Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado - Gramado Inesquecível

Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado: saiba como funciona

O mês de setembro oferece mais um motivo para visitar a Serra Gaúcha. É durante o período que acontece o Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado. No evento, você pode curtir boa música e saborear pratos deliciosos, acompanhado de vinhos, espumantes e cervejas artesanais!

E tudo isso ocorre, é claro, na charmosa Gramado-RS, um pedacinho da Europa no Sul do Brasil. Quer saber os detalhes? Então siga conosco!

A primeira coisa que você deve saber é quem em 2024 o Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado ocorre de 11 a 22 de setembro e tem entrada franca.

Como surgiu o Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado

A primeira edição do então Festival Internacional de Gastronomia de Gramado foi em 2007. Os organizadores se inspiraram num evento semelhante, que é conduzido todos os anos em Tiradentes-MG. Como a cidade gaúcha já era famosa pela cozinha típica, nada mais natural que celebrar a boa comida, não é mesmo?

À época, houve destaque para oito jantares comandados por convidados da França, da Itália, da Argentina e do Brasil. Foram mais de 900 comensais. Além disso, cerca de 13 mil visitantes participaram da degustação de vinhos na Rua Coberta. Para completar a programação, as oficinas atraíram mais de 1,5 mil interessados em aprofundar seus dotes culinários.

Dica: O que fazer em Gramado para viver momentos inesquecíveis?

Desde então, a proposta foi crescendo ano a ano, entrando de vez para o calendário oficial de eventos de Gramado. Rebatizado de Festival de Cultura e Gastronomia, o circuito ganhou novas atrações, como os espetáculos musicais.

O resultado é que mais e mais gente tem passado pela Serra Gaúcha para viver essa experiência única.

Dica: Não vem no período do evento? Não tem problema, aqui tem opções de gastronomia para você!

Como funciona o Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado

Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado
Festival quando era realizado na Rua Coberta, lá nas primeiras edições.
Fonte Gramado Inesquecível

O Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado homenageia um país diferente a cada ano. A ideia é enaltecer a comida e a bebida do lugar, mas também estreitar laços. Afinal, quer maneira melhor de conhecer as origens de um povo que sentar-se à mesa para descobrir sabores tradicionais?

A programação inclui diversas atividades espalhadas por Gramado-RS. Para começar, você pode chegar até as bancas de comida de rua e experimentar quitutes deliciosos a preços populares. Salgados e doces disputam a atenção do público. É tanta delícia junta que fica até difícil escolher!

Festival de Cultura e Gastronomia na Rua Pedro Benetti.
Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Enquanto isso, os principais restaurantes da cidade participam de um circuito gastronômico especial. Cada estabelecimento elabora um prato inédito, inspirado na gastronomia do país homenageado. Depois que o evento acaba, a iguaria pode desaparecer do menu, então essa se torna uma oportunidade ímpar de refeição.

Dica: Viagem em grupo para Gramado: 7 motivos para fazer

Se você se dá bem com as panelas e quer aprofundar ainda mais seus conhecimentos, pode se inscrever nas oficinas e workshops do festival. Nomes importantes do ramo ensinam alguns dos maiores segredos da cozinha. Cozinheiros experientes também botam o talento à prova em concursos, disputando para saber quem entrega o melhor resultado.

Como será o Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado 2024?

O Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado chega à 16ª edição em 2023. A temática e a programação deste ano ainda não estão definidas, apenas a data – 11 a 22 de setembro. Fica de olho aqui no nosso blog e nas nossas redes socias que compartilharemos as novidades com você.

Não vem no período do evento?

Se você não tem uma viagem marcada para o período do Festival de Gastronomia de Gramado, nós temos dicas bem especiais onde poderá conhecer a diversidade dos sabores da cidade e da região. Quer ver?

Fondue do Restaurante Malbek: localizado no centro de Gramado é uma das mais tradicionais casas de carne da cidade. Mas o destaque do Malbek, na nossa opinião, é a Sequência de Fondue. Ela é sem igual! Começa com a fondue de queijo, acompanhada de legumes, pão e goiabada. Passa para fondue de carne, quem vem junto de molhos doces e salgados, até chegar nas fondues de chocolate e doce de leite, quem tem como acompanhantes frutas da estação.

Brunch na Casa da Vó Ivonne: uma das coisas mais gostosas da Serra Gaúcha é poder partilhar a mesa com a família e amigos. E nela coloca-se de tudo um pouco. Sabe carinho de casa de vó? No Caracol, no Vale da Lageana a Casa da Vó Ivonne trouxe o conceito de Gastronomia Afetiva para um saboroso brunch. No menu bolos caseiros, cuca recheada, queijo, salame, pães artesanais, geleias, e doce de leite, torta de maçã, quiches e o tradicional carreteiro gaúcho. E você escolhe se quer saborear o brunch no interior da casa centenária, ou nas mesas espalhadas pelo jardim.

Receitas afetivas na Casa da Vó Ivonne

Jantar Show Noite Gaúcha: quer conhecer a cultura do Rio Grande do Sul? Então não deixa de fora do roteiro a Noite Gaúcha da Churrascaria Garfo e Bombacha em Canela. Um imenso buffet de saladas e pratos quentes é só a abertura para chegar na parte onde são servidas as carnes assadas no mais autêntico estilo gaúcho – no espeto. E claro que a grande estrela não fica de fora do menu. O Costelão assado na vala por horas fio está no menu. E o que podemos contar para você sobre o show? Só que ele é um dos mais lindos aqui da Serra. Tem música ao vivo, tem dança com peões e prendas, muita música típica e, claro, interações com público.

Jantar Show Noite Alemã: aqui do ladinho de Gramado está Nova Petrópolis, são só 40km de distância. É lá que é realizada a Noite Alemã, um jantar show que reúne o melhor da cultura germânica, tão presente na região. Com pratos típicos como chucrute (conserva de repolho) e eisbein (joelho de porco assado), e muitos outros itens no buffet, você vai comer muito bem enquanto assiste ao show de uma bandinha e de um grupo de danças alemãs, que é residente do Restaurante Torquês. Aliás, o Torquês é o pioneiro na Noite Alemã. Prepare-se para viver uma noite memorável.

Jantar Show Noite Italiana: não sei você, mas quando falam em comida italiana já vem na memória as massas e molhos deliciosos dessa culinária. E a Cantina Linha Bella sabe muito bem como conquistar fãs com seu menu super raiz da Noite Italiana, com receitas passadas pelas mamas. Além das massas, também tem molhos, antepastos, saladas, carnes assadas e uma variedade de sobremesas. E poderia faltar uma apresentação cultural? Óbvio que não! Tem esquete teatral reproduzindo o dia a dia de uma família italiana e claro muita música, como a Tarantela e a La Bella Polenta.

Costelão na Vala no Tour Linha Ávila: a raiz mais pura de Gramado está em suas colônias – como é chamada a zona rural da cidade. E é na comunidade de Linha Ávila que você encontra as três etnias que colonizaram o município. Neste roteiro rural você vai visitar a produção de frutas e geleias de família de descendentes de alemães, vai passar por um vinícola familiar de origem italiana até chegar em um sítio onde os portugueses deixaram sua história. E é no Sítio Tradição que você poderá comer em um galpão gaúcho um saboroso churrasco de costela assada em uma vala, além de arroz carreteiro e saladas. Cavalos, cães campeiros e aves passeiam pelo sítio e você poderá interagir com os bichinhos.

Tour Linha Ávila é uma experiência de história, cultura e gastronomia

Como aproveitar o Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado

Para sua comodidade, a Brocker Turismo oferece um pacote especial para o evento de 2023. Ele inclui Transfer In e Out (via Aeroporto de Porto Alegre ou Caxias do Sul + Ticket Bustour – Um Dia de Uso + Tour Pé da Cascata com Brunch + Noite Gaúcha com Transporte.

Veja abaixo as informações básicas para você planejar sua viagem.

Serviço:

  • O que: 16º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado;
  • Quando: De 11 a 22 de setembro de 2024;
  • Onde: Praça Major Nicoletti e Rua Pedro Benetti – Centro de Gramado;
  • Mais informações: Facebook e Instagram.

Ficou com água na boca para conhecer o Festival de Cultura e Gastronomia? Esse é apenas um dos eventos de Gramado que você não pode perder! Continue de olho no nosso blog para conferir mais dicas de passeio pela Região das Hortênsias. Até a próxima!