Gramado. O bom é que a maioria deles se concentra em áreas de fácil localização, como a Av. Borges de Medeiros e a Av. das Hortênsias. Gosta de noites animadas e cheias de diversão, então não deixe de fora a Noite Italiana.
Jantar alemão
Se você prefere experimentar sabores desse outro país, uma sugestão é a Noite Alemã de Nova Petrópolis. A cidade fica coladinha a Gramado, são apenas 40km de distância!
A animação fica por conta das bandinhas típicas. É um clima de eterna Oktoberfest!
Hard Rock Cafe Gramado
A famosa franquia chegou à Serra Gaúcha para preencher o seu passeio com muito rock’n’roll. A decoração conta com verdadeiras relíquias da música, de guitarras usadas por Carlos Santana e Keith Richards a acessórios que compuseram o figurino de Elton John e Michael Jackson. Apresentações de bandas também são comuns por lá.
No cardápio, pratos que remetem à culinária norte-americana. Tem hambúrguer, costelinha de porco e ótimos milk-shakes.
Claro que essas são apenas algumas recomendações do que fazer em Gramado. A cidade tem tanta atração boa que fica difícil reunir tudo num único post.
Quer saber mais dicas para completar o seu passeio? Então continue de olho no nosso blog! Sempre traremos novidades para você se encantar ainda mais com a Serra Gaúcha. Até mais!
Precisa de ajuda com o roteiro? Deixa que a gente tem ótimas dicas! Chama no nosso WhatsApp.