O que fazer em Gramado para viver momentos inesquecíveis?

Atrações culturais, lojas e restaurantes são apenas alguns dos atrativos da Serra Gaúcha. Se você ainda não sabe o que fazer em Gramado, prepare-se! As dicas a seguir prometem agradar a todos os gostos.

O que fazer em Gramado: pontos turísticos imperdíveis

Cidade turística sempre tem aquelas paradas obrigatórias, e não seria diferente com Gramado-RS. O roteiro reúne atividades para visitantes de todas as idades. Dá para curtir um passeio em família ou, então, aproveitar o clima num jantar romântico. Veja só.

Lago Negro

Lago Negro Gramado
Lago Negro – Gramado RS

Esse é um dos cartões postais da região e encanta a qualquer época do ano. Durante o verão, as hortênsias floridas adornam as margens do lago. No inverno, a neblina cria uma atmosfera cinematográfica para a paisagem. Imagine que lindas vão ficar as suas fotos!

Dica: Viagem em grupo para Gramado: 7 motivos para fazer

Se você estiver com crianças, não pode faltar uma volta de pedalinho pelo Lago Negro de Gramado. O aluguel das embarcações pode ser feito diariamente.

Rua Coberta

Rua Coberta - Gramado
Rua Coberta – Gramado – RS

A Rua Madre Verônica, mais conhecida como Rua Coberta de Gramado, fica num ponto central da cidade. Por lá, a pedida é passear pelos restaurantes e pelas lojinhas.

O telhado é adornado por plantas, protegendo os turistas tanto da chuva quanto do sol quente. Se estiver frio, também não tem problema, pois os comerciantes espalham aquecedores pelo local.

A dica é sentar por ali para saborear um chocolate quente ou um bom vinho. Você também pode conferir os diversos eventos que acontecem no espaço, desde apresentações de orquestra até o tapete vermelho do Festival de Cinema de Gramado.

Palácio dos Festivais

Palácio dos Festivais - Gramado
Palácio dos Festivais – Gramado RS – Eu Amo Gramado Oficial

Aliás, é só atravessar a rua e você já está no Palácio dos Festivais, lugar onde acontecem as mostras competitivas do evento.

Dica: Guia completo sobre Gramado: tudo que você precisa saber!

O prédio concentra, ainda, o Museu do Festival. Você vai conhecer um pouco mais da história desse que é um dos maiores expoentes da cultura brasileira. De quebra, é possível conferir o Caminho das Estrelas, uma espécie de Calçada da Fama onde estão gravadas as mãos e as assinaturas de grandes personalidades da TV e do cinema.

Igreja Matriz São Pedro

Igreja de São Pedro - Gramado
Igreja de São Pedro – Gramado – Cleiton Thiele

Outra dica de onde ir em Gramado é a famosa “igreja de pedra”, localizada bem ao lado do Palácio dos Festivais. O templo em homenagem a São Pedro é reconhecido nacionalmente pela arquitetura característica. Enquadrar a torre de 44 metros de altura na foto pode ser desafiador, mas renderá uma lembrança linda da cidade.

Durante as festividades natalinas, a igreja recebe uma iluminação especial. A missa do galo costuma atrair fiéis de várias partes do Brasil! Já no Réveillon, a praça em frente ao templo se torna um ponto ideal para observar a queima de fogos. 

Dica: O que fazer no Natal Luz de Gramado

Casamento dos Sonhos em Gramado – Igreja do Elvis

Igreja do Elvis - Gramado
Igreja do Elvis – Gramado – RS

E que tal aproveitar o clima romântico da Serra Gaúcha para casar? Isso é possível no espaço Casamento dos Sonhos, inspirado nas capelas de Las Vegas.

A dinâmica funciona tal qual na terra dos cassinos. A celebração conta, inclusive, com um cover de Elvis Presley.

Dica: Gramado para casal: roteiros para fazer a dois

A igreja do Elvis de Gramado funciona todos os dias, das 9h às 21h, e tem capacidade para celebrar até cem cerimônias por dia. É que a ideia é fazer um “casamento-relâmpago”, sem tanta pompa quanto nas festas tradicionais. Os pacotes são vendidos pelas próprias agências de turismo do município. 

Bustour

Bustour - Gramado
Bustour – Gramado – RS

Agora, caso você queira conhecer o máximo dos pontos turísticos de Gramado em pouco tempo, nada como uma voltinha de ônibus. A rota Bustour passa por 40 locais de parada entre Gramado e Canela. São diversos horários de saída, a partir das 9h.

Dica: O que fazer em Gramado para viver momentos inesquecíveis?

Quem embarca nesse veículo de dois andares tem uma visão privilegiada da Região das Hortênsias. Além disso, o ticket dá direito a benefícios em lojas e parques temáticos. 

O que fazer em Gramado: roteiros gastronômicos

Depois de tanto bater perna, chega a hora de saciar o apetite, né? Pois as opções de cardápio também vão lhe surpreender. Confira algumas ideias de onde comer em Gramado.

Dica: Restaurantes em Gramado: confira os melhores

Noite Suíça

Noite Suíça - Gramado
Noite Suíça – Gramado – RS

Diversos restaurantes em Gramado oferecem a sequência de fondue. Esse prato tipicamente suíço combina bastante com as noites frias de inverno.

Primeiro, vem a fondue de queijo, seguida do prato de carnes e finalizando com fondue de chocolate. Você vai saboreando cada pedacinho aos poucos e, quando vê, experimentou dezenas de sabores inusitados (e deliciosos). Ótimo programa para casais.

Noite Italiana

Noite Italiana - Gramado
Noite Italiana – Gramado – RS

Vale lembrar que o município serrano foi colonizado por italianos e alemães, então algumas tradições permanecem vivas até hoje. No que diz respeito à cozinha típica, os visitantes encontram massas, pizzas e outras iguarias de dar água na boca. 

Restaurantes como a Cantina Pastasciutt são alguns dos mais famosos de Gramado. O bom é que a maioria deles se concentra em áreas de fácil localização, como a Av. Borges de Medeiros e a Av. das Hortênsias. Gosta de noites animadas e cheias de diversão, então não deixe de fora a Noite Italiana.

Jantar alemão

Jantar alemão - Gramado
Jantar alemão – Gramado – RS

Se você prefere experimentar sabores desse outro país, uma sugestão é a Noite Alemã de Nova Petrópolis. A cidade fica coladinha a Gramado, são apenas 40km de distância!

A animação fica por conta das bandinhas típicas. É um clima de eterna Oktoberfest!

Dica: Carnaval em Gramado: o que fazer

Hard Rock Cafe Gramado

Hard Rock - Gramado
Hard Rock – Gramado – RS

A famosa franquia chegou à Serra Gaúcha para preencher o seu passeio com muito rock’n’roll. A decoração conta com verdadeiras relíquias da música, de guitarras usadas por Carlos Santana e Keith Richards a acessórios que compuseram o figurino de Elton John e Michael Jackson. Apresentações de bandas também são comuns por lá.

No cardápio, pratos que remetem à culinária norte-americana. Tem hambúrguer, costelinha de porco e ótimos milk-shakes.

Claro que essas são apenas algumas recomendações do que fazer em Gramado. A cidade tem tanta atração boa que fica difícil reunir tudo num único post.

Quer saber mais dicas para completar o seu passeio? Então continue de olho no nosso blog! Sempre traremos novidades para você se encantar ainda mais com a Serra Gaúcha. Até mais!


Precisa de ajuda com o roteiro? Deixa que a gente tem ótimas dicas! Chama no nosso WhatsApp.