Quando pensamos em Gramado, geralmente vêm à mente as luzes do Natal Luz, os restaurantes de fondue e os pontos turísticos clássicos. No entanto, a cidade tem um universo de histórias e tradições nas comunidades locais e que muitas vezes passam despercebidas pelos visitantes. Neste post, vamos explorar o lado mais autêntico de Gramado, apresentando roteiros menos conhecidos, mas cheios de cultura e história. Histórias ocultas e que poucas pessoas conhecem estão no interior do município.
O passado preservado nas comunidades
Gramado não é só glamour; é também lar de famílias que, por gerações, mantiveram vivas tradições dos colonizadores italianos, portugueses e alemães. E é nas colônias da cidade, como Linha Bonita, Marcondes, Linha 28, Linha Ávila e Linha Nova, que é possível encontrar propriedades centenárias, moinhos antigos e pequenas igrejas de pedra que contam a história dos primeiros imigrantes da região.
Como conhecer a Linha Bonita e a Linha Nova
Para chegar nestas comunidades o ideal é fazer o Tour Raízes Coloniais, pois seu roteiro contempla conhecer diversas construções históricas e ainda inclui um Café Colonial delicioso na casa de uma família local. O passeio rural tem duração aproximada de de 4 horas e sai do centro de Gramado, com transporte incluso também. Mais informações sobre o roteiro você pode ler aqui.
- O que você vai conhecer: Casa Centenária, Ervateira Marcon, Museu Fioreze e Café Colonial Della Nonna.
- Dias do passeio: segundas e sextas-feiras.
Como conhecer a Linha Ávila
O passeio que pode levar você para conhecer esta comunidade leva o próprio nome do lugar. O Tour Linha Ávila é perfeito para você se aproximar de duas etnias que ajudaram a construir Gramado: alemã e italiana. E de quebra vai conhecer um autêntico galpão tradicionalista gaúcho, onde vai poder almoçar o famoso costelão assado na vala.
- O que você vai conhecer: Agroindústria Família Wagner, Cantina Nonno Giovanni e Sítio Tradição.
- Dias do passeio: Terças, quintas-feiras, domingos.
Como conhecer a Linha 28 e o Quilombo
O vale do 28 e do Quilombo dão nome a esse tour rural por duas comunidades bem tradicionais de Gramado. O Tour no Vale vai mostrar como vivem as famílias que construíram sua história trabalhando no campo, cuidando dos animais e da plantação. Inclusive, você vai poder ajudar a alimentar as ovelhinhas. E para finalizar, é em uma casa com cem anos de história que você vai poder saborear um típico café da colônia – como aqueles que originaram os café coloniais de Gramado.
- O que você vai conhecer: Agroindústria Família Marcon, Alambique dos Rossa e Casa Centenária da Família Baretta.
- Dias do passeio: Quartas-feiras
Como conhecer o Campestre do Tigre e a Linha Tapera
Até aqui você já deve ter percebido o quanto Gramado tem de história para contar, né? Então por último, mas não menos importante, quero te contar sobre as colônias de Campestre do Tigre e Linha Tapera. Quem é um pouco mais velho vai lembrar de um filme e um livro chamado O Quatrilho, que é baseado em uma história real. O filme até teve indicação ao Oscar de Melhor Filme Internacional. Sabia que foi aqui em Gramado que parte da história verdadeira ocorreu? Verdade! Mas só quem faz o Tour O Quartilho é que vai saber como tudo ocorreu, lá em 1910.
- O que você vai conhecer: Casa da Família Lazaretti, Moinho Grings, Casa Nonno Giovanni.
- Dias do passeio: Sábados
Por que explorar esses lugares?
Visitar comunidades locais em Gramado não é apenas uma oportunidade de conhecer a história, mas também de se conectar com a essência da região. Enquanto os pontos turísticos principais atraem multidões, as colônias oferecem uma experiência mais tranquila e genuína.
Além disso, esse tipo de turismo contribui diretamente para a economia local, valorizando os pequenos produtores e incentivando a preservação cultural.
Dica final: agendar com antecedência
Para explorar essas áreas, recomendo contratar os passeios guiados específicos para turismo rural e cultural. Muitas propriedades exigem agendamento prévio, então é importante planejar sua visita com antecedência. E tem mais, no interior é bem comum ficar sem sinal de celular e você pode se perder e ficar sem GPS para encontrar o caminho de volta
Aproveite muito o interior de Gramado e conheça as histórias ocultas da famílias dos colonizadores! 💚