Terceira idade em Gramado: melhores atrações

Terceira idade em Gramado: melhores atrações

A Serra Gaúcha tem atrações para todos os públicos. Da mesma forma que a região atrai casais apaixonados, ela também oferece programas para crianças e idosos em busca de diversão. Hoje vamos apresentar alguns dos melhores roteiros para a terceira idade em Gramado. Confira nossas sugestões e prepare as malas!

Melhor época para viajar a Gramado

As paisagens da Região das Hortênsias são encantadoras o ano todo. Ou seja: qualquer mês pode render momentos inesquecíveis! Só que a cidade de Gramado-RS costuma registrar temperaturas extremas em algumas épocas, então lembre de levar agasalhos quentinhos e calçados que não deixem passar água.

Dica: Guia completo sobre Gramado: tudo que você precisa saber!

Os meses de março, abril, maio, setembro, outubro e novembro mantêm temperaturas mais amenas, além de serem considerados baixa temporada. Você vai se surpreender com as belezas naturais. No outono, muitas árvores ganham um dourado supercharmoso. Já na primavera, a floração das plantas pinta tons únicos no entorno.

O que fazer em Gramado na terceira idade

Nossas sugestões incluem História, cultura e muita comida boa. Acompanhe.

Lago Negro

Lago Negro Gramado
Lago Negro em Gramado

A primeira parada é um cartão-postal gramadense. O Lago Negro tem esse nome por causa da Floresta Negra, da Alemanha. Vieram de lá as sementes das árvores que adornam a margem do espelho d’água.

Quem tem disposição pode dar uma caminhada pelo lugar ou, ainda, fazer um passeio de pedalinho. O aluguel das embarcações é ali mesmo.

Para os que preferem apenas admirar a paisagem, vale realizar um piquenique ou comprar uma lembrancinha nas redondezas. Sempre tem um artesanato para levar de recordação.

  • Horário dos pedalinhos: Diariamente, das 8h30 às 18h
  • Ingressos: A visitação ao local é gratuita

Bustour

Roteiro de fim de semana em Gramado
Bustour em Gramado e Canela

Uma maneira bem cômoda de conhecer Gramado e Canela é com a linha turística Bustour. O ônibus de dois andares percorre mais de 40 pontos de visitação. Pegue seu casaquinho, suba ao nível superior e veja tudo de um ângulo privilegiado!

Dica: City Tour Bustour: tudo que você precisa saber para aproveitar

Durante o trajeto, uma narração conta curiosidades sobre cada lugar. Se você tiver vontade de esticar a parada, pode descer tranquilamente. O ônibus segue o caminho, mas seu ticket vale para o dia inteiro. É só embarcar no próximo veículo e continuar a rota. Suba e desça quantas vezes quiser para montar o próprio roteiro. 😉

  • Horários: Quinta a terça-feira, das 9h às 18h (horários variam conforme a parada)
  • Ingressos: Compre aqui

Roteiros de Agroturismo

Tour Linha Ávila com Churrasco é uma das opções em Gramado

São quatro roteiros especiais que circulam pelas rotas rurais do município. É possível conversar com os colonos e, claro, experimentar os quitutes produzidos na região.

Dica: Restaurantes em Gramado: confira os melhores

E em todos os passeios há alimentação inclusa, seja churrasco gaúcho, almoço ou café colonial.

  1. Tour Linha Ávila com Churrasco Gaúcho
  2. Tour no Vale com Café Colonial
  3. Tour O Quatrilho com Café Colonial
  4. Tour Raízes Coloniais com Café Colonial

Horários: consulte pelo site

Ingressos: Compre aqui

Vinícola Jolimont

Vinícola Jolimont em Canela

Agora é hora de explorar o interior de Canela, município vizinho a Gramado. É lá que fica a Vinícola Jolimont, umas das primeiras propriedades viticultoras das redondezas.

Fundada por um francês, em 1948, a marca tem até rótulo premiado em festival internacional. O público da terceira idade adora. Afinal, não dizem que vinho faz bem para o coração? Então, nada melhor que experimentar um pouquinho, né?

A imersão pela Jolimont inclui uma breve aula sobre o processo de fabricação da bebida. Depois, tem prova de produtos, entre vinhos e espumantes.

Leia também: Vindima: como aproveitar a colheita das uvas na Serra Gaúcha

  • Horários: Diariamente, das 9h às 17h (duração aproximada de uma hora)
  • Ingressos: Compre aqui

Tour Uva e Vinho e Trem Maria Fumaça

Trem Maria Fumaça

E que tal encerrar sua estada na Serra Gaúcha com um passeio de trem? A Maria Fumaça circula por Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, três cidades que também cultivam as tradições da imigração europeia. Quem se hospeda em Gramado ou Canela pode pegar um transfer até lá.

A locomotiva se desloca num ritmo calmo, dando oportunidade para os passageiros admirarem as paisagens bucólicas. Para completar, as paradas nas estações proporcionam ótimos momentos de confraternização.

Dica: Guia completo sobre o passeio da Maria Fumaça

O tour ainda reserva outras experiências, como as visitas à Vinícola Aurora e ao Parque Epopeia Italiana. Nele, você conhece cenários surpreendentes, incluindo a réplica de um navio que transportou os primeiros imigrantes até o Rio Grande do Sul. Quanta emoção!

Por fim, tem passagem pela Malharia G´Dom e pelo showroom da Tramontina. É a chance de adquirir produtos de qualidade a preço de fábrica.

  • Horários: Domingos, quartas, sextas, sábados e domingos (duração aproximada de 12 horas)
  • Ingressos: Compre aqui

Viu como não tem idade para conhecer Gramado-RS? Esperamos que as dicas de hoje sejam úteis para você viver histórias inesquecíveis. Se quiser mais informações sobre a Serra Gaúcha, siga de olho no nosso blog. Até a próxima!