Natal Luz 2021

Programe-se para o calendário 2023 de eventos em Gramado e Canela

O calendário de eventos de Gramado e Canela prevê atrações incríveis para os próximos meses. Tem eventos para todos os tipos de público, desde os de gastronomia até os grandes shows de Natal, passando pelas festas coloniais e as temporadas de inverno e verão.

Dica: 7 motivos para você incluir a Serra Gaúcha para a sua viagem

Então confira eventos ou atrações que já estão confirmados no calendário oficial das cidades:

Vindima – colheita e pisa das uvas (dá para fazer o ano inteirinho)

Vindima na Temporada de Verão de Canela

Muito aguardada pelas vinícolas, a safra da uva preenche os vales da Serra Gaúcha com o doce aroma dos frutos maduros. É momento de festa na região. É tempo de Vindima! E para celebrar a colheita, que inicia no mês de janeiro e se estende até o mês de março, os visitantes têm a chance de participar. E é pura alegria a diversão.

Tudo começa com a visita a Vinícola Jolimont, que mostra seu processo de produção, leva os visitantes para a degustação de seus vinhos, espumantes e sucos, e finaliza com um passeio por seus parreirais. E cada pessoa recebe uma cestinha de vime, onde vai acomodar os cachos de uva recém colhidos do pé. Em seguida, nas tinas de madeira, começa a famosa e alegre pisa da uva – como se fazia antigamente, nos tempos dos colonizadores! Ao som de gaita e violão, os frutos são amassados por adultos e crianças! E a recordação é um certificado, feito com o suco do uva impregnado nos pés dos participantes!

Mas a Vinícola Jolimont, em 2023, foi além e garantiu que a Vindima se estendesse para o ano todo. Ou seja, não importa em que mês você venha, vai está disponível a experiência da pisa da uva na vinícola.

Dica: Quero saber mais sobre a Vindima!

Gramado in Concert (03 a 11 de fevereiro)

Conheça o V Gramado in Concert! - Eu Amo Gramado Oficial
Concerto na Igreja Matriz São Pedro no IV Gramado in Concert

O festival reúne o melhor da música erudita. Solistas, grupos de câmara e orquestras se apresentam em concertos preparados especialmente para o evento. A programação conta com a presença de artistas nacionais e internacionais, que sobem ao palco nos lugares mais variados da cidade, como hotéis e a Rua Coberta.

Você pode acompanhar as novidades no Instagram do Gramado in Concert.

Temporada de Páscoa (09 de março a 23 de abril)

Gramado e Canela habitam o imaginário dos brasileiros por vários motivos. E certamente um deles é o chocolate artesanal produzido aqui. Então é claro que o período da Páscoa ganha eventos especiais para comemorar. Unindo o lúdico e o religioso, as duas cidades promovem atrações para todas as idades. As programações ainda não foram divulgadas, mas as datas você já pode reservar. A Páscoa em Gramado ocorre de 09 de março a 09 de abril. Já em canela será de 18 de março a 23 de abril.

SERRA GAÚCHA: CELEBRAÇÃO DAS ORIGENS

Festa da Colônia de Gramado (27 de abril a 14 de maio)

Corte da Festa da Colônia 2023 – Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Celebrar o povo do interior de Gramado! A Festa da Colônia foi criada para valorizar a história de seus colonizadores, o legado que deixaram para as gerações futuras. Mas também honrar o trabalho diário de homens e mulheres que vivem até hoje na zona rural, plantando, colhendo, criando animais e tocando agroindústrias. E na Festa da Colônia você vai encontrar ótima gastronomia típica alemã, italiana e portuguesa, além de muita música e dança tradicional desses povos.

Festa Colonial de Canela (14 a 30 de julho)

Evento ocorre no Centro de Feiras da cidade – Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Em sua 28ª edição, a Festa Colonial de Canela também é um evento que resgata suas origens e homenageia os colonizadores e aqueles que até hoje vivem nas colônias do município. Comida boa, shows de dança e música e grande participação da comunidade são as principais característica da festa canelense.

Temporada de Inverno (01 de junho a 31 de julho)

Quando os termômetros começam a despencar as temperaturas, Gramado e Canela se transformam para os dias frios. E claro, a expectativa de que a neve venha é sempre muito grande. Em 2021 ela deu show no dia 28 de julho, fazendo a alegria dos visitantes e também dos moradores, que andavam com saudade dos flocos branquinhos.

O inverno é momento de aproveitar para curtir a excelente gastronomia que as duas cidades oferecem, visitar vinícolas, passear de mãos dadas para se aquecer sob o vento gelado. Nos meses de julho e agosto – considerados os mais gelados, é comum as temperaturas não passarem dos 15°C e facilmente baixam para menos de 0°C. Então venha preparado com agasalhos e calçados adequados. Cachecóis, luvas e gorros também devem estar na mala dos viajantes que escolherem  o inverno como época de viajar para a Serra Gaúcha. 

Festival de Cinema de Gramado (11 a 19 de agosto)

Bruna Marquezine surge deslumbrante ao lançar filme no Festival de Gramado
Foto: Divulgação Contigo/Uol – Festival de Cinema de 2019

Pelo 50º ano consecutivo, a Serra Gaúcha sedia o festival de cinema mais importante da América Latina. Dezenas de produções brasileiras e internacionais participam da mostra competitiva.

A programação para 2023 está aqui.

Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado (06 a 17 de setembro)

Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado. Foto Cleiton Thiele/SerraPress

O prenúncio da primavera é a ocasião perfeita para experimentar novos sabores e curtir boa música. Os restaurantes inscritos organizam festins e degustações de pratos exclusivos. E o melhor: harmonizados com excelentes vinhos da região.

Na parte cultural, tem shows de diversos estilos musicais. Veja os detalhes, em breve, na página oficial do Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado no Instagram.

Natal Luz de Gramado (26 de outubro de 2022 a 21 de janeiro de 2023)

Bustour Illumination Show é uma das atrações da Temporada de Natal na Serra Gaúcha

A magia do Natal ganha as ruas de Gramado. A decoração está nas praças, nas avenidas e nas vitrines das lojas, transformando a cidade numa verdadeira terra do Papai Noel.

O clima festivo continua nas apresentações culturais. Tem desfile a céu aberto, shows e espetáculos teatrais que emocionam adultos e crianças há mais de 30 anos. Cai até neve em pleno verão! Reservar seus ingressos com antecedência é sempre importante. Assim você garante seus lugares nos melhores shows natalinos da cidade.

Garanta seus ingressos para o Natal Luz com a Brocker

Dica: Roteiro de 7 dias em Gramado

Sonho de Natal (ainda não definida a data)

Catedral de Pedra iluminada é uma das atrações- Foto Rafael Cavalli/SerraPress

A tradicional festividade canelense traz um jeito único de celebrar o Natal. Por exemplo, Papai Noel chega à cidade descendo a Catedral de Pedra numa corda de rapel.

Em paralelo tem shows, atividades lúdicas e a decoração das ruas, que fascina os transeuntes. É um verdadeiro sonho, mas real! Acompanhe as novidades no site oficial do evento.

Quer ajuda para planejar a sua viagem?

Entre em contato com nossa equipe via WhatsApp. Você poderá tirar suas dúvidas sobre a situação de Gramado e Canela, agendar suas atividades ou consultar o portfólio disponível.
Clique aqui para chamar no WhatsApp

E aí, curtiu a programação? Então aproveite para conhecer os passeios que a Brocker Turismo preparou para você. A Região das Hortênsias oferece experiências turísticas para todos os gostos. Por isso, cada visita a Gramado e Canela tem tudo para ser única. Até breve!