Roteiro de 7 dias em Gramado

Roteiro de 7 dias em Gramado

Uma semana é tempo suficiente para aproveitar os encantos da Serra Gaúcha. As atrações ficam pertinho umas das outras e você também encontra opções seguras de traslado. A seguir, sugerimos um roteiro de 7 dias por Gramado e arredores. Tem programação para todos os gostos. Aproveite!

Dica: Guia completo sobre Gramado: tudo que você precisa saber!

O que fazer em Gramado em uma semana

Vale lembrar que o itinerário abaixo é apenas uma possibilidade. Os atrativos de Gramado são tão variados que não cabem num único post de blog. Ainda assim, tentamos montar um guia prático e eclético. Acompanhe.

1º dia: BusTour em Gramado

BusTour - O que fazer no Carnaval em Gramado
Passeio de Bustour

A melhor forma de se familiarizar com a Região das Hortênsias é um passeio de ônibus. Porém, não se trata de um coletivo comum. No BusTour, um veículo de dois andares percorre os principais pontos turísticos de Gramado e Canela.

A rota completa dura cerca de três horas, mas você não precisa fazer tudo numa tacada só. O sistema é hop-on, hop-off. Isso significa que dá para desembarcar e embarcar diversas vezes, utilizando um único ingresso.

Nossa dica para o primeiro momento é aproveitar os cartões-postais gramadenses. O Lago Negro, o Mini Mundo e a Praça das Etnias valem uma parada mais longa. Depois, basta aguardar no ponto de ônibus até que o próximo transporte da linha BusTour apareça.

Dica: City Tour Bustour: tudo que você precisa saber para aproveitar

2º dia: BusTour em Canela

Parque do Caracol - Canela
Parque do Caracol em Canela

Os tickets do BusTour de Gramado e Canela valem por um, dois ou três dias de uso. Vamos combinar: se você pretende apenas dar aquela conferida dinâmica na paisagem, uma única voltinha de ônibus está de bom tamanho. Agora, se a ideia é descer nas paradas para conhecer melhor as atrações, vale a pena adquirir o ingresso válido por 48 horas.

Nesse caso, tire o segundo dia para visitar os parques de Canela com mais calma. As crianças se divertem na Terra Mágica Florybal. Para quem gosta de um pouco mais de adrenalina, tem os brinquedos do Alpen Park. Já os amantes da natureza não podem deixar de lado a Cascata do Caracol.

Aliás, tem até passeio de helicóptero para ver a queda d’água de um ângulo privilegiado. Já pensou?

3º dia: Snowland

Snowland - Carnaval em Gramado
Snowland em Gramado

A Serra Gaúcha tem neve o ano inteiro. Calma, não é nenhum milagre de São Pedro. Estamos falando do Snowland, primeiro complexo indoor com neve de verdade no Brasil.

Dica: Snowland Gramado: Guia completo para você conhecer a neve

Os visitantes ganham roupas especiais para enfrentar a temperatura ambiente, que gira em torno de -5°C. Pense numa aventura gelada!

Um dia no parque de neve de Gramado passa voando. Você pode descer a montanha no tubing (uma espécie de boia gigante), testar suas habilidades no simulador de esqui ou arriscar umas aulas de patinação no gelo. Para os pequenos, indicamos espaços lúdicos como o Castelinho e a Oficina do Tio Urso.

O Snowland conta com estacionamento e praça de alimentação. Adquira seus ingressos.

4º dia: Tour por Nova Petrópolis

Tour Nova Petrópolis
Tour Nova Petrópolis

Essa cidade vizinha a Gramado também tem ares de Europa. A colonização alemã deixou marcas na arquitetura, na gastronomia e nos hábitos dos moradores.

A história dos imigrantes é contada no Esculturas Parque Pedras do Silêncio. Por lá, estátuas de pedra representam os costumes do povo local – tudo em meio à bela vegetação nativa. Outras paradas incluem a Praça das Flores e o divertidíssimo Labirinto Verde. Cuidado para não se perder!

O tour por Nova Petrópolis prevê, ainda, passagem por lojas de produtos típicos da região, como malhas, couros, chocolate, queijos e vinhos. O traslado de ida e volta para quem se hospeda em Gramado ou Canela está incluído no pacote. Faça sua reserva on-line.

5º dia: Tour Uva e Vinho com trem Maria Fumaça e Epopeia Italiana

Tour Uva e Vinho

Muitos turistas dizem que a Serra Gaúcha parece locação de filme. Sendo assim, que tal viver uma história de época? Isso é possível com a Maria Fumaça, um trem que percorre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.

A cada estação, você sente o passado um pouco mais vivo. Tem degustação de comida típica e, claro, muita cantoria para animar os passageiros!

Dica: Guia completo sobre o passeio da Maria Fumaça

Junto ao passeio de trem, o tour completo engloba visitação a fábricas e lojas. Você vai conhecer de perto o processo de fabricação do vinho (e bebericar uns goles!). Outro ponto alto é o parque temático Epopeia Italiana, que narra a saga dos imigrantes num espetáculo de luz, som e cenários em tamanho real.

Adquira seu pacote on-line. O transporte a partir de Gramado e Canela, ida e volta, está incluído.

6º dia: Museus do Grupo Dreams

Museu de Cera Dreamland em Gramado

De volta às sugestões do que fazer em Gramado e Canela, temos as atrações do Grupo Dreams. Cada complexo apresenta uma proposta diferente.

As crianças adoram o Vale dos Dinossauros, com animais mecatrônicos gigantes. As criaturas chegam a meter medo, de tão realistas!

Falando em realismo, as esculturas do Museu de Cera Dreamland reproduzem, com perfeição, as feições de personagens do entretenimento. O acervo vai de Marilyn Monroe a Shrek.

Para quem curte automóveis antigos, a pedida é o Hollywood Dream Cars. Em exposição, modelos clássicos, como Cadillac e Rolls Royce.

No Super Carros, as estrelas são os muscle cars modernos: Ferrari, Porsche e Lamborghini, entre outros.

Por fim, o Harley Motor Show se inspira na emblemática marca de motocicletas. É uma mistura de museu e bar com cerca de 30 veículos.

Dica: adquira o passaporte para os cinco parques do Grupo Dreams. Ele garante desconto nos ingressos, em comparação aos valores individuais de bilheteria.

7º dia: Tour Linha Bella com almoço italiano

Tour Linha Bella

Para encerrar nosso roteiro de sete dias por Gramado e cidades vizinhas, nada mais adequado que um banquete. No caso, estamos falando do tour pela zona rural do município.

Os passageiros embarcam na charmosa jardineira, um ônibus que lembra os bondes de antigamente. O veículo cruza estradas em meio às florestas de araucárias, fazendo paradas deliciosas.

Dica: Restaurantes em Gramado: confira os melhores

No decorrer do dia, tem visita à vinícola Masotti, ao Velho Casarão e ao Moinho Cavichon, sempre com um quitute para saborear. Em seguida, o almoço na Cantina Linha Bella vai fazer você se sentir numa legítima casa de nonna italiana. Por fim, há o percurso panorâmico pela localidade de Linha Nova, onde nasceu a cidade de Gramado. Garanta seu ingresso.

E aí, gostou das dicas? Esperamos que sua estadia em Gramado seja proveitosa. Se você quiser descobrir outros passeios na Região das Hortênsias, siga de olho no nosso blog! Toda semana, trazemos novidades sobre a cultura, a gastronomia e as atrações turísticas da Serra Gaúcha. Até mais!