Carnaval em Gramado: o que fazer

Carnaval em Gramado: o que fazer

Alalaô! Enquanto algumas pessoas esperam ansiosas por festas (que no atual momento não nos permite fazer), outras querem mais é fugir do agito. Se você se encontra no segundo grupo, a dica é passar o Carnaval em Gramado. Isso mesmo! A Serra Gaúcha oferece opções para um feriadão diferente e inesquecível.

Dica: Guia completo sobre Gramado: tudo que você precisa saber!

Programas para fazer no Carnaval em Gramado

Localizada na Região das Hortênsias, a pouco mais de 100 km de Porto Alegre, a cidade de Gramado/RS é conhecida como um pedacinho de Europa no Brasil. Por aqui, nada de marchinha ou samba enredo. O objetivo é encantar-se com as belas paisagens serranas, saborear a gastronomia típica e aproveitar programas exclusivos.

Bora vivenciar um Carnaval como você nunca viu? Então acompanhe nossa sugestão de roteiro.

BusTour

BusTour - O que fazer no Carnaval em Gramado
Passeio de Bustour

Começamos com uma voltinha num ônibus de dois andares. A linha turística percorre mais de 40 pontos de visitação em Gramado e Canela, cidade vizinha. Um guia acompanha os passageiros para explicar curiosidades de cada local.

Esse é um jeito prático de conhecer várias atrações em poucas horas. E o melhor é que o BusTour funciona no sistema hop-on, hop-off. Você pode desembarcar na parada que quiser, esticar o passeio por ali e, depois, embarcar no próximo veículo que passar.

Leia mais: City Tour Bustour: tudo que você precisa saber para aproveitar 

Suba e desça quantas vezes for necessário. Você paga um único bilhete para rodar o dia inteiro!

  • Horário: Diariamente, das 8h55 às 19h (horários variam conforme a parada)
  • Ingressos: Compre aqui

Bus Bier Tour – Cervejarias da Serra

Bus Bier Tour - Carnaval em Gramado
Bus Bier Tour

Existe uma rota alternativa para apreciadores de cervejas especiais. Esse ônibus temático leva você a três cervejarias de produção artesanal da Região das Hortênsias.

As paradas são na GramBier e na Rasen Bier, em Gramado, e na Cervejaria do Farol, em Canela. Essa última é famosa pelo farol de 32 metros de altura, de onde é possível avistar outras cidades da Serra, como Caxias do Sul e São Francisco de Paula.

Dica: O que fazer em Gramado para viver momentos inesquecíveis?

Os participantes, além de conhecer o processo de fabricação da cerveja, podem degustar variedades da bebida. Para completar, levam uma caneca de chope personalizada como lembrança.

  • Horário: Terças, quintas e sábados, em horário a combinar (duração aproximada de 5 horas)
  • Ingressos: Compre aqui

Snowland

Snowland - Carnaval em Gramado
Snowland

Você também pode brincar na neve durante o Carnaval em Gramado! No parque Snowland, o inverno dura o ano inteiro. E nem precisa se preocupar com chuva ou tempo ruim, pois todas as atividades são indoor.

Dentro dos pavilhões, a temperatura gira em torno de -5°C. Claro que os visitantes recebem roupas especiais para enfrentar o frio, né? Aí é possível se esbaldar no esqui, no snowboard e até na pista de patinação no gelo. O complexo ainda conta com área de lazer para crianças, restaurantes e programação de espetáculos.

Dica: Snowland Gramado: Guia completo para você conhecer a neve

  • Horário: De quinta a terça-feira, das 10h às 17h
  • Ingressos: Compre aqui

Tour Vindima

Tour Vindima - Carnaval em Gramado
Tour Vindima

A Serra Gaúcha foi colonizada por imigrantes europeus. Uma das tradições que permanecem até hoje é a vindima, a colheita da uva para produção de vinhos.

Adivinhe só: a safra coincide com o feriadão de Carnaval! Que tal aproveitar o período para viver uma experiência típica dos colonos italianos? Você vai visitar um parreiral e participar da pisa das uvas. Sim, é aquele método antigo de fabricação de vinho, em que as pessoas pisoteavam as frutas até obter suco. 

O tour sai de Gramado com destino à Vinícola Miolo, em Bento Gonçalves. O passeio também inclui lanche colonial, apresentação de músicas tradicionais e degustação de bebidas.

Leia mais: Vindima: como aproveitar a colheita das uvas na Serra Gaúcha

  • Horário: Quartas e sábados, em horário a combinar (duração aproximada de 8 horas)
  • Ingressos: Compre aqui

Tour Cânion Itaimbezinho

Cânion Itaimbezinho - Carnaval em Gramado

Outra pedida para esta época do ano é o Cânion Itaimbezinho, em Cambará do Sul. A formação rochosa, um dos cartões-postais gaúchos, impressiona pela imponência. São paredões de 720 metros de altura que se abrem em direção ao mar. Um verdadeiro espetáculo da natureza!

A altitude é perfeita para quem gosta de fugir do calorão. Porém, não se engane pelo clima ameno. Aplique protetor solar e leve uma garrafinha d’água para evitar insolação!

Para avistar o cânion, é necessário fazer trilha por dentro da mata (caminho simples, sem obstáculos). A atração fica dentro do Parque Nacional de Aparados da Serra. O tour inclui traslado (ida e volta) a partir de Gramado.

Dica: Cânion Itaimbezinho: como se preparar para o passeio?

  • Horário: Quartas, sextas e domingos, em horário a combinar (duração aproximada de 9 horas)
  • Ingressos: Compre aqui

Noite italiana

Noite Italiana

A trilha sonora do Carnaval gramadense é tarantela. Toda quinta-feira, tem jantar com show especial na Cantina Linha Bella, zona rural do município.

Os pratos são servidos em fogão a lenha, como se fazia nas casas dos imigrantes. Já as sobremesas seguem as receitas secretas da nonna italiana. A noite ainda reserva músicas folclóricas e uma encenação teatral para você entrar de vez no clima da colônia.

Dica: Restaurantes em Gramado: confira os melhores

  • Horário: Quintas, em horário a combinar (duração aproximada de 3 horas)
  • Ingressos: Compre aqui

Jantar temático na Pizzaria Hector

Pizzaria Hector em Gramado/RS
Pizzaria Hector

Nossa sugestão para você encerrar o feriado de Carnaval em Gramado é mergulhar numa atmosfera de encantamento. A pizzaria temática Hector reproduz uma escola de magia coordenada por criaturas fantásticas. A coruja Dora e o búfalo Stan, por exemplo, são alguns dos personagens que ensinam a fazer feitiços e poções.

Elfos, duendes e dragões completam esse universo paralelo. E, claro, não poderiam faltar os deliciosos Discos de Sabores, que os humanos conhecem simplesmente como “pizza”. A noite promete diversão para todas as idades.

  • Horário: De domingo a quinta, das 18h à 0h

Gostou das dicas? Esperamos que sua viagem a Gramado renda momentos inesquecíveis no próximo feriadão. Venha curtir um Carnaval diferente conosco! E não deixe de acompanhar as novidades de nosso blog para saber mais sobre as maravilhas da Serra Gaúcha. Até breve!