Páscoa em Gramado: o que fazer nessa época

Está chegando a época mais deliciosa do ano. A Páscoa em Gramado conta com diversas atrações para encantar os visitantes. A decoração nas ruas, as apresentações artísticas e as demonstrações de fé marcam o período, transformando a Serra Gaúcha numa terra mágica.

Ah, e não podemos nos esquecer do chocolate artesanal! A guloseima também está por todos os lados. Quer saber quais atrações esperam por você? Então siga conosco, que o post de hoje vem recheado de surpresas.

Dica: Páscoa em Canela: confira a programação de 2020

Como é a Páscoa em Gramado?

Com temperatura amena e paisagens exuberantes, a chamada Região das Hortênsias atrai turistas o ano inteiro. Porém, a Páscoa em Gramado transforma completamente o cenário. Até mesmo quem já conhece a cidade encontra motivos para retornar (e viver momentos inesquecíveis mais uma vez).

A capital brasileira do chocolate artesanal fica toda decorada. As ruas ganham enfeites alusivos à data comemorativa, com direito a ovos coloridos e coelhos da Páscoa gigantes. Inclusive as fachadas das lojas entram no clima. O município organiza um concurso de vitrines entre os comerciantes, incentivando à criatividade e ao capricho nos adornos.

Além da ambientação festiva, tem um cardápio variado de atrações. A programação inclui desde procissões religiosas até espetáculos musicais e atividades lúdicas para as crianças. Em Gramado, o sacrifício de Jesus Cristo e a lenda do Coelhinho da Páscoa são histórias que convivem em perfeita harmonia. Há espaço para todos os públicos e credos!

Quando começa a Páscoa em Gramado?

Se você conhece a Serra Gaúcha, sabe que os períodos de celebração se estendem por vários dias. A exemplo do Natal Luz, que começa em outubro e só termina em janeiro, a Páscoa de Gramado também segue um calendário próprio.

Em 2020, as comemorações vão de 20 de março a 12 de abril. Isso facilita bastante a logística para quem vem de fora. Em vez de concentrar o passeio no feriadão, quando a demanda por hotéis e serviços é sempre mais alta, você pode conferir as atrações um pouquinho antes ou um pouquinho depois da data oficial. Assim, dá para viver as celebrações pascais com muito mais conforto.

O que fazer em Gramado durante a Páscoa?

Agora chegamos à parte mais gostosa de nosso menu. Abaixo, elencamos opções de atividades para você fazer na Páscoa em Gramado.

Lembre-se de que são oportunidades únicas, oferecidas apenas durante esse período. Vivenciá-las é quase como comprar um ovo de chocolate, iguaria que surge nos supermercados lá pelo início de março e some das prateleiras nas últimas semanas de abril. A raridade é o que torna cada experiência ainda mais especial.

Enfim, vamos à programação? Acompanhe:

Parada de Páscoa

O desfile oficial da Páscoa de Gramado leva muito encantamento às ruas da cidade. Trata-se de uma apresentação interativa e divertida, na qual os artistas incorporam o espírito festivo da época.

Os personagens, cheios de alegria, caminham sorridentes pela avenida Borges de Medeiros, bem no coração do município. É claro que essa atitude positiva contagia o público! Para completar a animação, o espetáculo traz alegorias, coreografias e muita música ditando o ritmo da marcha.

Mas e o chocolate? Bem, melhor você conferir com os seus próprios olhos – quer dizer, com a própria boca.

  • Onde: Av. Borges de Medeiros
  • Quando: Sábados e domingos, às 16h
  • Valor: A atração é gratuita 
Créditos: Cleiton Thiele

Vila de Páscoa

A Praça das Etnias de Gramado é um dos cartões-postais da cidade. Por lá, estão modelos arquitetônicos que homenageiam os povos colonizadores da Região das Hortênsias. Tem construções em estilo açoriano, italiano e alemão. Em meio a elas, a feirinha de produtos coloniais é a pedida certa para aproveitar os sabores serranos.

De março a abril, esse local ganha uma nova roupagem, transformando-se na Vila de Páscoa. A decoração especial rende muitas fotinhos para levar de recordação da viagem.

Também vale percorrer os estandes e conferir o artesanato dos expositores. Um souvenir mais charmoso que o outro!

  • Onde: Av. Borges de Medeiros, ao lado da rodoviária
  • Quando: Diariamente, das 10h às 20h
  • Valor: A visitação é gratuita
Créditos: Cleiton Thiele

Trupe de Páscoa

Um grupo de artistas mambembe vive aventuras inusitadas para contar a história da Páscoa. Esse é o mote do espetáculo que acontece todos os dias, na Rua Coberta de Gramado.

A Trupe de Páscoa mistura habilidades de clowns, bailarinos, atores e outras expressões artísticas. O resultado é um show musical que entretém tanto as crianças quanto os adultos.

Que tal resgatar a simbologia dessa data comemorativa de uma maneira superlúdica? Ah, e prepare-se para as cenas de interação com a plateia. É a troca entre elenco e público que faz cada apresentação ser única.

  • Onde: Rua Madre Verônica (Rua Coberta)
  • Quando: Diariamente, às 18h30
  • Valor: O espetáculo é gratuito
Créditos: Cleiton Thiele

Procissão de Ramos

Embora o chocolate seja um dos grandes motes da Páscoa, é preciso abrir espaço ao sentido religioso. Para isso, existem as celebrações do Gramado Aleluia, que começa com a Procissão de Ramos.

Essa marcha solene segue da Praça das Etnias até a Igreja Matriz São Pedro, a igreja de pedra. No percurso, são encenados momentos da vida de Cristo, do nascimento à entrada triunfante em Jerusalém. (Foi nessa ocasião que o povo acolheu Jesus traçando um caminho de ramos em volta dele.)

O roteiro termina em oração, atos litúrgicos e bênçãos aos presentes. Aos que seguem a crença cristã, a procissão é emocionante.

  • Onde: Av. Borges de Medeiros
  • Quando: 05 de abril, às 9h30
  • Valor: A procissão é gratuita
Créditos: Cleiton Thiele

Procissão de Passos

Dando seguimento às manifestações de fé, vem a Procissão de Passos de Gramado. Esse cortejo revive os momentos finais de Jesus Cristo, da prisão à ressureição.

A romaria noturna sai do pavilhão da ExpoGramado e culmina, novamente, na Igreja Matriz São Pedro. Cerca de 600 pessoas participam da encenação, entre figurantes e músicos. Esses últimos dão o andamento da caminhada usando instrumentos de percussão.

Conferindo ainda mais drama às cenas, o trajeto todo é iluminado por tochas e velas. Impossível não se envolver com as últimas horas do Messias na Terra.

  • Onde: Av. Borges de Medeiros
  • Quando: 10 de abril, às 20h
  • Valor: A procissão é gratuita
Créditos: Cleiton Thiele

Decoração da cidade

Como dissemos no início deste post, a Páscoa de Gramado muda bastante o cenário. O município fica cheio de cores vivas.

Nossa dica para os horários de intervalo da programação oficial é passear espontaneamente pelas vias do Centro. Você vai encontrar enfeites aplicados nas fachadas das lojas, nos canteiros das ruas principais e nas rotatórias de trânsito. (Vale lembrar que a cidade conta com algumas delas, já que não há semáforos em Gramado.)

Os adornos em madeira remetem à ideia de união e fertilidade. Fazem referência, portanto, à Páscoa tradicional. Escolha sua decoração preferida e incremente o álbum de fotos da viagem!

Créditos: Cleiton Thiele

Espaço Kids

A gurizada tem um cantinho cativo na Rua Coberta de Gramado durante a Páscoa. A estrutura garante recreação com todo o conforto e a segurança que seus pequenos merecem.

O local conta com brinquedos e materiais para desenho. As brincadeiras são acompanhadas por monitoras. E a equipe, é evidente, fica caracterizada no melhor estilo pascal.

Aproveite a oportunidade e incentive seus filhos a fazerem uma pinturinha de rosto. Eles também vão ficar com “a cara” da Páscoa, com focinho e bigode de coelho!

Enquanto os menores se distraem, experimente os cafés e chocolates do entorno. A Rua Madre Verônica funciona como uma requintada praça de alimentação, cheia de restaurantes para você se acomodar e recarregar as energias.

  • Onde: Rua Coberta
  • Quando: Diariamente, das 10h às 20h
  • Valor: O espaço é gratuito
Créditos: Cleiton Thiele

Dica: Gramado com crianças: melhores atrações para conhecer

Rua Coberta

Outra opção do que fazer em Gramado, ainda na Rua Coberta, é assistir às apresentações artísticas de Páscoa. Todos os dias, em dois horários, um palco montado por ali recebe artistas de vários estilos. Tem teatro, música, hora do conto e muito mais. E o melhor: é tudo de graça.

Para ficar por dentro das novidades, siga o perfil oficial da Páscoa em Gramado no Instagram. É só acompanhar os posts e os stories para saber o que vai rolar diariamente.

  • Onde: Rua Coberta
  • Quando: Diariamente, às 14h e às 16h
  • Valor: A programação é gratuita

Dica: Conheça as principais atrações de Gramado

Espetáculo Tito, um Coelho Atrapalhado

Já imaginou como seria a Páscoa se não houvesse guloseimas? Pois, nesta história, a produção de ovos de chocolate está ameaçada.

O coelho Tito precisa levar o Ovo Dourado – a matriz do chocolate puro – até a fábrica de seu pai. No entanto, o protagonista é um pouco distraído e acaba perdendo o objeto no meio do caminho. Para piorar, o gavião Gavi e a raposa Red também cobiçam a relíquia.

Como será que o herói atrapalhado vai escapar dessa enrascada? A resposta está numa peça de teatro musical para todas as idades. Venha se surpreender!

  • Onde: Palácio dos Festivais (Av. Borges de Medeiros, 2697)
  • Quando: Sábados, às 17h30 / Domingos, às 15h / Sessões extras dias 02, 03, 08, 09 e 10/04, às 17h30
  • Valor: De R$ 35 a R$ 70 (Adquira seus ingressos on-line
Créditos: Cleiton Thiele

Viu só como tem coisa para fazer na Páscoa em Gramado? Prepare-se para viver férias inesquecíveis com a família!

Se você gostou das dicas de hoje, planeje agora mesmo sua viagem! E continue acompanhando nosso blog. Toda semana, trazemos novas informações sobre a Serra Gaúcha. Até a próxima!

Decreto da Prefeitura de Gramado define medidas para enfrentar o Coronavírus

“O decreto suspende pelo prazo de 60 dias eventos que exigem licença do poder público e atividades que envolvam aglomeração de pessoas.”

Confira a íntegra do decreto aqui.