Festa da Colônia: o evento mais saboroso de Gramado

33ª Festa da Colônia de Gramado de 25 de abril a 12 de maio de 2024

Se tem um evento que a comunidade gramadense ama, esse evento é a Festa da Colônia! Isso porque o evento é o que evidencia a colonização da cidade e quase todo morador tem alguém ou até mesmo a família toda ligada a história da cidade.

Soberanas – Manuela Cavichion, Julia Brezolla e Ana Paula Thomazi. Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Mas como é essa tal Festa da Colônia?

O evento reúne no complexo do ExpoGramado as famílias e agroindústrias do interior do município em uma grande celebração da cultura, gastronomia e tradição deixada pelos colonizadores.

Com fortes raízes alemã, italiana e portuguesa, Gramado leva para o centro da cidade tudo que há de melhor em seu interior. Na Festa da Colônia você encontrará delícias como o Bolinho de Batata, um café da colônia igual aos servidos nas casas das famílias, restaurantes com comidas típicas – é a Cozinha da Oma e a Cozinha da Nonna. Dos fornos de barro a todo momento saem pães e cucas quentinhos. Não deixe de provar os inigualáveis pãezinhos de linguiça. As cucas de frutas também são uma ótima pedida.

05_05_2023_32FestadaColonia2023_Fornos, Feira e Produtos – Bolinhos de Batatas. Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Dica: conheça os roteiros que levam ao interior de Gramado

Desfile de Carretas puxadas por bois

Super tradicional na programação da Festa da Colônia de Gramado, o Desfile de Carretas é uma atração gratuita, porém as datas ainda não estão confirmadas. As carretas puxadas por bois são decoradas pelos colonos com motivos relacionados ao cotidiano dos agricultores, como equipamentos e produtos que são resultado do trabalho deles no interior.  O cortejo percorre a Avenida Borges de Borges de Medeiros.

Desfile de Carretas – Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Festa dos Espantalhos na avenida

A Avenida Borges de Medeiros fica toda colorida durante a Festa da Colônia. Isso porque as empresas locais participam de um concurso, ao criar versões de espantalhos decorativos. O boneco mais criativo é premiado com um espantalho de cristal!

30_04_2023_32FestadaColonia2023_Festa dos Espantalhos. Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Escolinha Rural, Museu e Memorial

Ambos os espaços têm como sua maior missão a preservação da história e das tradições dos colonizadores de Gramado. Na Escolinha Rural há oficinas de brinquedos, pintura de ilustrações temáticas e Cozinhas da Oma e da Nonna. Já o museu e o memorial contemplam objetos antigos, tipicamente característicos de cada cultura, vestimentas, escritos e manuscritos deixados pelos antepassados.

Inverno em Gramado: quais atrações visitar nos meses mais gelados

Jogos Rurais

​Os jogos são uma das formas de integração dos colonos nas suas residências e sociedades. Durante a Festa da Colônia, cinco competições representarão estas atividades: bocha masculino e feminino, canastra, 3 Setes e 66. Os jogos ocorrerão em espaço próprio no complexo do Expogramado.

Conheça o Combo da Festa da Colônia, clique aqui

Inclui: Transfer IN e OUT, Tour Trem e Vinho, Tour Nova Petrópolis e Tour Linha Ávila – Informações pelo WhatsApp

Feira Colonial

Depois de aproveitar todas as atrações do evento, certamente você vai querer levar esse gostinho de Festa da Colônia para casa. Para isso há uma feira de produtos coloniais! Nela você vai encontrar desde salames, queijos, vinhos, até doces, geleias, cucas, pães, compotas, biscoitos, mel e muitas outras delícias da colônia. E tudo direto do produtor!

Fornos e Produtos – Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Vai viajar em outra data? Veja aqui o calendário de eventos de Gramado e Canela!

SAIBA MAIS

Festa da Colônia de Gramado

25/04 a 12/05/2024 – Entrada gratuita e estacionamento gratuitos.

Local: ExpoGramado (Avenida Borges de Medeiros, 4111, Centro – Gramado/RS)

Reserve seus passeios clicando aqui!