Uma semana é tempo suficiente para aproveitar os encantos da Serra Gaúcha. As atrações ficam pertinho umas das outras e você também encontra opções seguras de traslado. A seguir, sugerimos um roteiro de 7 dias por Gramado e arredores. Tem programação para todos os gostos. Aproveite!
Dica: Guia completo sobre Gramado: tudo que você precisa saber!
O que fazer em Gramado em uma semana
Vale lembrar que o roteiro abaixo é apenas uma possibilidade. Os atrativos de Gramado são tão variados que não cabem num único post. Ainda assim, tentamos montar um guia prático e eclético. Acompanhe.
1º dia: Bustour em Gramado
A melhor forma de se familiarizar com a Região das Hortênsias é um passeio de ônibus. Porém, não se trata de um coletivo comum. No Bustour, um veículo de dois andares percorre os principais pontos turísticos de Gramado e Canela.
A rota completa dura cerca de duas horas, mas você não precisa fazer tudo numa tacada só. O sistema é hop-on, hop-off. Isso significa que dá para desembarcar e embarcar diversas vezes, utilizando um único ingresso.
Nossa dica para o primeiro momento é aproveitar os cartões-postais gramadenses. O Lago Negro, o Mini Mundo e a Praça das Etnias valem uma parada mais longa. Depois, basta aguardar no ponto de ônibus até que o próximo transporte da linha Bustour chegue. E com o app gratuito do Bustour fica fácil saber os horários e paradas.
Dica: City Tour Bustour: tudo que você precisa saber para aproveitar
2º dia: Bustour em Canela
Os tickets do Bustour de Gramado e Canela valem por um, dois ou três dias de uso. Vamos combinar: se você pretende apenas dar aquela conferida dinâmica na paisagem, uma única voltinha de ônibus está de bom tamanho. Agora, se a ideia é descer nas paradas para conhecer melhor as atrações, vale a pena adquirir os ingresso com validade maior.
Nesse caso, tire o segundo dia para visitar os parques de Canela com mais calma. As crianças se divertem na Terra Mágica Florybal. Para quem gosta de um pouco mais de adrenalina, tem os brinquedos do Alpen Park. Já os amantes da natureza não podem deixar de lado a Cascata do Caracol.
3º dia: Snowland
A Serra Gaúcha tem neve o ano inteiro. Calma, não é nenhum milagre de São Pedro. Estamos falando do Snowland, primeiro complexo indoor com neve de verdade no Brasil.
Dica: Snowland Gramado: Guia completo para você conhecer a neve
Os visitantes recebem emprestadas roupas especiais para enfrentar a temperatura ambiente, que gira em torno de -5°C. Pense numa aventura gelada!
Um dia no parque de neve de Gramado passa voando. Você pode descer a montanha no tubing (uma espécie de boia gigante), testar suas habilidades no simulador de esqui ou arriscar umas deslizadas de patinação no gelo. Para os pequenos, indicamos espaços lúdicos como o Castelinho e a Oficina do Tio Urso.
O Snowland conta com estacionamento e praça de alimentação. Adquira seus ingressos.
4º dia: Tour por Nova Petrópolis – Origens Alemãs
Essa cidade vizinha a Gramado também tem ares de Europa. A colonização alemã deixou marcas na arquitetura, na gastronomia e nos hábitos dos moradores.
A história dos imigrantes é contada no Esculturas Parque Pedras do Silêncio. Por lá, estátuas de pedra representam os costumes do povo local – tudo em meio à bela vegetação nativa. Outras paradas incluem a Praça das Flores e o divertidíssimo Labirinto Verde. Cuidado para não se perder!
O Parque Aldeia do Imigrante é um local para valorizar a história, com sua Vila Germânica. Na Casa Sander, os pomares são um charme e há a degustação dos produtos locais. E no Jardim do Moinho, uma experiência incrível de contato com a natureza sob a sombra de plátanos e ao som de um riacho. Além disso, você irá conhecer o Armazém da Rosa Mosqueta, que oferece produtos desenvolvidos a partir do óleo da flor homônima.
O traslado de ida e volta para quem se hospeda em Gramado ou Canela está incluído no pacote. Faça sua reserva on-line.
5º dia: Tour Uva e Vinho com trem Maria Fumaça e Epopeia Italiana
Muitos turistas dizem que a Serra Gaúcha parece locação de filme. Sendo assim, que tal viver uma história de época? Isso é possível com a Maria Fumaça, um trem que percorre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.
A cada estação, você sente o passado um pouco mais vivo. Tem degustação de vinho, suco e espumante e, claro, muita cantoria para animar os passageiros!
Junto ao passeio de trem, o tour completo engloba visitação a fábricas e lojas. Você vai conhecer de perto o processo de fabricação do vinho (e bebericar uns goles!). Outro ponto alto é o parque temático Epopeia Italiana, que narra a saga dos imigrantes num espetáculo de luz, som e cenários em tamanho real.
Adquira seu pacote on-line. O transporte a partir de Gramado e Canela, ida e volta, está incluído.
6º dia: Museus do Grupo Dreams
De volta às sugestões do que fazer em Gramado e Canela, temos as atrações do Grupo Dreams. Cada complexo apresenta uma proposta diferente.
As crianças adoram o Vale dos Dinossauros, com animais mecatrônicos gigantes. As criaturas chegam a meter medo, de tão realistas!
Falando em realismo, as esculturas do Museu de Cera Dreamland reproduzem, com perfeição, as feições de personagens do entretenimento. O acervo vai de Marilyn Monroe a Shrek.
Para quem curte automóveis antigos, a pedida é o Hollywood Dream Cars. Em exposição, modelos clássicos, como Cadillac e Rolls Royce.
No Super Carros, as estrelas são os muscle cars modernos: Ferrari, Porsche e Lamborghini, entre outros.
O Harley Motor Show se inspira na emblemática marca de motocicletas. É uma mistura de museu e bar com cerca de 30 veículos.
Gosta de selfies e cenários instagramáveis? Então já vai amar visitar o SelfieGramado e o Jardim do Amor. Ambos são perfeitos para os cliques e takes que vão render muitos likes nas suas redes sociais.
Os museus do Grupo Dreams ficam abertos ao público diariamente, consulte os horários. Adquira o passaporte e ganhe desconto para entrar nos sete estabelecimentos. Ele garante desconto nos ingressos, em comparação aos valores individuais de bilheteria.
7º dia: Roteiro de Agroturismo
Para encerrar nosso roteiro de sete dias por Gramado e cidades vizinhas, nada mais adequado que um banquete. No caso, estamos falando dos roteiros rurais do município.
Dica: Restaurantes em Gramado: confira os melhores
São quatro roteiros especiais que circulam pelas rotas rurais do município. É possível conversar com os colonos e, claro, experimentar os quitutes produzidos na região.
E em todos os passeios há alimentação inclusa, seja churrasco gaúcho ou café colonial.
- Tour Linha Ávila com Churrasco Gaúcho
- Tour no Vale com Café Colonial
- Tour O Quatrilho com Café Colonial
- Tour Raízes Coloniais com Café Colonial
Horários: consulte pelo site
Ingressos: Compre aqui
E aí, gostou das dicas? Esperamos que sua estadia em Gramado seja proveitosa. Se você quiser descobrir outros passeios na Região das Hortênsias, siga de olho no nosso blog! Toda semana, trazemos novidades sobre a cultura, a gastronomia e as atrações turísticas da Serra Gaúcha. Até mais!
Tenho Uma dúvida , no lugar da Snowland , o que poderia fazer ? Eu conheço estações de esqui ( não air tenha feito um dia ) ! Minha família moram n Itália e EUA ! Mas Gostaria de conhecer o bar do gelado .
Vale A pena Fazer os dois tours Maria fumaça , e o vinho ? Ou são Os mesmos passeios ? Grata
Ola! Voce pode visitar o Mundo Gelado do Capitão, é bem bacana tambem e é todo de gelo. O Tour Trem e Vinho contempla o passeio de Maria Fumaça, então sao a mesma coisa 🙂
Será que consigo fazer um tour para 4 dias?
Me dêem dicas por favor, para ir com crianças (9 e 12 ano) e também somente casal.
Obrigada