Casa da Vó Ivonne: gastronomia afetiva e história para viver e levar na lembrança

As memórias afetivas de casa de vó são como um doce tesouro que se enraíza profundamente em nossos corações. Ao recordar, uma das lembranças mais preciosas é o aroma e o sabor da comida preparada com tanto carinho por ela para os netos. Cada visita era uma jornada gastronômica repleta de amor e aconchego.

Não é raro encontrar visitantes da Casa da Vó Ivonne, no interior de Canela, fazendo comparativos com as casas de suas próprias avós ou mães. Seja pela decoração, seja pelos aromas que exalam da cozinha, todo mundo tem a nostalgia e a saudade presente no coração ao conhecer essa casa centenária.

Casa centenária fica no interior de Canela, no bairro Caracol

Quem foi a Vó Ivonne

A Vó Ivonne foi uma pessoa muito importante para toda sua família, para o Caracol e o Vale da Lageana. Ao mesmo tempo em que cuidava da sua casa, dos afazeres com os animais e sua horta, dentro de casa a mesa sempre estava posta para um café ou um chá. E claro que tudo era acompanhado de delícias feitas por ela, como suas cucas, pães, schmiers, nata, queijo, salame, “morcilha”, bolos, biscoitos, além de refeições deliciosas.

Mas o que a Vó Ivonne mais gostava era de caminhar pela mata e pela estrada da Lageana e do Caracol. Com ela sempre ia um saco de estopa repleto de pinhões. Com ajuda de um facão, a ela ia abrindo buracos aqui e acolá e enterrava as sementes de araucária por onde passava. Muitas das árvores que você vai ver lá na propriedade e pela região foram plantadas por ela.

E para perpetuar a história da Vó Ivonne, tanto como protetora da mata de araucárias, quanto por suas receitas de família, é que a casa foi aberta para visitação do público. A gastronomia afetiva é como uma janela para o passado, uma forma de perpetuar a história dos antepassados através dos sabores e aromas que marcaram gerações. 

A Gastronomia Afetiva da casa da vó

Como uma avó tipicamente maternal, a vó Ivonne sempre esperava a todos com delícias feitas por ela. E é essa experiência que hoje é traduzida através da gastronomia afetiva em sua residência. Dentre tantas receitas, a mais lembrada por filhos e netos, é a cuca ligeira. Mas porque ligeira? Era ligeira de fazer e ligeira de comer, já que rapidamente sumia da mesa tão logo a vó servia.

E sabe o que mais? Muitos temperos, saladas e frutas vem da horta e do pomar da propriedade. Ou seja, é garantia de procedência e qualidade, já que são cultivados pela equipe que prepara as receitas na cozinha.

Vai de Brunch ou a La Carte?

Lá na Casa da vó Ivonne você vai ter duas opções de alimentação. Um menu a la carte ou o brunch completo. Mas você sabe o que é um brunch? Brunch é a combinação das palavras em inglês Breakfast e Lunch. Ou seja, o brunch une elementos do café da manhã e do almoço. É uma refeição tardia e mais substancial que o café da manhã, mas mais leve do que o almoço, e costuma incluir uma variedade de pratos como pães, frutas, saladas, queijos, frios, sucos, chá e café. Na versão de brunch da Casa da Vó Ivonne o foco é a Gastronomia Afetiva, que acolhe e desperta doces memórias.

O Brunch da Casa da Vó Ivonne inclui: chá de maçã, café, leite, suco, geleia, doce de leite, nata, queijo, salame, salada, quiche, bolos, cuca, torta de maçã, fruta da estação e arroz carreteiro. As receitas são de família e tudo é preparado com muito carinho, como a Vó Ivonne fazia.

Cuca ligeira é a receita favorita da família

Já no a la carte você vai encontrar alguns dos itens do brunch, mas também outros mais com esse jeitinho de casa a de vó. Seja qual for sua escolha certamente será um deleite inesquecível.

Fogão a lenha é um dos destaques da casa

E mais do que oferecer apenas a experiência da Gastronomia Afetiva, a Casa da Vó Ivonne ainda conta a história da família que ajudou a alçar o Caracol no turismo. Através de fotos, árvore genealógica, decoração, utensílios e até brinquedos, você vai compreender como era a vida dos moradores no século passado. 

Se tudo que está escrito aqui em cima ainda não foi o suficiente pra te convencer de por que visitar a Casa da Vó Ivonne, deixamos aqui 5 motivos:

1. Imersão na história: Visitar uma casa centenária que foi transformada em museu e restaurante proporciona uma experiência única de imersão na história. 

2. Valorização do patrimônio cultural: Ao visitá-la você têm a chance de valorizar e preservar a história da comunidade, compreendendo a importância de resgatar e conservar esses espaços carregados de memórias.

3. Gastronomia de tradição: O restaurante oferece uma gastronomia de tradição que se alinha perfeitamente à atmosfera histórica do local. É uma oportunidade de saborear a culinária regional com autenticidade.

4. Ambiente acolhedor: A casa centenária proporciona um ambiente acolhedor e encantador. Com seus cômodos restaurados e decoração cuidadosa, os visitantes se sentem envolvidos.

5. Programação cultural diversificada: Além de oferecer a possibilidade de degustar pratos tradicionais, o museu também pode proporcionar uma programação cultural diversificada, proporcionando uma conexão ainda mais profunda com a história e cultura da região.

Endereço:

Estrada da Lageana, 285, Bairro Caracol – Canela (RS)

Reservas:

Brunch de Gastronomia Afetiva aqui