Clima em Gramado em Julho: tudo que ainda não contaram para você

Há meses você está pesquisando sobre Gramado. Quanto custa, quais lugares visitar, o que é pago, o que é gratuito, etc. Mas a gente sabe que a principal dúvida de todos os viajantes é: COMO É O CLIMA EM GRAMADO EM JULHO. E essa é uma pergunta um pouco difícil de responder, mas não impossível.

Então se você está vindo passar as Férias de Julho em Gramado (principalmente com crianças), precisa ler esse post até o fim, pois ele está cheio de dicas e informações super importantes para lhe ajudar.

Chove muito em Gramado em Julho?

Por já ser inverno, a frequência de chuvas tende a ser maior. Mas não necessariamente irá chover o mês inteirinho. É em julho que também já ocorreram dias com neve. Junto de agosto, este tende a ser o mês mais gelado do ano.

Raros são os dias onde a temperatura passa dos 20°C. Na mala com certeza você deve trazer roupas quentes, peças térmicas e de algodão, tricôs, meias, cachecol, luvas e toucas. Para os pés, opte por calçados que não passem água com facilidade.

Foto @ig_canela_gramado

Férias de Julho: Tudo que você precisa saber

Sempre neva em Gramado em Julho?

A resposta – infelizmente, é não! Por mais que gostaríamos disso, a neve é um fenômeno um pouco raro por aqui. Mas sempre existe aquela possibilidade, né?! Não dá para perder as esperanças. A dica que damos é você estar de olho sempre em nossas redes sociais, pois por lá divulgamos informações sobre a previsão do tempo. 

Outra dica muito valiosa, é acompanhar no app de clima do seu celular a previsão do tempo para Gramado. A Serra Gaúcha tem um microclima bem típico. No caso, o que ocorre aqui é o que chamamos de amplitude térmica, onde os dias começam bem frios, vai esquentando ao longo do dia e a noite a temperatura volta a cair. A amplitude térmica pode ser sentida durante todas as estações do ano.

Foto @oslugaresmaisincriveisdomundo

Aluguel de roupas é mais econômico e sustentável

Se você é de um lugar muito quente e não faz parte do seu dia a dia usar roupas de frio, a melhor solução é alugar casacos e acessórios para suportar as baixas temperaturas. Na Iclooset você aluga as peças e as recebe no hotel. Se preferir, pode ir até a loja que fica na Rua Coberta. Com o cupom de desconto da Brocker Turismo ainda rola um descontinho para você pagar menos. É só colocar o cupom BROCKER no carrinho de compras. 

Foto @elasemgramado

Agora que você já sabe sobre o Clima de Gramado em Julho, queremos contar que há muitas opções de passeios que você pode fazer quando estiver aqui. Faça chuva, faça sol, ou até mesmo neve. Gramado e região tem lazer para todos os gostos.

Dica: Quando é a baixa temporada de Gramado

Agroturismo – os passeios rurais

Os passeios de turismo rural são um sucesso, pois propiciam o contato direto com as pessoas e com os descendentes daqueles que ajudaram a construir a história de um destino. E em Gramado também é assim. Com os roteiros rurais você terá a oportunidade de conhecer comunidades das localidades do interior e ver como a força de seu trabalho continua, até hoje, movimentando a economia local. 

E o melhor de tudo é que além da cultura e da história, a gastronomia sempre é presente nos roteiros turísticos. 

São 4 opções de passeios para toda a família e todos eles são perfeitos para curtir Gramado no modo raíz. 

Alimente ovelhas – Que tal levar as crianças para alimentar ovelhinhas na colônia de Gramado. Na região do Vale do Quilombo, na propriedade da Família Marcon, os animais são dóceis e adoram receber os visitantes. O tour ainda leva para visitar um alambique e uma casa centenária onde o almoço é um delicioso café colonial animado por um bailinho kerb.

Tour do Vale com Café Colonial

História familiar – A comunidade da região onde teve início Gramado – Linha Nova e Linha Bonita, são os locais visitados por quem faz o Tour Raízes Coloniais. Assim como seu nome diz, é aí que estão as origens do município. O roteiro leva também a uma casa centenária que resiste ao tempo, uma fábrica de erva-mate, a um museu particular e finaliza no café da Nonna. 

Tour Raízes Coloniais com Café Colonial

Um passado presente – A história do Quatrilho virou livro e filme e no interior de Gramado você pode conhecer a localidade onde os casais da trama viveram sua história de amor e traição. O passado é bastante presente na comunidade, que orgulhosa conta sua história que ganhou os telões. Além de aprender sobre o Quatrilho, você ainda terá a oportunidade de degustar um café colonial saboroso.

Café Colonial do Tour O Quatrilho

Churrasco gaúcho – a vivência em um sítio tradicionalista, conhecer uma família que produz frutas e geleias, ou ainda visitar uma cantina que produz vinhos em um antiga estufa de secagem de fumo. Essas são as experiências de quem escolhe fazer o Tour Linha Ávila. O passeio contempla também um almoço bem típico gaúcho, com costelão assado na vala. 

Tour Linha Ávila com Churrasco

Endereço: interior de Gramado

Público: todas as idades

Ambientes: abertos e fechados

Dica: passeios que você deve fazer

Tour Nova Petrópolis – Origens Alemãs

Há pouco mais de 40 km de Gramado está Nova Petrópolis. Tipicamente colonizada por alemães, a cidade é um encanto. Bastante florida, carrega o título de Jardim da Serra Gaúcha. E é bem verdade, viu?! Para onde você olha, tem flores e mais flores.

E o Tour Nova Petrópolis – Origens Alemãs leva a conhecer a história do município e das pessoas que o construíram, desde a chegada dos primeiros colonizadores germânicos.

No roteiro você vai conhecer lugares como Labirinto Verde, Praça das Flores, Parque Aldeia do Imigrante (onde tem um lindo lago com pedalinhos que as crianças irão amar), Jardim do Moinho, Armazém da Rosa Mosqueta, Parque Esculturas Pedras do Silêncio e Casa Sander.

Endereço: atrações de Nova Petrópolis

Público: todas as idades

Ambientes: abertos e fechados

Cascata do Caracol: a visão mais exclusiva

Bustour – City Tour em Gramado e Canela

As famílias com crianças estão sempre em busca de opções para entreter os pequenos em uma viagem. Uma excelente dica é o Bustour. Bem ao estilo londrino, o ônibus vermelho de dois andares circula por Gramado e Canela passando pelos principais pontos turísticos – inclusive os parques que a criançada mais ama, como Alpen Park, Snowland, Vale dos Dinossauros, NBA Park, Space Adventure Parque NASA e Terra Mágica Florybal. São mais de 40 paradas ao longo da linha turística e em suas 3 extensões. 

O Bustour por si só já é uma atração, já que com ele você tem uma visão única ao subir para o segundo andar do ônibus. Dá para ver como as cidades são e perceber todas as nuances de cada cantinho por onde ele passa. 

E para facilitar, o Bustour tem um aplicativo gratuito, onde você acompanha os horários dos ônibus, onde está a parada mais próxima e ainda pode reservar ingressos. 

Aplicativo gratuito auxilia na construção do roteiro

Endereço: linha turística que passa por mais de 40 atrações em Gramado e Canela

Paradas: confira todas elas aqui

Público: todas as idades

Se você quer uma ajudinha para criar um roteiro especial para você e seus acompanhantes, é só dar um oi lá no nosso WhatsApp. Nossa equipe conhece tudinho por aqui e vai amar auxiliar nessa doce tarefa de organizar sua viagem

Para chamar no WhatsApp da Brocker, é só clicar AQUI.

Até a próxima 💚!