Uma viagem também é feita de sabores. O que experimentar em Gramado e Canela?

Degustações de vinhos, chocolates, cervejas e até azeites. Vem com a gente, vamos contar tudo para você.

Você já se perguntou como é experimentar novos sabores e explorar os diversos aromas que um destino tem a oferecer? As degustações são experiências sensoriais que levam a descobrir um mundo de sabores. 

Neste post, mergulharemos no universo das degustações, explorando os segredos por trás dessa arte, as técnicas utilizadas pelos especialistas e os benefícios de apreciar gostos e texturas. Prepare-se para despertar seus sentidos e embarcar em uma jornada gustativa inesquecível!

Chocolates artesanais de Gramado

Na Capital Nacional do Chocolate, é óbvio quem degustações desta iguaria admirada no mundo todo. E essa é uma experiência verdadeiramente deliciosa e envolvente. Ao mergulhar no mundo dos chocolates finos, você é agraciado com uma ampla gama de aromas e sabores que despertam os sentidos. 

O que levar na mala para Gramado? Clica aqui e saiba mais!

Desde os chocolates amargos e intensos até os mais suaves e cremosos, cada pedaço revela um universo de nuances e texturas. Através da degustação, pode-se explorar a origem do cacau, a torra dos grãos e as técnicas de produção que contribuem para a criação de verdadeiras obras de arte gustativas. Uma experiência única que nos convida a apreciar cada mordida com toda a atenção e prazer que esse tesouro gastronômico merece. Conheça a Degustação da Prawer Chocolates, a pioneira de Gramado.

Sala de degustação da Chocolates Prawer leva uma experiência sensorial

Os vinhos da Serra Gaúcha

A degustação de vinhos é uma jornada sensorial fascinante que transporta para os vinhedos mais exuberantes do mundo. Mas bem aqui na Serra Gaúcha temos vinícolas premiadas internacionalmente e que produzem vinhos e espumantes de tirar o chapéu. 

Como é o Festival de Gastronomia de Gramado?

Ao contemplar a taça, você é seduzido por suas cores vibrantes e brilhantes, que revelam a intensidade e a idade da bebida. Ao girar o líquido suavemente e levar o aroma à narina, é envolvido por notas complexas de frutas, especiarias e carvalho. Por fim, ao saborear o vinho, as papilas gustativas são presenteadas com uma sinfonia de sabores, que variam de notas frutadas a toques de terra e taninos suaves. A degustação de vinhos permite apreciar a história e o cuidado envolvidos em cada garrafa, tornando-se uma experiência prazerosa e enriquecedora para os amantes desta nobre bebida.

Apresentamos a você a degustação da Vinícola Jolimont em Canela e o Tour Gran Reserva, na região do Vale do Vinhedos (Garibaldi e Bento Gonçalves). Seja qual for sua escolha, certamente será inesquecível.

Vinícolas da Serra Gaúcha são premiadas internacionalmente

Cervejas para todos os gostos

Nem só de vinho vive a Serra Gaúcha. Por aqui também há cervejarias artesanais premiadas. A degustação de cerveja é uma jornada sensorial que leva a explorar as nuances e complexidades dessa adorada bebida. Ao servir a cerveja em um copo apropriado, você aprecia sua coloração vívida e espuma cremosa, que despertam a curiosidade. Ao cheirar profundamente, é envolvido por notas frutadas e florais até toques de malte e lúpulo.

O que fazer em Gramado quando está chovendo?

Por fim, ao dar o primeiro gole, vem uma explosão de sabores com uma combinação única, que vão desde o amargor equilibrado até a doçura maltada. A degustação de cerveja nos permite descobrir diferentes estilos, entender a influência dos ingredientes e apreciar a maestria dos cervejeiros, tornando-se uma experiência prazerosa e enriquecedora para os amantes dessa bebida milenar.

Temos duas sugestões para você curtir por aqui. A primeira é a experiência da Degustação na Cervejaria Farol, em Canela. Ela foi a primeira da região. Agora se você quer um passeio mais completo, visitando 3 cervejarias, então o Bus Bier Tour é a dica. E aí qual seu preferido?

Bus Bier Tour leva em três cervejarias com degustação inclusa em todas

Como assim, provar azeite?

Ok, no Brasil ainda não é muito difundido experimentar e degustar azeites. Porém na Europa essa linha de degustações é bastante tradicional. Em Gramado no parque Olivas, além de visitar toda a estrutura do local, você ainda pode se inscrever para degustação dos azeites produzidos por eles – alguns já premiados em concursos.

Transfer para Gramado e Canela, qual escolher?

A degustação de azeites é uma imersão fascinante no mundo dos sabores e aromas refinados. Ao contemplar a tonalidade dourada ou verde-esmeralda do azeite, você é atraído pela promessa de um sabor excepcional. E ao provar o azeite um misto de sensações toma conta da boca, doçura sutil até a picância intensa. A degustação de azeites convida a explorar a origem das azeitonas, o processo de extração e a qualidade de cada variedade.

Parque Olivas de Gramado produz seu próprio azeite

Através das degustações, somos convidados a despertar nossos sentidos e mergulhar em experiências gastronômicas únicas. Seja explorando os sabores do chocolate, os aromas do vinho, as nuances do azeite ou a complexidade da cerveja, cada degustação proporciona a oportunidade de apreciar e compreender os detalhes que tornam esses alimentos e bebidas verdadeiras obras de arte. Ao adotar uma abordagem consciente e curiosa, amplia-se o paladar e o conhecimento, descobrindo um mundo de prazeres sensoriais. 

Imaginava que poderia viver tantas experiências sensoriais na Serra Gaúcha? 

Até a próxima! 🫒🍷🍫🍺