Canela - RS

Conheça 7 pontos turísticos imperdíveis em Canela, no RS.

A Serra Gaúcha é o cenário perfeito para você viver momentos únicos em sua próxima viagem. Cercada de belezas naturais, a região presenteia os visitantes com paisagens incríveis. Não é à toa que cascatas e vales estejam entre os principais pontos turísticos de Canela, cidade coladinha em Gramado.

Mas nem só de contemplação se faz o passeio. Também tem experiências para quem curte diversão, aventura e gastronomia. Por isso hoje listamos sete atrações que fazem sucesso entre os mais variados públicos. Confira!

Programas imperdíveis numa viagem a Canela

A lista abaixo inclui passeios para crianças e adultos. Reunimos opções diversificadas, destacando cartões-postais de Canela e atividades que você só encontra por aqui. Acompanhe nossas sugestões e comece agora mesmo a montar seu roteiro de viagem!

1. Bondinhos Aéreos – Parques de Canela

Bondinhos Aéreos de Canela – Foto Divulgação

Os bondinhos de Canela são teleféricos fechados que permitem uma visão privilegiada da famosa Cascata do Caracol. Eles transportam até oito passageiros por vez num trajeto de 840 metros.

A vista para a Cascata do Caracol é surreal de linda!

Há três estações ao longo do percurso. O embarque acontece na Estação Central, onde você também pode acessar um mirante de 60 metros de altura para admirar a natureza ao redor.

Em seguida tem a Estação Animal, com suas Esculturas que Falam. São mais de 80 peças talhadas em madeira que reproduzem não só a aparência, como o som dos bichos.

Finalmente, você chega à Estação Cascata. Lá tem mais um mirante para observar o Caracol em toda sua imponência. Os 131 metros de queda d’água rendem um verdadeiro espetáculo da natureza!

Horário de visitação: Diariamente, das 9h às 17h

Ingressos: Compre aqui

2. Skyglass

Skyglass em Canela – Plataforma de vidro suspensa no ar

Esse é um empreendimento único no mundo. Trata-se de uma plataforma estaiada, feita em vidro e aço, que se estende sobre o belíssimo Vale da Ferradura.

Quem visita o local tem duas opções. A primeira é caminhar por cima da estrutura, o que já dá certo friozinho na barriga.

Os mais corajosos ainda podem experimentar o Abusado, um monotrilho com cadeiras suspensas embaixo da plataforma. Que tal dar uma voltinha a 360 metros de altura, como se você estivesse flutuando no ar?

O parque ainda conta com praça de alimentação, lojas e o inusitado Memorial do Ferro de Passar.

Horário de visitação: Diariamente, das 09h às 18h

Ingressos: Compre aqui

3. Parque Terra Mágica Florybal

Terra Mágica Florybal – As crianças amam esse parque!

Agora as belezas naturais de Canela vão se misturar à magia. Nessa terra encantada, as pessoas são recebidas pelo Gigante Semeador, que carrega o Mundo Florybal no ombro.

As trilhas no meio da mata levam para vários recantos. Tem dinossauros, mamutes, duendes, feiticeiros, homens de pedra, primatas e criaturas da mitologia grega. As crianças adoram explorar cada cantinho do parque temático!

E a diversão continua em atividades para quem quer gastar energia. Tirolesa, cinema 7D (com cadeiras que se mexem) e simulador de montanha russa são apenas algumas das possibilidades. Se você tem filhos, PRE-CI-SA incluir a Terra Mágica Florybal nos planos de viagem.

Horário de visitação: Diariamente, das 9h às 16h30

Ingressos: Compre aqui

4. Big Land

Big Land – Um parque com brinquedos de época em tamanho GIGANTE!

Aqui vai outra dica de passeio para a família inteira. Logo na entrada do complexo, uma máquina de encolhimento faz você mergulhar num universo de objetos gigantes.

Todas as atrações são interativas. Dá para jogar games clássicos num enorme console dos anos 1980, ou então testar suas habilidades no hiperfliperama. Um prato cheio para a nostalgia!

Mas até mesmo os pequenos, que não viveram as brincadeiras do século passado, vão curtir. Afinal, qualquer joguinho simples ganha ares de superdesafio quando está numa escala gigantesca!

A Big Land é isto: o resgate dos brinquedos de gerações anteriores, mas numa roupagem que você nunca viu. Um ótimo momento de conexão entre pais e filhos.

Horário de visitação: Diariamente, das 13h às 19h

Ingressos: Compre aqui

5. Mundo a Vapor

Cultura e história – O Mundo a Vapor PRECISA estar no seu roteiro!

Não se assunte com a locomotiva tombada entre Gramado e Canela. Esse é o ponto de entrada para mais uma experiência lúdica. No caso, estamos falando de uma verdadeira aula de engenharia.

Você sabe como funcionam as máquinas a vapor? Já viu equipamentos desse tipo operando de verdade? Tem vários exemplos em exposição neste parque: papelaria, olaria, ferraria, fábrica de beneficiamento de erva-mate… As miniaturas foram construídas a mão, com uma riqueza de detalhes que impressiona.

O Mundo a Vapor ensina, de um jeito criativo, como ocorreu o desenvolvimento das indústrias no Brasil. De quebra, tem um passeio de trenzinho para a alegria da criançada!

Horário de visitação: De quintas a terças-feiras, das 9h às 17h

6. Vinícola Jolimont

Vinícola Jolimont – Um lugar incrível para degustar vinhos da Serra Gaúcha

Mudando para um programa mais adulto, vamos falar de bebida. A Serra Gaúcha é reconhecida internacionalmente pela produção vitivinícola. Por isso, a Jolimont está na nossa lista de pontos turísticos imperdíveis em Canela.

A propriedade de 27 hectares tem condições climáticas e topográficas ideais para o cultivo da uva. Você vai conhecer os parreirais e aprender sobre o processo de fabricação de vinhos e espumantes. Ao fim do passeio, ainda rola uma degustação especial dos produtos da casa. Guarde espaço na mala para levar umas garrafas de presente aos amigos!

Fundada em 1948, a Vinícola Jolimont tem rótulos premiados em diversas competições mundo afora. Você vai se deliciar com os sabores.

Horário de visitação: Diariamente, das 9h às 17h

Ingressos: Compre aqui

7. Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes (Catedral de Pedra)

Catedral de Pedra em Canela

A Catedral de Pedra é um dos cartões-postais mais emblemáticos de Canela. O templo em estilo gótico, cravado na região central da cidade, atrai muitos olhares de admiração. A entrada é gratuita.

Mas você sabia que existe um museu na torre? Pagando um ingresso à parte, é possível subir os cerca de 100 degraus até o espaço Sinos da Catedral. Lá tem uma coleção de arte sacra com centenas de objetos que retratam os costumes e a religiosidade do povo canelense.

Ao fim, você encontra o Carrilhão da Independência, um conjunto de 12 sinos de bronze com imagens em alto relevo que registram acontecimentos históricos. E, claro, tem a vista panorâmica para a cidade.

Horário de visitação: De sexta a domingo, das 9h às 13h e das 14h30 às 18h

Ingressos: Compre aqui

E aí, gostou? Esperamos que nossas sugestões de pontos turísticos em Canela ajudem você a planejar sua viagem. Precisando de mais dicas de passeio pela Serra Gaúcha, continue acompanhando as redes da Brocker Turismo. Até a próxima!