Viagens Pós Vacina - as Melhores Opções para a Melhor Idade

Viagem para melhor idade na pandemia: dicas de roteiro na Serra Gaúcha

Vacinação é sinônimo de segurança e tranquilidade. Conheça opções de passeio para a terceira idade em Gramado, Canela e cidades vizinhas. Tem para todos os gostos!

Com a vacinação da Covid-19 avançando, já é possível pensar em viagem na pandemia. O momento ainda inspira cuidados, mas o setor do turismo se planejou para receber todos os visitantes com qualidade e segurança. Quer conhecer algumas programações? Então confira nossas dicas de roteiro para a melhor idade na Serra Gaúcha.

Com a vacinação em idosos, viagens tornam-se mais tranquilas e seguras

Viajando na pandemia: Programas para a melhor idade em Gramado e região

As sugestões abaixo contemplam passeios em Gramado e cidades próximas. Para a sua comodidade, todos os pacotes preveem traslado a partir de hotéis e pousadas na Região das Hortênsias. Todo conforto e comodidade que a Brocker Turismo, especialista em Serra Gaúcha, pode te proporcionar.

Vale destacar que os protocolos sanitários são cumpridos à risca. O uso de máscara é obrigatório e a lotação dos estabelecimentos respeita a quantidade de pessoas permitida pelo Estado. Dessa forma, você poderá viver momentos inesquecíveis sem se preocupar com os riscos da pandemia. Vamos às dicas?

Dica: Melhores atrações para a terceira idade em Gramado

1. BusTour

BusTour Gramado e Canela: Ônibus turístico na Serra Gaúcha | Gramado e  canela, O turista, Gramado
Bustour – Um City Tour Panorâmico por Gramado e Canela

Para começar, indicamos uma voltinha de ônibus. Mas não se trata de uma linha qualquer. Os veículos do BusTour têm dois andares, com vista panorâmica no nível superior.

Dica: City Tour Bustour: Tudo o que você precisa saber para aproveitar

O trajeto passa por mais de 30 pontos turísticos em Gramado e Canela. Ou seja, é uma ótima alternativa para conhecer diversas atrações de uma vez só.

E o bilhete permite desembarcar e embarcar de novo quantas vezes você quiser. Assim dá para descer num lugar, apreciá-lo com calma e continuar o roteiro dali em diante, quando o próximo ônibus passar.

Quando: De quinta a terça-feira, das 9h às 18h
Ingresso: Compre aqui

2. Tour Trem e Vinho – Com Trem Maria Fumaça!

Maria Fumaça - Trem do Vinho - Serra Gaúcha
Trem Maria Fumaça, em Bento Gonçalves

Que tal um passeio de Maria Fumaça? A locomotiva leva os passageiros pelas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, com apresentações artísticas e degustação de quitutes ao longo do caminho.

Em seguida tem tour pela Vinícola Aurora, onde dá para aprender como funciona a fabricação de vinhos. A experiência continua no Parque Epopeia Italiana, com cenários surpreendentes que ajudam a contar a saga dos imigrantes. Finalizando, tem parada para compras no showroom da Tramontina e na Malharia Gdom.

Dica: Guia completo sobre o Trem Maria Fumaça

Quando: Quartas, sextas, sábados e domingos (duração aproximada: 12 horas)
Ingressos: Compre aqui

3. Tour Origens Alemãs em Nova Petrópolis

A Casa Sander
A Casa Sander, em Nova Petrópolis, onde ocorre a deliciosa degustação de geléias

Aqui a melhor idade viaja até Nova Petrópolis para conhecer o Esculturas Parque Pedras do Silêncio. São 80 obras de arenito esculpidas por artistas gaúchos e exibidas a céu aberto, contando a história da colonização alemã.

A imersão cultural segue na Aldeia do Imigrante. Mais tarde vem a charmosa Praça das Flores, com canteiros coloridos e o famoso labirinto verde. E ainda dá tempo de visitar a Casa Sander (para degustação de geleias e sucos artesanais), o Aspen Center e a Mukli Alfajores. Comprinhas para todos os gostos!

Quando: Segundas, quintas e sábados (duração aproximada: 9 horas)
Ingressos: Compre aqui

4. Tour Gran Reserva no Vale dos Vinhedos

O Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, concentra algumas das melhores vinícolas do Sul do país. Esse tour garante um mergulho na história da bebida. Tem minicurso sobre o processo de produção na Miolo, visita guiada a fábricas (com degustação de vinhos, claro) e até uma passagem pela queijaria Valbrenta, com produção artesanal.

Vinícola Miolo, em Bento Gonaçalves
A Charmosa Vinícola Miolo, em Bento Gonçalves

Os passageiros pagantes levam uma taça personalizada de lembrança. Um belo souvenir da viagem, não acha?

Quando: Terças e sábados (duração aproximada: 10 horas)
Ingressos: Compre aqui

5. Tour Linha Bella

Tour Linha Bella em Gramado - Brocker Turismo
O Tour Linha Bella, em Gramado, é um dos mais procurados pela melhor idade.

Mais uma opção de degustação de vinhos, dessa vez em propriedades na zona rural de Gramado. O passeio também inclui um almoço italiano com as receitas típicas da nonna, preparadas no fogão a lenha. Que delícia!

Além da experiência gastronômica, esse tour encanta o público da terceira idade por causa das paisagens bucólicas. E até o ônibus é temático, semelhante às “jardineiras” do início do século XX.

Quando: Segundas, quartas e sextas-feiras (duração aproximada: 6 horas)
Ingressos: Compre aqui

6. Jantar para casal na Adega La Hacienda

Chegou a hora de acrescentarmos um pouco de romantismo à nossa lista. Afinal, o que importa na vida é estar ao lado de quem amamos, como a pandemia bem mostrou.

La Hacienda em Gramado - Jantar ou Almoço
Ja imaginou jantar em uma adega exclusiva? Chiquérrimo!

Por isso, a sugestão é celebrar todos os anos que você viveu (e ainda vai viver) com seu marido ou sua esposa. A estalagem La Hacienda, em Gramado, rende o cenário perfeito para isso. Na paisagem, 70 hectares de natureza intocada. No menu, pratos requintados para uma noite superespecial.

Quando: Diariamente (duração aproximada: 3 horas)
Reservas: Compre aqui

7. Jantar nas Caves da Casa Valduga

Em Bento Gonçalves, a premiada Casa Valduga oferece uma opção tão inusitada quanto deliciosa: um jantar servido nas caves da empresa, junto às pipas e às garrafas de vinho tinto. Já pensou que incrível?

O cardápio é assinado por um chef convidado. Da entrada à sobremesa, cada prato harmoniza com uma bebida diferente da vinícola. Dá água na boca só de imaginar a combinação de sabores…

Ah, agasalhe-se bem. O clima nas caves é gelado.

Quando: Diariamente (duração aproximada: 2 horas)
Reservas: Compre aqui

8. Noite Gaúcha

A cultura gaudéria é a grande homenageada na Churrascaria Garfo e Bombacha, em Canela. O ambiente rústico se assemelha aos galpões dos CTGs (Centros de Tradição Gaúcha).

Quem chega ganha chimarrão e outros aperitivos típicos. Na sequência, vem o costelão assado por oito horas. O jantar ainda inclui polenta, arroz de carreteiro e outras iguarias do Rio Grande do Sul.

Mas a grande atração é o show de músicas e danças tradicionais. O repertório conta com chula, xote e vaneirão, entre outros ritmos folclóricos.

Quando: Terças, quintas e sábados (duração aproximada: 3 horas)
Ingressos: Compre aqui

9. Café Colonial em Gramado

Café colonial em Gramado

Não dá para pensar em Serra Gaúcha sem lembrar de mesa farta. Por isso, uma viagem à Região das Hortênsias tem que prever pelo menos uma refeição no Gramado Café Colonial. São mais de 50 variedades, entre doces e salgados, para comer à vontade.

Esse sistema se baseia nos cafés reforçados que os primeiros habitantes do município faziam antes de ir para a lavoura. Eles precisavam acumular bastante energia para a lida no campo.

Quando: Diariamente, das 11h30 às 20h30

Ingressos: Compre aqui

E então, já escolheu qual vai ser a sua programação? Depois de tantos meses em isolamento, a melhor idade merece viajar para viver momentos mais felizes, né?

Continue acompanhando o blog da Brocker para outras dicas. Em breve voltaremos com novidades. Até lá!