Gramado há algum tempo vem sendo apontado como um destino caro. E eu fico me perguntando: será que é tanto assim ou é só falta de planejamento e organização? Afinal, como nós moradores conseguimos nos manter aqui? Tá certo, a gente não come só em restaurantes, não vai a parques todos os dias, etc. Mas por outro lado temos custos como qualquer outra pessoa: moradia, transporte, alimentação, educação… Ou seja, também é preciso planejar e saber até onde é possível gastar, né?!
O que eu quero dizer para você com este post aqui é que qualquer destino do mundo pode ser caro se o viajante não se organizar direitinho. Por isso, separei algumas dicas que vão ajudar você a viajar para Gramado economizando e ainda assim aproveitando cada momento enquanto estiver por aqui. Quer ver como é fácil não estourar o cartão de crédito:
Estabeleça limites de gastos
É importante definir até quando você vai querer pagar pela hospedagem, pelos bilhetes aéreos e atividades de lazer. Ao fazer isso fica mais fácil não se perder nos custos e acabar extrapolando. Outra dica bem importante é definir quanto você está disposto a gastar por dia quando estiver aqui. Defina um valor diário para despesas como alimentação, bebidas, souvenirs (se você gosta de levar lembrancinhas de viagem), etc. E se mantenha dentro do valor estipulado.
Parece difícil no início, mas ao colocar isso no papel ou em uma planilha, você vai ver o quanto ajuda a economizar.
Escolha a Baixa Temporada
Viajar fora da Alta Temporada pode resultar em economia significativa. Os meses de inverno, especialmente junho e julho, e os períodos de férias escolares – principalmente dezembro, são os mais concorridos e caros. Planeje sua viagem para Gramado nos meses de fevereiro, abril, maio, setembro e outubro, quando o clima ainda é agradável e os preços são mais acessíveis.
Aposte em hospedagens econômicas
A região oferece diversas opções de hospedagem, desde hotéis de luxo até pousadas e hostels mais simples. Para economizar, considere as opções mais em conta ou aproveite promoções como estas disponíveis em nosso site. Reservar com antecedência é sinônimo de economia. #ficadica
Explore a gastronomia sem gastar muito
Sem medo de ser repetitiva, aqui eu sugiro que você reserve antecipadamente. A gastronomia em Gramado e Canela é bastante diversa e pode ser bem difícil escolher entre tantas opções. As casas mais tradicionais são de fondue, café colonial, galeterias, churrascarias, comida italiana e comida alemã. Mas também há restaurantes com gastronomia contemporânea, com um toque de regionalidade.
Para economizar e não ficar perdidinho, compre antecipado seus almoços e jantares. Diretamente no local você não poderá parcelar sua experiência, diferente do site da Brocker, onde é possível comprar em 10x sem juros no cartão de crédito.
Aproveite passeios gratuitos ou de baixo custo
A gente sabe que tem muitos lugares para visitar em Gramado e na Serra Gaúcha como um todo. E claro, a maior parte deles cobra ingressos para serem visitados. Mas há opções com valores bem acessíveis e há também aqueles cujo acesso é totalmente gratuito.
Por exemplo, a Cristais de Gramado oferece uma experiência linda para ver como o cristal murano é feito custa apenas R$ 50,00 por pessoa. Em Canela você pode visitar o Sinos da Catedral, um espaço na Torre da Catedral de Pedra e que custa só R$ 30,00 por pessoa.
No hall dos passeios gratuitos, que tal uma bela caminhada pelo lago negro e pela rua Coberta. Estes são dois pontos turísticos muito procurados em Gramado e que não cobram um realzinho se quer para acessar. Em Cala, você pode conhecer gratuitamente a Catedral de Pedra e a Praça João Correa.
Use transporte compartilhado
Sempre que optar por fazer passeios e atividades que sejam compartilhadas com outros viajantes, você pode ter a certeza de que vai gastar menos. É que ao dividir com outras pessoas uma experiência, o custo se torna menor e assim fica mais fácil economizar uns reaizinhos né?!
Quer ver uma opção de como se locomover em Gramado e Canela com um ônibus onde você escolhe quais pontos turísticos vai visitar? O Bustour é uma das melhores maneiras de explorar Gramado e Canela. Com paradas estratégicas nos principais pontos turísticos e a conveniência de subir e descer quantas vezes quiser, ele torna sua visita super prática e flexível.
Aproveite promoções, pacotes e combos
Antes de viajar, faça uma pesquisa sobre promoções, combos e pacotes turísticos que podem oferecer descontos em atrações e passeios. Inclusive no site da Brocker tem várias.
De bônus, vou deixar aqui uma lista de lugares gratuitos que você pode ir conhecer:
- Avenida Borges de Medeiros
– A principal avenida de Gramado, conhecida por suas construções em estilo europeu e pela decoração natalina durante o fim de ano. É um ótimo local para passear e apreciar a arquitetura tão característica.
- Lago Joaquina Rita Bier
– Localizado próximo ao centro, o parque é um espaço agradável para relaxar e caminhar. Também é onde ocorrem eventos culturais, inclusive uma feirinha de artesanato local todos os sábados..
- Praça Major Nicoletti
– Esta é a principal praça de Gramado e um ótimo local para relaxar e apreciar o ambiente urbano. O local frequentemente abriga eventos e feiras, e é uma boa opção para observar a vida local. Os moradores também curtem tomar um chimarrão nesta praça. Aproveite para puxar assunto.
Espero que essas dicas ajudem você a economizar em Gramado. Se tiver qualquer dúvida, pode chamar no whats que vamos ajudar com todo carinho.
Os valores mencionados neste post foram consultados em setembro de 2024 e poderão sofrer alteração sem prévio aviso.