Maria Fumaça - Brocker Turismo

Guia completo sobre o passeio da Maria Fumaça

Um passeio de trem pela Serra Gaúcha é tudo que a gente precisa para se sentir numa novela de época.

Além de conhecer um pouco mais sobre a imigração italiana, a aventura rende momentos saborosos e bem divertidos! Por isso, se você pretende visitar Gramado-RS, deve incluir o tour da Maria Fumaça no seu roteiro.

Continue lendo e saiba tudo sobre esta atração turística!

O que é a Maria Fumaça?

A Maria Fumaça é uma das atrações mais famosas do Vale dos Vinhedos, na Serra do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma composição formada por uma locomotiva a vapor e seis vagões. No total, são 300 toneladas que circulam graciosamente por 23 quilômetros de trilhos.

Construída no início do século XX, a linha férrea era utilizada para escoar a produção de vinho e outros produtos coloniais da região. Vem daí o apelido carinhoso de trem do vinho! O transporte de passageiros também era comum até meados da década de 1970.

Dica: O que fazer em Gramado para viver momentos inesquecíveis?

Hoje, o trem ainda está em atividade, mas apenas para fins turísticos. Cada viagem consome 4 mil litros de água e 900 quilos de briquete (serragem compactada) para alimentar a máquina. A empresa responsável garante a sustentabilidade do processo, captando água da chuva para servir de combustível.

O que se faz no passeio de Maria Fumaça?

Quem visita Gramado ou qualquer cidade próxima sabe que as tradições europeias estão sempre presentes. A música e a gastronomia, por exemplo, são fortes heranças dos colonizadores italianos. O passeio de Maria Fumaça deixa isso ainda mais evidente!

Na plataforma de Bento Gonçalves, os passageiros são recepcionados com vinho tinto e suco de uva branco. A animação fica por conta das canções típicas, executadas ao vivo por artistas locais. Impossível ouvir La Bella Polenta sem cantar junto, mesmo que você não fale nenhuma palavra em italiano!

Depois, o trajeto segue por entre os morros da Serra Gaúcha. Cada curva revela novas paisagens belíssimas, dignas de cartão-postal. E dá para curtir a vista com calma, pois a velocidade do trem do vinho não passa dos 30km/h!

Dica: City Tour Bustour: tudo que você precisa saber para aproveitar

A outra parada é em Garibaldi. Dessa vez, há degustação de espumante moscatel e suco de uva tinto. E, claro, também tem mais música  para alegrar a jornada. Você se arrisca a dançar a tarantela?

Onde o passeio do trem do vinho é realizado?

Estando em Gramado ou Canela, você pode agendar o passeio de Maria Fumaça diretamente com a Brocker Turismo. Nós oferecemos traslado até o local de partida, bem como retorno para sua pousada ou seu hotel. Assim, o deslocamento se torna bem mais prático e seguro!

O itinerário do trem do vinho começa na cidade de Bento Gonçalves, a mais ou menos 120 quilômetros de distância de Gramado. A Maria Fumaça continua por Garibaldi até encontrar o destino em Carlos Barbosa. Os três municípios têm forte influência italiana.

Dica: Vindima: como aproveitar a colheita das uvas na Serra Gaúcha

Qual é a diferença entre o Tour Uva e Vinho e o passeio de Maria Fumaça?

Maria Fumaça
Maria Fumaça

A rota da Maria Fumaça, por si só, já oferece momentos inesquecíveis, mas o Tour Uva e Vinho é uma experiência completa. Além do passeio de trem, o pacote inclui visitas a fábricas e lojas da região.

Você vai ter a oportunidade de entrar numa vinícola e conhecer o processo de fabricação da bebida. Dica: leve alguns produtos para casa, assim você vai relembrar ainda mais a sua viagem.

Dica: Guia completo sobre Gramado: tudo que você precisa saber!

Também tem passagem por malharias para conferir as roupas que são produzidas por lá. Ótimo momento para fazer umas comprinhas e renovar o visual, hein?

Outro ponto alto do tour é o parque temático Epopeia Italiana. Um espetáculo de luz, som e cenários em tamanho real que narra a saga dos imigrantes, da Europa até as terras gaúchas.

No parque os personagens Rosa e Lázaro contam, de forma divertida e emocionante, um pouco de sua cultura e dos desafios que enfrentaram. No fim, como não poderia deixar de ser, tem degustação de biscoitos italianos, suco de uva e vinho.

Quanto tempo dura o passeio de Maria Fumaça da Serra Gaúcha?

O trem percorre 23 quilômetros de Bento Gonçalves a Carlos Barbosa (ou vice-versa). Considerando a velocidade média entre 20km/h e 30km/h, mais as paradas, isso dá aproximadamente 1h30 de passeio.

Lembre-se de que estamos falando apenas do trajeto da Maria Fumaça. Saindo de Gramado, você deve acrescentar o tempo de deslocamento, ida e volta, até o Vale dos Vinhedos – que é de cerca de 2 horas por trecho!

Por esse motivo, muitos turistas optam pelo Tour Uva e Vinho completo. É a maneira de aproveitar a viagem ao máximo e viver várias histórias inesquecíveis de uma só vez. Nesse caso, reserve um dia inteiro para o passeio.

Como comprar ingressos para conhecer a Maria Fumaça em Gramado?

A Brocker Turismo disponibiliza um pacote especial para você fazer o Tour Uva e Vinho e andar de Maria Fumaça na Serra Gaúcha. O passeio ocorre às quartas-feiras, às sextas-feiras, aos sábados e aos domingos.

O transporte sai de hotéis e pousadas de Gramado e Canela. Caso você e sua família não estejam hospedados nessas cidades, podem partir da Loja Brocker Turismo Gramado (Av. das Hortênsias, 1845) ou da Loja Bustour em Canela ( Praça da Matriz, 69, sala 09), conforme agendado previamente.

Dica: Viagem em família: Saiba o que fazer em Gramado

O roteiro engloba visita à vinícola, entrada no parque Epopeia Italiana, passeio no trem Maria Fumaça, na malharia GDom, na loja da Tramontina e na loja de Queijos Fetina di Formaio. As taxas de ingresso para as atrações já estão incluídas. Demais gastos com refeições ou compras são por conta do passageiro.

Os grupos têm acompanhamento de guia. Ou seja, você pode explorar o Vale dos Vinhedos com total conforto, na companhia de um profissional que estará lá para atender a todas as suas necessidades.

Gostou da ideia de realizar o passeio de Maria Fumaça na Serra Gaúcha? Se você quiser mais dicas de turismo em Gramado e região, continue acompanhando o nosso blog. Até a próxima!