Carnaval em Gramado: o que fazer

Alalaôôô! Enquanto algumas pessoas esperam ansiosas por festas, outras querem mais é fugir do agito. Se você se encontra no segundo grupo, a dica é passar o Carnaval em Gramado. Isso mesmo! A Serra Gaúcha oferece opções para um feriadão diferente e inesquecível.

Dica: Guia completo sobre Gramado: tudo que você precisa saber!

Programas para fazer no Carnaval em Gramado

Localizada na Região das Hortênsias, a pouco mais de 100 km de Porto Alegre, a cidade de Gramado/RS é conhecida como um pedacinho de Europa no Brasil. Por aqui, nada de marchinha ou samba enredo. O objetivo é encantar-se com as belas paisagens serranas, saborear a gastronomia típica e aproveitar programas exclusivos.

Bora vivenciar um Carnaval como você nunca viu? Então acompanhe nossa sugestão de roteiro.

Bustour

Passeio de Bustour

Começamos com uma voltinha num ônibus de dois andares. A linha turística percorre mais de 40 pontos de visitação em Gramado e Canela, cidade vizinha. Um monitor acompanha os passageiros para explicar curiosidades de cada local.

Esse é um jeito prático de conhecer várias atrações em poucas horas. E o melhor é que o Bustour funciona no sistema hop-on, hop-off. Você pode desembarcar na parada que quiser, esticar o passeio por ali e, depois, embarcar no próximo veículo que passar.

Leia mais: City Tour Bustour: tudo que você precisa saber para aproveitar 

Suba e desça quantas vezes for necessário. Você paga um único bilhete para rodar o dia inteiro! E através do aplicativo gratuito da pra acompanhar os horários e onde o Bustour está.

  • Horário: De Quinta a Terça-feira, das 9h às 18h. Na alta temporada também às quartas-feiras.
  • Ingressos: Compre aqui

Snowland

Snowland - Carnaval em Gramado
Snowland

Você também pode brincar na neve durante o Carnaval em Gramado! No parque Snowland, o inverno dura o ano inteiro. E nem precisa se preocupar com chuva ou tempo ruim, pois todas as atividades são indoor.

Dentro dos pavilhões, a temperatura gira em torno de -5°C. Claro que os visitantes recebem roupas especiais para enfrentar o frio, né? Aí é possível se esbaldar no esqui, no snowboard e até na pista de patinação no gelo. O complexo ainda conta com área de lazer para crianças, restaurantes e programação de espetáculos.

Dica: Snowland Gramado: Guia completo para você conhecer a neve

  • Horário: De quinta a terça-feira, das 10h às 17h
  • Ingressos: Compre aqui

Tour Vindima

Tour Vindima - Carnaval em Gramado
Tour Vindima

A Serra Gaúcha foi colonizada por imigrantes europeus. Uma das tradições que permanecem até hoje é a vindima, a colheita e pisa da uva para produção de vinhos.

Adivinhe só: a safra coincide com o feriadão de Carnaval! Que tal aproveitar o período para viver uma experiência típica dos colonos italianos? Você vai visitar um parreiral e participar da pisa das uvas. Sim, é aquele método antigo de fabricação de vinho, em que as pessoas pisoteavam as frutas até obter suco. 

Você vai amar essa experiência na Vinícola Jolimont, em Canela. O passeio também inclui degustação de vinhos e espumantes e apresentação de músicas tradicionais.

Leia mais: Vindima: como aproveitar a colheita das uvas na Serra Gaúcha

  • Horário: Diariamente, das 9h30 às 16h30.

Tour Cânion Itaimbezinho

Cânion Itaimbezinho - Carnaval em Gramado

Outra pedida para esta época do ano é o Cânion Itaimbezinho, em Cambará do Sul. A formação rochosa, um dos cartões-postais gaúchos, impressiona pela imponência. São paredões de 720 metros de altura que se abrem em direção ao mar. Um verdadeiro espetáculo da natureza!

A altitude é perfeita para quem gosta de fugir do calorão. Porém, não se engane pelo clima ameno. Aplique protetor solar e leve uma garrafinha d’água para evitar insolação!

Para avistar o cânion, é necessário fazer trilha por dentro da mata (caminho simples, sem obstáculos). A atração fica dentro do Parque Nacional de Aparados da Serra. O tour inclui traslado (ida e volta) a partir de Gramado, ingresso e piquenique.

Dica: Cânion Itaimbezinho: como se preparar para o passeio?

  • Horário: Quartas, sextas e domingos (duração aproximada de 9 horas).
  • Ingressos: Compre aqui

Noite italiana

Noite Italiana

A trilha sonora do Carnaval gramadense é tarantela. Toda quinta-feira, tem jantar com show especial na Cantina Linha Bella, zona rural do município.

Os pratos são servidos em fogão a lenha, como se fazia nas casas dos imigrantes. Já as sobremesas seguem as receitas secretas da nonna italiana. A noite ainda reserva músicas folclóricas e uma encenação teatral para você entrar de vez no clima da colônia.

Dica: Restaurantes em Gramado: confira os melhores

  • Horário: Quintas-feiras (duração aproximada de 3 horas)
  • Ingressos: Compre aqui

Jantar temático na Pizzaria Kongo

Pizzaria Kongo

Nossa sugestão para você encerrar o feriado de Carnaval em Gramado é mergulhar numa atmosfera de encantamento. A pizzaria temática Kongo reproduz uma selva coordenada por criaturas desse mundo fascinante.

Lagartos, gorilas, aves e borboletas completam esse universo paralelo. E, claro, não poderiam faltar as deliciosas pizza. A noite promete diversão para todas as idades. Ahhh e na Kongo tem áera kids!

  • Horário: De Segunda à Quinta-feira (exceto dias 24 e 31/12) – das 18h às 23h30.
  • Ingressos: Compre Aqui

Gostou das dicas? Esperamos que sua viagem a Gramado renda momentos inesquecíveis no próximo feriadão. Venha curtir um Carnaval diferente conosco! E não deixe de acompanhar as novidades de nosso blog para saber mais sobre as maravilhas da Serra Gaúcha. Até breve!