Melhores restaurantes em Gramado

Restaurantes em Gramado: confira os melhores

A Serra Gaúcha é o lugar certo para quem gosta de comer bem. Por aqui, você encontra opções variadas, que vão das receitas italianas tradicionais à mais requintada cozinha contemporânea. Quer encontrar o cardápio que tem a sua cara? Então confira nossa lista com os melhores restaurantes de Gramado e Canela para planejar a viagem!

Dica: Guia completo sobre Gramado: tudo que você precisa saber!

15 restaurantes imperdíveis em Gramado e Canela

Abaixo, selecionamos casas que representam muito bem a diversidade gastronômica da Região das Hortênsias. Além de pratos deliciosos, você vai se encantar com o atendimento de altíssima qualidade. Qualquer que seja a sua escolha, a garantia é de uma experiência sem igual. Acompanhe.

1. Cantina Linha Bella

Cantina Linha Bella em Gramado

As marcas da imigração italiana estão presentes por todos os cantos de Gramado. Na Cantina Linha Bella, elas são visíveis já na decoração do espaço. O salão lembra os antigos porões onde as famílias realizavam seus banquetes.

A mesa farta traz queijos, salames e uma série de pratos quentes – que se mantêm aquecidos no fogão a lenha, como a nonna fazia. Ah, e guarde um lugar para a sobremesa. Gringo também adora um doce caseiro!

A visitação para o almoço ocorre às segundas, quartas e sextas-feiras. Ela faz parte de um tour que inclui visita a vinícolas da região.

Às quintas-feiras, a pedida é a Noite Italiana, um jantar temático com direito a show. Os artistas cantam músicas tradicionais e encenam, com bom humor, histórias de uma típica família dos imigrantes.

  • Endereço: Estrada para Linha Bonita, 4250 – Gramado/RS
  • Ingressos para Noite Italiana (jantar + show): Clique aqui

2. Churrascaria Garfo & Bombacha

Churrascaria Garfo e Bombacha em Canela

Quem passa pelo Rio Grande do Sul PRE-CI-SA experimentar o churrasco. Nenhuma viagem por terras gaúchas está completa sem essa experiência.

O carro-chefe da Garfo & Bombacha é o célebre costelão 12 horas. Sim, a carne tem esse nome porque fica 12 horas assando na brasa até atingir a maciez e o sabor inconfundíveis.

A decoração da casa faz alusão ao galpão crioulo, construção característica das estâncias no interior do Estado. Para completar a experiência campeira, tem apresentação de danças folclóricas. A Noite Gaúcha acontece às terças, quintas-feiras e sábados

  • Endereço: RS-466, km 2, Caracol – Canela/RS
  • Ingressos para a Noite Gaúcha: Compre aqui

3. Malbek

Sequência de Fondue em Gramado

O Malbek entra na nossa lista de melhores restaurantes de Gramado devido à sequência de fondue. Essa iguaria de origem suíça virou febre na Serra Gaúcha, rendendo ótimos jantares a dois.

Dica: Gramado para casal: roteiros para fazer a dois

Funciona assim. Primeiro vem a fondue de queijo, com pão e batata cozida para abrir o apetite. Em seguida, vem a fondue de carne preparada na pedra, acompanhada de deliciosos molhos. Por fim, a fondue de chocolate faz as vezes de sobremesa: são frutas embebidas numa calda quente de dar água na boca. É para comer sem pressa, saboreando cada pedacinho.

  • Endereço: Rua Borges de Medeiros, 2101, Centro – Gramado/RS
  • Horário: Diariamente, das 11h30 às 23h
  • Reservas para a sequência de fondue (jantar): Clique aqui

4. Hector Pizzaria Temática

Hector Pizzaria Temática em Gramado

É uma escola de magia onde estuda Hector, o mago dragão. E lá são servidas pizzas maravilhosas, chamadas de discos de sabor. Você encontrará professores poderosos e aprendizes dedicados, vai conhecer os duendes e elfos e terá a oportunidade de viver uma experiência mágica no refeitório da escola. Os aprendizes poderão aprender muito sobre a história de Ônyra e de toda a terra de Megáligi com monitores, professores e duendes, e, quem sabe, até encontrarem sua varinha mágica e terem a oportunidade de nomeá-la para viverem grandes aventuras por onde forem.

  • Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 1791 | Centro | Gramado/RS
  • Horário: Diariamente, 17h às 23h
  • Reserve aqui: seu jantar na Hector Pizzaria Temática em Gramado

5. Bêrga Môtta

Restaurante Bêrga Motta em Canela/RS
Bêrga Motta em Canela

O nome desse restaurante vem de “bergamota”, maneira como os gaúchos se referem à tangerina/mexerica. O conceito é inspirado na Comfort Food, isto é, no resgate de sabores familiares. Para tanto, a equipe utiliza insumos orgânicos e regionais.

Tamanho cuidado resulta em um buffet para lá de especial. Da moranga caramelada ao frango assado com cerveja preta, passando pela polenta cremosa e pelo tortéi caseiro, cada opção aguça memórias afetivas.

Os almoços são servidos aos sábados e domingos. Consulte em feriados. O mais charmoso é que o empreendimento fica dentro de um ecoparque. São 20 hectares de Mata Atlântica banhada por riachos e cachoeiras. Que tal uma trilha depois da refeição?

  • Endereço: Estrada Professora Elvira A. Benetti, km 05, Vale do Quilombo – Canela/RS
  • Horário: Sábados, domingos, das 11h30 às 15h30

6. Restaurante Höppner

Restaurante Höppner em Gramado

Este estabelecimento ganhou o selo Travelers’ Choice do TripAdvisor na categoria Melhores Restaurantes Sofisticados da América do Sul. Não é à toa que o Höppner entrou no nosso rol de restaurantes imperdíveis em Gramado.

O ambiente, decorado com esmero, cria a atmosfera ideal para o seu deleite. Vale a pena experimentar o chá da tarde, servido das 16h às 18h, ao estilo inglês. Os doces e salgados são elaborados artesanalmente – lindos e saborosíssimos!

Para almoço e jantar, o cardápio é à la carte. Se preferir, você pode conhecer a Experiência Alemã, uma refeição em quatro cursos inspirada no melhor da culinária germânica.

  • Endereço: Rua Pedro Candiago, 364, bairro Planalto – Gramado/RS
  • Horário: Diariamente, das 12h às 15h e das 19h às 23h

7. Galeto Mamma Mia

Restaurante Galeto Mamma Mia em Gramado

Simplesmente, um dos principais nomes da gastronomia na Serra Gaúcha. A galeteria Mamma Mia está em operação desde 1985 e possui diversas unidades no Rio Grande do Sul. Porém, a matriz de Gramado continua sendo o endereço queridinho dos turistas.

O prato principal é o galeto al primo canto, que consiste em pedaços de frango assados no espeto. Acompanham polenta, sopa de capeletti e salada de radicci com bacon, entre outros quitutes. Destaque para as massas italianas com cinco opções de molhos. Tem para todos os gostos!

  • Endereço: Av. das Hortênsias, 3400, Centro – Gramado/RS
  • Horário: Segunda a sexta-feira, das 11h30 às 15h30 e das 19h às 23h30. Sábados, domingos e feriados das 11h30 às 16h e das 19h às 23h30

8. Kongo – Pizzaria temática

Kongo – Pizzaria temática em Gramado

Bem vindo a selva Kongo! A Pizzaria Temática vai surpreender você com suas deliciosas pizzas tradicionais e exóticas. Ao entrar na Kongo você é transportado para uma selva e lá é recebido pelos anfitriões: como o gorila Maik e o camaleão Ary. Mais de 100 sabores de pizza fazem parte do rodízio da Kongo e também há opções sem glúten, sem lactose e vegana. Ou seja, a Kongo é para todo mundo. Crianças e adultos se divertem enquanto saboreiam as pizzas da selva mais animada de Gramado.

Dica: Gramado com crianças: melhores atrações para conhecer

  • Endereço: Av. das Hortênsias, 5683 | Carniel Gramado/RS
  • Reservas: pode garantir seu rodízio clicando aqui

Gostou das dicas de restaurante em Gramado e Canela? Esperamos que o conteúdo de hoje seja útil para tornar sua viagem inesquecível. Continue de olho em nosso blog para saber mais sobre a Região das Hortênsias. Até a próxima!

9. Hard Rock Café

Hard Hock Café em Gramado

A lendária marca, que está presente no mundo inteiro, também conta com essa unidade no Sul do país. O Hard Rock é uma mistura de bar, casa de shows e museu do entretenimento. As paredes ostentam itens raros do mundo da música, como uma guitarra de Keith Richards e peças do vestuário de Michael Jackson e Elton John.

No cardápio, marcas da cozinha estadunidense. Experimente o Legendary Burguer!

As jantas mais animadas são às quartas-feiras. É nessa data que o estabelecimento recebe o já tradicional show cover de Elvis Presley.

  • Endereço: Rua Wilma Dinnebier, 180, Centro – Gramado/RS
  • Horário: Diariamente, das 12h às 23h

Dica: Hard Rock Café Gramado: música e boa gastronomia

10. Gramado Café Colonial

Gramado Café Colonial

O café colonial é uma atração gastronômica da Serra, um misto de gastronomia e vivência de um traço forte da cultura dos imigrantes italianos e alemães. E o Gramado Café Colonial entrega qualidade e muito sabor ao servir. Com autenticidade e variedade, resultado de 32 anos de tradição em bons serviços, o Gramado Café Colonial oferece as delícias de um cardápio diversificado, com todas as iguarias típicas.

A mesa são servidos bolos, cucas, geleias, queijos e carnes, salgadinhos e pães. Para beber, vinhos coloniais ou, chá, leite, café e chocolate quente. Prepare-se para uma comilança sem moderação!

  • Endereço: Avenida Ernani Kroeff Fleck, 1168 | Estrada Gramado-Canela | Canela – RS
  • Horário: Segunda a domingo, das 11h30 às 20h30
  • Reservas: Gramado Café Colonial

11. San Tao

San Tao em Gramado

Restaurante oriental em Gramado? Sim, temos! A delicada culinária de países como Japão e China ganha espaço nesse ambiente sofisticado.

Guioza, temaki, sushi e sashimi fazem parte da sequência tradicional. Se você preferir, pode pedir uma versão mais incrementada, com ceviche, shimeji e sorvetes exóticos de sobremesa.

Outra opção são os pratos quentes. Inspirados na comida da Tailândia e da Indonésia, eles incitam os sentidos com sabores inusitados. Já imaginou um camarão glaceado na geleia de pimenta? É o inigualável San Thai, uma experiência gastronômica até difícil de descrever.

  • Endereço: Rua Antônio Accorsi, 867, bairro Planalto – Gramado/RS
  • Horário: Segunda a sábado, das 18h às 23h

12. Di Pietro Sequência de Fondue em Gramado

Sequência de Fondue Di Pietro

Não tem nada mais tradicional do que comer uma sequência de fondue em Gramado. E olha como é servida essa delícia no restaurante Di Pietro. A sequência inicia com a tradicional fondue de queijo com 5 acompanhamentos (pães, brócolis, linguiça calabresa, batatas assadas com azeite de oliva e ervas e goiabada).

Em seguida a fondue de carne na pedra, o La Pierrat, com cortes nobres de filé mignon, filé suíno e de frango, guarnecido por 11 variedades de molhos e farofa. Para finalizar a série, a fondue de chocolate ao leite, trazendo os sabores das frutas da estação (5 variedades), marshmallows e tubetes.

O Di Pietro fica coladinho na Igreja São Pedro, na rua ao lado e tem uma decoração belíssima, com peças sacras e antiguidades que contam sobre a fé cristã. Uma dica: vá ao banheiro! Lá toca música sacra enquanto você faz xixi 🙂

  • Endereço: Rua Pedro Benetti, 05 | Centro | Gramado/RS
  • Horário: Diariamente (exceto dias 24 e 31/12) – das 11h30 às 15h e das 18h às 23h.
  • Reservas: Clique aqui

13. Taberna MF Resto Beer

Taberna MF – cervejas especiais

Curte cerveja artesanal? Então essa é sua parada obrigatória. Das torneiras do bar, saem mais de 70 tipos diferentes da bebida. Tem Ales, Witbiers e Sours para todos os públicos.

A carta é sazonal e varia conforme a disponibilidade de cada rótulo. As cevas – para ficar no linguajar gaúcho – são locais, o que contribui para valorizar os pequenos produtores.

A taberna é o point certo para um happy hour descontraído em Gramado. Depois de tantas andanças pelos parques da cidade, nada melhor que uma gelada das boas.

  • Endereço: Av. Borges de Medeiros, 4029 – Centro, Gramado
  • Horário: Quarta a Segunda-feira, das 16h30 às 23h

14.Casa Muttoni

Restaurante Casa Muttoni em Gramado

A Casa Muttoni é um restaurante familiar com o melhor da gastronomia italiana colonial. Serve sequências customizáveis de massas e galetos, tudo em um ambiente pensado para proporcionar conforto, lembrando uma cantina italiana rica em detalhes que além de oferecer um privilegiado espaço gastronômico, conta a história da família Muttoni, que imigrou da Italia por volta de 1940. No cardápio rodízio de Noques, Tórteis, Raviolles, Spaguettis, Queijo Brustolado, Galetos e saladas variadas, e é claro, sobremesas maravilhoooooosas como as da mamma!

  • Endereço: R. Darcí Brock, 57 – Store 1, Centro, Gramado/RS
  • Horário: Terça a domingo, das 12h às 15h e das 19h às 22h.

15. Cara de Mau

Pizzria Cara de Mau em Gramado

Para encerrar nosso giro gastronômico pela Serra Gaúcha, indicamos mais uma pizzaria. Já deu para perceber que cada uma delas proporciona experiências distintas, certo?

A Cara de Mau remete aos perigos dos sete mares. O ambiente temático é de piratas – crianças e adultos vão amar!

No rodízio, mais de 80 sabores de pizzas salgadas e doces, além dos apetitosos calzones. Também vale conferir a agenda da casa para saber qual será o show da noite.

  • Endereço: Rua Coronel João Corrêa, 306, bairro Belvedere – Gramado/RS
  • Horário: Diariamente, das 18h à 0h

E aí: gostou das dicas de restaurante em Gramado e Canela? Esperamos que o conteúdo de hoje seja útil para tornar seu passeio inesquecível.

Se você quiser saber mais sobre a Região das Hortênsias, continue de olho em nosso blog. Toda semana tem novidades por aqui. Até a próxima!