Melhores restaurantes em Gramado

Restaurantes em Gramado: confira os melhores

A Serra Gaúcha é o lugar certo para quem gosta de comer bem. Por aqui, você encontra opções variadas, que vão das receitas italianas tradicionais à mais requintada cozinha contemporânea. Quer encontrar o cardápio que tem a sua cara? Então confira nossa lista com os melhores restaurantes de Gramado e Canela para planejar a viagem!

Dica: Guia completo sobre Gramado: tudo que você precisa saber!

17 restaurantes imperdíveis em Gramado e Canela

Abaixo, selecionamos casas que representam muito bem a diversidade gastronômica da Região das Hortênsias. Além de pratos deliciosos, você vai se encantar com o atendimento de altíssima qualidade. Qualquer que seja a sua escolha, a garantia é de uma experiência sem igual. Acompanhe.

1. Cantina Linha Bella

Cantina Linha Bella em Gramado

As marcas da imigração italiana estão presentes por todos os cantos de Gramado. Na Cantina Linha Bella, elas são visíveis já na decoração do espaço. O salão lembra os antigos porões onde as famílias realizavam seus banquetes.

A mesa farta traz queijos, salames e uma série de pratos quentes – que se mantêm aquecidos no fogão a lenha, como a nonna fazia. Ah, e guarde um lugar na barriga para a sobremesa. Gringo também adora um doce caseiro!

A visitação para o almoço ocorre às segundas, quartas e sextas-feiras. Ela faz parte de um tour que inclui visita a vinícolas da região.

Às quintas-feiras, a pedida é a Noite Italiana, um jantar temático com direito a show. Os artistas cantam músicas tradicionais e encenam, com bom humor, histórias de uma típica família dos imigrantes.

  • Endereço: Estrada para Linha Bonita, 4250 – Gramado/RS
  • Ingressos para Tour Linha Bella (almoço): Compre aqui
  • Ingressos para Noite Italiana (jantar + show): Clique aqui

2. Churrascaria Garfo & Bombacha

Churrascaria Garfo e Bombacha em Canela

Quem passa pelo Rio Grande do Sul PRE-CI-SA experimentar o churrasco. Nenhuma viagem por terras gaúchas está completa sem esse rodízio praticamente infinito de carnes.

O carro-chefe da Garfo & Bombacha é o célebre costelão 12 horas. Sim, a carne tem esse nome porque fica 12 horas assando na brasa até atingir um sabor inconfundível.

A decoração da casa faz alusão ao galpão crioulo, construção característica das estâncias no interior do Estado. Para completar a experiência campeira, tem apresentação de danças folclóricas. A Noite Gaúcha acontece às terças, quintas-feiras e sábados

  • Endereço: RS-466, km 2, Caracol – Canela/RS
  • Ingressos para a Noite Gaúcha: Compre aqui

3. Malbec

Sequência de Fondue em Gramado

O Malbec entra na nossa lista de melhores restaurantes de Gramado devido à sequência de fondue. Essa iguaria de origem suíça virou febre na Serra Gaúcha, rendendo ótimos jantares a dois.

Dica: Gramado para casal: roteiros para fazer a dois

Funciona assim. Primeiro vem a fondue de queijo, com pão e batata cozida para abrir o apetite. Em seguida, vem a fondue de carne preparada na pedra, acompanhada de deliciosos molhos. Por fim, a fondue de chocolate faz as vezes de sobremesa: são frutas embebidas numa calda quente de dar água na boca. É para comer sem pressa, saboreando cada pedacinho.

  • Endereço: Rua Borges de Medeiros, 2101, Centro – Gramado/RS
  • Horário: Diariamente, das 11h30 às 23h30
  • Reservas para a sequência de fondue (jantar): Clique aqui

4. Famiglia Guimarães

Restaurante Famiglia Guimarães em Gramado

Um autêntico cardápio italiano, com ingredientes frescos e receitas produzidas no local. Essa é a proposta do restaurante Famiglia Guimarães, que alia a simplicidade da comida caseira ao requinte da alta gastronomia.

O menu é composto por lasanhas, canelones e risotos de vários sabores. Também tem novidades, como o perfil de cordeiro à moda do chef e o filé ao vinho do porto

Quem assina todas essas maravilhas é Guimarães Nascimento. O gaúcho começou a trabalhar com cozinha em 1982. Depois de percorrer vários estados brasileiros, foi em Gramado que ele realizou o sonho de ter um restaurante próprio.

  • Endereço: Rua Wilma Dinnebier, 91, bairro Belvedere – Gramado/RS
  • Horário: Diariamente, das 11h30 às 15h30 e das 19h às 23h

5. Bêrga Môtta

Restaurante Bêrga Motta em Canela/RS
Bêrga Motta em Canela

O nome desse restaurante vem de “bergamota”, maneira como os gaúchos se referem à tangerina/mexerica. O conceito é inspirado na Comfort Food, isto é, no resgate de sabores familiares. Para tanto, a equipe utiliza insumos orgânicos e regionais.

Tamanho cuidado resulta em um buffet para lá de especial. Da moranga caramelada ao frango assado com cerveja preta, passando pela polenta cremosa e pelo tortéi caseiro, cada opção aguça memórias afetivas.

Os almoços são servidos aos sábados, domingos e feriados. O mais charmoso é que o empreendimento fica dentro de um ecoparque. São 20 hectares de Mata Atlântica banhada por riachos e cachoeiras. Que tal uma trilha depois da refeição?

  • Endereço: Estrada Professora Elvira A. Benetti, km 05, Vale do Quilombo – Canela/RS
  • Horário: Sábados, domingos e feriados, das 12h às 15h

6. Restaurante Höppner

Restaurante Höppner em Gramado

Este estabelecimento ganhou o selo Travelers’ Choice do TripAdvisor na categoria Melhores Restaurantes Sofisticados da América do Sul. Não é à toa que o Höppner entrou no nosso rol de restaurantes imperdíveis em Gramado.

O ambiente, decorado com esmero, cria a atmosfera ideal para o seu deleite. Vale a pena experimentar o chá da tarde, servido das 16h às 18h, ao estilo inglês. Os doces e salgados são elaborados artesanalmente – lindos e saborosíssimos!

Para almoço e jantar, o cardápio é à la carte. Se preferir, você pode conhecer a Experiência Alemã, uma refeição em quatro cursos inspirada no melhor da culinária germânica.

  • Endereço: Rua Pedro Candiago, 364, bairro Planalto – Gramado/RS
  • Horário: Diariamente, das 12h às 23h

7. Galeto Mamma Mia

Restaurante Galeto Mamma Mia em Gramado

Simplesmente, um dos principais nomes da gastronomia na Serra Gaúcha. A galeteria Mamma Mia está em operação desde 1985 e possui diversas unidades no Rio Grande do Sul. Porém, a matriz de Gramado continua sendo o endereço queridinho dos turistas.

O prato principal é o galeto al primo canto, que consiste em pedaços de frango assados no espeto. Acompanham polenta, sopa de capeletti e salada de radicci com bacon, entre outros quitutes. Destaque para as massas italianas com cinco opções de molhos. Tem para todos os gostos!

  • Endereço: Av. das Hortênsias, 3400, Centro – Gramado/RS
  • Horário: Segunda a sexta-feira, das 11h30 às 15h30 e das 19h às 23h30. Sábados, domingos e feriados das 11h30 às 16h e das 19h às 23h30

8. Hector – Pizzaria temática

Hector – Pizzaria temática em Gramado

A mais nova sensação de Gramado, a pizzaria Hector recria o ambiente fantástico e cheio de mistério de uma escola de magia. Com direito a elfos, dragões e duendes, o espaço foi decorado com inspiração nos parques temáticos da Disney.

Entre poções mágicas e elixires, os discos de sabor — como são chamadas as pizzas por lá — fazem sucesso! São mais de 80 deliciosos sabores entre doces e salgados. A Hector ainda conta com um espaço kids, ideal para diversão da garotada!

Dica: Gramado com crianças: melhores atrações para conhecer

  • Endereço: Av. Borges de Medeiros, 1791, Centro – Gramado/RS

Gostou das dicas de restaurante em Gramado e Canela? Esperamos que o conteúdo de hoje seja útil para tornar sua viagem inesquecível. Continue de olho em nosso blog para saber mais sobre a Região das Hortênsias. Até a próxima!

9. Hard Rock Café

Hard Hock Café em Gramado

A lendária marca, que está presente no mundo inteiro, também conta com essa unidade no Sul do país. O Hard Rock é uma mistura de bar, casa de shows e museu do entretenimento. As paredes ostentam itens raros do mundo da música, como uma guitarra de Keith Richards e peças do vestuário de Michael Jackson e Elton John.

No cardápio, marcas da cozinha estadunidense. Experimente o Legendary Burguer!

As jantas mais animadas são às quartas-feiras. É nessa data que o estabelecimento recebe o já tradicional show cover de Elvis Presley.

  • Endereço: Rua Wilma Dinnebier, 180, Centro – Gramado/RS
  • Horário: Diariamente, das 12h às 23h (até 0h em sextas e sábados)
  • Ingressos para janta com show cover de Elvis: Clique aqui

Dica: Hard Rock Café Gramado: música e boa gastronomia

10. Bela Vista Café Colonial

Bela Vista Café Colonial

Considerado o primeiro café colonial do Brasil, o Bela Vista abriu as portas em 1972. A ideia era preparar receitas que homenageassem os imigrantes europeus da Região das Hortênsias. Tudo, claro, com um toque do paladar brasileiro.

A fórmula se mantém mais ou menos a mesma até hoje. Há mais de 80 delícias à disposição, entre tortas, bolos, cucas, geleias, queijos e carnes. Para beber, vinhos coloniais ou, quem sabe, um chocolate quente beeeeem cremoso. Prepare-se para uma comilança sem moderação!

  • Endereço: Av. das Hortênsias, 3500, bairro Vila Suíça – Gramado/RS
  • Horário: Segunda a sexta-feira, das 11h30 às 23h
  • Sábados e domingos das 10h às 23h

11. San Tao

San Tao em Gramado

Restaurante oriental em Gramado? Sim, temos! A delicada culinária de países como Japão e China ganha espaço nesse ambiente sofisticado.

Guioza, temaki, sushi e sashimi fazem parte da sequência tradicional. Se você preferir, pode pedir uma versão mais incrementada, com ceviche, shimeji e sorvetes exóticos de sobremesa.

Outra opção são os pratos quentes. Inspirados na comida da Tailândia e da Indonésia, eles incitam os sentidos com sabores inusitados. Já imaginou um camarão glaceado na geleia de pimenta? É o inigualável San Thai, uma experiência gastronômica até difícil de descrever.

  • Endereço: Rua Antônio Accorsi, 867, bairro Planalto – Gramado/RS
  • Horário: Segunda a sábado, das 18h às 23h30

12. Kongo Pizzaria

Kongo Pizzaria em Gramado

Pizza de pato ao molho de laranja? De queijo brie com damasco? Pois é: na Kongo, as variedades tradicionais dividem a cena com alternativas diferentonas. O rodízio só para quando você disser “chega”!

Não bastasse o menu surpreendente, a cenografia é uma atração à parte. A pizzaria temática vai fazer você se sentir dentro de uma savana africana. Os sons, a iluminação e as projeções nas paredes colaboram para esse clima de filme da Sessão da Tarde.

Aproveite para conferir o show. Ele acontece em duas sessões, às 20h e às 22h.

  • Endereço: Av. das Hortênsias, 5683, bairro Carniel – Gramado/RS
  • Horário: Diariamente, das 18h às 23h30

13. Taberna MF Resto Beer

Taberna MF Resto Beer em Gramado

Curte cerveja artesanal? Então essa é sua parada obrigatória. Das torneiras do bar, saem mais de 70 tipos diferentes da bebida. Tem Ales, Witbiers e Sours para todos os públicos.

A carta é sazonal e varia conforme a disponibilidade de cada rótulo. As cevas – para ficar no linguajar gaúcho – são locais, o que contribui para valorizar os pequenos produtores.

A taberna é o point certo para um happy hour descontraído em Gramado. Depois de tantas andanças pelos parques da cidade, nada melhor que uma gelada das boas.

  • Endereço: Rua Senador Salgado Filho, 170, bairro Vila Suíça – Gramado/RS
  • Horário: Segunda a sexta-feira, das 18h às 23h30
  • Sábados das 14h às 23h30

14. Cantina de Vícolos

Cantina de Vícolos em Gramado

Se tem um lugar que emana aconchego em cada cantinho, é essa cantina italiana bem no coração de Gramado. O ambiente rústico contrasta com os pratos caprichados do cardápio. 

Você pode combinar a massa de sua escolha (fetuccine, gnocchi, raviolli…) com uma das dezenas de molhos à disposição. Resultado: mais de 260 pratos possíveis! E isso que nem incluímos as carnes e as lasanhas…

As sobremesas são simples e satisfatórias. Sagu com creme, morango com chantili e o tradicionalíssimo tiramisù finalizam, com perfeição, um almoço ou um jantar. 

  • Endereço: Av. das Hortênsias, 1377, Centro – Gramado/RS
  • Horário: Diariamente, das 11h à 0h

15. Cantibello

Restaurante Cantibello em Gramado

Para quem busca um maior contato com a natureza, nossa sugestão é a Cantibello, na zona rural de Gramado. A cantina fica dentro de um antigo paiol. Peculiar, né?

O almoço funciona no esquema de buffet. Os maiores destaques do self service são as massas caseiras e as polentas. Não deixe de provar a com menta e linguiça – vai ser difícil encontrar uma dessas em outro estabelecimento!

Após o almoço, ainda dá para passear pelo sítio. Você vai ter a companhia de criaturinhas bem simpáticas, como patos e ovelhas.

  • Endereço: Estrada Professora Elvira A. Benetti, Linha 28 – Gramado/RS
  • Horário: Sextas, sábados e domingos, das 12h às 15h

16. Trattoria Boniatto

Trattoria Boniatto em Gramado

A lista dos restaurantes imperdíveis de Gramado e Canela não estaria completa sem a Trattoria Boniatto. A revista Sabores do Sul afirma que o restaurante serve a melhor massa da região!

Para tirar a prova, peça a sequência. Você vai degustar nhoque, tortéi, espaguete e lasanha com molhos e recheios incomparáveis. As receitas levam ingredientes frescos e orgânicos, conferindo um sabor ainda mais especial aos pratos.

Toda a operação, do preparo das refeições ao atendimento, é conduzida pela família proprietária. A atmosfera intimista vai bem num programa de casal.

  • Endereço: Rua Leopoldo Rosenfeld, 1054, bairro Planalto – Gramado/RS
  • Horário: Quartas a segundas-feiras, das 19h às 22h

17. Cara de Mau

Pizzria Cara de Mau em Gramado

Para encerrar nosso giro gastronômico pela Serra Gaúcha, indicamos mais uma pizzaria. Já deu para perceber que cada uma delas proporciona experiências distintas, certo?

A Cara de Mau remete aos perigos dos sete mares. O ambiente temático é de piratas – crianças e adultos vão amar!

No rodízio, mais de 80 sabores de pizzas salgadas e doces, além dos apetitosos calzones. Também vale conferir a agenda da casa para saber qual será o show da noite.

  • Endereço: Rua Coronel João Corrêa, 306, bairro Belvedere – Gramado/RS
  • Horário: Diariamente, das 18h30 à 0h

E aí: gostou das dicas de restaurante em Gramado e Canela? Esperamos que o conteúdo de hoje seja útil para tornar seu passeio inesquecível.

Se você quiser saber mais sobre a Região das Hortênsias, continue de olho em nosso blog. Toda semana tem novidades por aqui. Até a próxima!