Agroturismo em Gramado: conheça 4 roteiros imperdíveis

Gramado é famosa pelos restaurantes e parques temáticos, mas você já pensou em explorar o interior do município? Existem roteiros rurais deliciosos na Serra Gaúcha!

Um passeio desses é ótimo para quem quer mais contato com a natureza. Além de admirar as paisagens bucólicas, dá para alimentar animais, colher fruta do pé e viver uma experiência colonial autêntica, tal como os primeiros imigrantes ensinaram.

Ah, e não podemos nos esquecer do cardápio, né? Do pão ao salame artesanal, do queijo ao vinho, sempre tem uma parada estratégica para saborear as delícias da região.

Roteiros de agroturismo em Gramado para você conhecer

Separamos quatro roteiros que levam pelas propriedades rurais de Gramado. É tanta programação interessante que fica até difícil escolher! Acompanhe:

Tour do Vale com Café Colonial

Você pode alimentar as ovelhinhas no Tour do Vale, em Gramado

A estrada de chão cruza a Linha 28, no Vale do Quilombo. Esse é um lindo local cercado de morros, rios, cachoeiras e vegetação nativa. Os turistas embarcam na jardineira, um ônibus temático similar aos veículos de antigamente. A partir daí, a rota se torna uma verdadeira viagem no tempo.

Primeiro tem a visita à família Marcon. O casal Vicente e Fátima, de origem italiana, conta a história de seus antepassados e mostra como funciona a lida no campo. Você poderá alimentar as ovelhas com as próprias mãos! Para completar, tem lanchinho com suco de uva, pães e geleias caseiras.

O tour segue ao Alambique dos Rossa, onde essa família produz cachaça. Seu Romeu, o proprietário, apresenta todos os passos para a elaboração da bebida, da colheita da cana ao envelhecimento em barris. Claro que sobra tempo para uma degustação, né?

Por fim, tem a parada na casa centenária da família Baretta, onde funcionava um salão de kerb. Lá a turma é recebida com um típico café colonial. Bolos, pastéis, cucas, sucos e cafés compõem a refeição, que é embalada pela música regional do gaiteiro.

Dias em que ocorre:
BAIXA TEMPORADA – 
FEV / MAR / ABR / MAI /JUN / AGO / SET / OUT
Quartas-feiras turno da tarde – saída 14h
ALTA TEMPORADA – JAN / JUL / NOV / DEZ e JAN
Segundas e quartas-feiras – saída 14h

Duração: Aproximadamente 4 horas

Reservas: Garanta aqui

Tour Linha Ávila

A Linha Ávila é uma localidade de Gramado/RS conhecida pelo empreendedorismo. Com garra, suor e fé, os descendentes de imigrantes construíram uma comunidade próspera na zona rural do município.

Deguste vinhos artesanais deliciosos!

A primeira parada do tour fica por conta da família Wagner. Destaque para os doces e as geleias produzidos pelo casal Lírio e Terezinha. Você vai conhecer a plantação de morangos e árvores frutíferas da propriedade. Se for época de safra, ainda dá para participar do “colha e pague”, que proporciona um momento especial em meio à natureza.

A próxima atividade é na Cantina Nonno Giovanni, do casal Alcione e Marivani. Eles produzem vinho artesanal numa usina de fumo desativada. Que tal saborear essa delícia junto com salames, sucos, conservas, mel e pães caseiros? Os produtos também podem ser adquiridos pelo público, servindo de apetitoso souvenir da viagem.

Finalmente, chega-se ao Sítio Tradição. O espaço celebra a cultura gaúcha em todos os seus aspectos: tem demonstração de doma de cavalos, aula sobre chimarrão e, claro, um almoço farto com costelão na vara. De lamber os beiços, como diríamos por aqui.

O famoso “Costelão na Vala” do Linha Ávila!

Quando: Terças e quintas-feiras, a partir das 08h30

Duração: Aproximadamente 6 horas

Reservas: Garanta aqui

Tour O Quatrilho com Café Colonial

Entre os vales e riachos das localidades de Campestre do Tigre e Tapera, viveram as famílias que inspiraram a história d’O Quatrilho. O romance de José Clemente Pozenato foi adaptado para o cinema em 1995 e concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro no ano seguinte.

Para adentrar nesse universo, primeiro o passeio vai à casa da família Lazaretti. Hoje na quarta geração, os descendentes continuam com o cultivo das videiras, que rendem vinho colonial e graspa, uma aguardente feita do bagaço da uva. Já deu para reparar que não tem como fazer agroturismo em Gramado sem experimentar alguma coisinha, né?

Agroturismo de Gramado - Roteiros Pelo inteiror de Gramado
Delicias do Tour Quatrilho!

Após percorrer as adegas, você seguirá até o Moinho Grings, construído no século XIX pelas famílias Trentin e Dal Ri (justamente as que inspiraram O Quatrilho). A estrutura foi revitalizada pelos atuais proprietários, sendo utilizada para beneficiamento de trigo, milho, centeio e arroz. No lugar, ainda são desenvolvidos outros trabalhos, como agricultura e criação de animais.

Fechando o roteiro, a família Ramm recebe os visitantes com um café típico alemão. As receitas são herança de família, resgatando um pouco dos sabores, da história e da tradição dos colonizadores de Gramado.

Quando: Sábados, a partir das 9h30

Duração: Aproximadamente 4 horas

Reservas: Garanta aqui

Tour Raízes Coloniais com Café Colonial

A arquitetura característica, a gastronomia e a hospitalidade são heranças dos colonizadores de Gramado. Pois esse legado atravessa gerações e continua bem vivo nas localidades de Linha Nova e Linha Bonita.

O tour tem início na Casa Centenária, uma construção de madeira erguida sobre um porão de pedra. Ali embaixo fica uma despensa com queijos, vinhos e salames, tal como os italianos faziam no início do século passado.

A Dona Zulmira é uma simpatia pura!

Em seguida, a visitação é na Ervateira Marcon. É possível acompanhar de perto todo o processo artesanal de fabricação da erva-mate, a matéria-prima para o chimarrão gaúcho.

No Museu Fioreze, o Sr. Nelson exibe um acervo com peças antigas, que ele coleciona desde os 12 anos de idade.

Para encerrar ao melhor estilo colonial, o Caffé Della Nonna, da família Foss, oferece um saboroso lanche da tarde. O pão caseiro sai quentinho do forno à lenha, e vem acompanhado de geleias de frutas, manteiga fresca, queijo, salame, linguiça cozida, polenta e muito mais.

Ah, e ainda tem trilha sonora. Afinal, um roteiro italiano nunca está completo se não tiver La Bella Polenta para os participantes cantarem junto!

Quando: A saída deste tour nas segundas-feiras será às 9h30 e nas quintas-feiras às 14 horas. 

Duração: Aproximadamente 4 horas

Reservas: Garanta aqui

Fica o lembrete: todas as programações que apresentamos aqui partem da Praça das Etnias, no centro de Gramado/RS. Esteja lá no horário e aproveite!

Esperamos que o conteúdo de hoje tenha inspirado você a conhecer os caminhos rurais da Serra Gaúcha. Garantimos que será uma experiência inigualável. <3

Confira o site da Brocker para mais dicas de turismo em Gramado e Canela. Obrigado pela leitura e boa viagem!