Guia completo - o que fazer em Gramado

Guia completo sobre Gramado: tudo que você precisa saber!

A cidade de Gramado-RS atrai turistas o ano todo. E não seria para menos: com temperaturas agradáveis no verão e possibilidade de neve no inverno, sempre há motivos para visitar a Serra Gaúcha. Gastronomia típica, paisagens belíssimas e uma variedade imensa de atrações completam o passeio por esse pedaço de Europa no Brasil.

Aqui você vai encontrar um guia completo sobre a história, o clima e outras curiosidades de Gramado. Prepare-se para férias inesquecíveis!

A história de Gramado

Gramado começou como um povoado de imigrantes no interior gaúcho, mas não demorou muito para se transformar num polo turístico de apelo nacional. Confira um pouco sobre o início dessa história!

Por que Gramado tem esse nome?

Conta-se que o nome de Gramado-RS tem a ver com os tropeiros que circulavam pelos Campos de Cima de Serra no fim do século XIX. Esses trabalhadores precisavam conduzir o gado de um ponto a outro, muitas vezes percorrendo longas distâncias.

No meio do caminho, onde hoje fica o município, eles encontravam um campo com grama verde e macia para repousar. A referência àquele belo gramado acabaria por batizar a cidade que surgiria ali.

Como a cidade de Gramado se formou?

Gramado
Gramado RS – Gramado Inesquecível

A cidade de Gramado começou como um povoamento de colonos. Os primeiros ocupantes da região foram José Manoel Corrêa e Tristão José Francisco de Oliveira, ambos de ascendência luso-açoriana. Eles se estabeleceram naquelas terras com suas famílias por volta de 1875. Mais tarde, chegaram imigrantes oriundos de países da Europa.

Quem colonizou Gramado?

A colonização de Gramado é predominantemente europeia. As primeiras famílias que se fixaram na cidade tinham origem açoriana. Em seguida, a exemplo do que ocorreu em outras partes do Rio Grande do Sul, houve a chegada de imigrantes alemães e italianos. Esses vieram ainda no fim do século XIX, para trabalhar na lavoura.

A mistura de povos impactou diretamente a culinária, a religião e a cultura do município. Arquitetura e comidas típicas estão presentes até hoje.

Quando Gramado foi fundada?

Embora a localidade exista desde o século XIX, a fundação da cidade de Gramado ocorreu em 15 de dezembro de 1954. Até então, ela era distrito do município de Taquara.

Ao longo da primeira metade do século XX, diversas melhorias ajudaram a desenvolver o povoado. Os habitantes presenciaram a construção de escolas, hospitais e da Igreja Matriz, bem como o asfaltamento da avenida principal. Esses elementos contribuíram para as autoridades locais conquistarem a emancipação.

Quem fundou Gramado?

Como dito anteriormente, os primeiros ocupantes de Gramado foram colonos e trabalhadores rurais. A cidade foi fundada em 1954, após publicação da Lei Estadual 2.522, sendo que o primeiro prefeito municipal foi Walter Bertolucci.

O que torna Gramado tão especial

Quem visita sabe: o clima de Gramado é um charme. Mas o que será que torna essa cidade tão marcante? Certamente, a hospitalidade dos habitantes e as diversas atrações turísticas fazem parte da resposta. Veja só!

Dica: O que fazer em Gramado para viver momentos inesquecíveis?

Onde Gramado fica?

Gramado está localizada na Serra Gaúcha – mais precisamente, na encosta inferior do nordeste do Rio Grande do Sul. O acesso ao município é rodoviário. A distância é de 120 km até o aeroporto de Porto Alegre e 70 km até o aeroporto de Caxias do Sul. Confira outras distâncias, considerando o trajeto por terra:

  • Distância de Canela até Gramado: 7,5 km;
  • Distância de Blumenau até Gramado: 485 km;
  • Distância de Florianópolis até Gramado: 449 km;
  • Distância de Foz do Iguaçu até Gramado: 918 km;
  • Distância de Curitiba até Gramado: 729 km;
  • Distância de São Paulo  até Gramado: 1.131 km.

Por que Gramado é tão hospitaleira?

Festa da Colônia Gramado
Decoração Festa da Colônia Gramado

Pode-se atribuir o espírito turístico gramadense aos colonizadores. A região sempre acolheu bem quem vinha de fora. Além disso, há o clima de interior, onde todo mundo se conhece e se dá bem.

Gramado é uma cidade segura e cheia de natureza. Apesar de bucólica, também oferece uma rede hoteleira excelente, bem como opções gastronômicas e de lazer para todas as idades.

Dica: Top 10 hotéis em Gramado para se hospedar

Como é o clima em Gramado

A temperatura de Gramado lembra bastante a Europa, só que no Sul do Brasil. Isso se dá devido às características geográficas do município, como a altitude e a localização numa área subtropical da Terra. Há momentos do ano em que pode ocorrer até neve!

Dica: O que fazer em Gramado com chuva

Como é o clima em Gramado em cada mês do ano?

Gramado tem as quatro estações bem definidas. Porém, em geral, as temperaturas são amenas até mesmo durante o verão. Segundo o site ClimateData.org, as médias de janeiro ficam entre 16°C e 25°C. Ou seja: essa é a época para fugir da cidade grande e aproveitar a folga num lugar especialmente agradável.

Conforme os meses vão passando, as noites vão ficando mais longas – e gélidas. Em julho, no auge do inverno, os termômetros vão de 0°C a 15°C. Vale lembrar que essas são as médias históricas, mas pode haver períodos de frio extremo, inclusive com temperaturas negativas, geada e neve.

Confira as estimativas de temperaturas mínimas e máximas em Gramado mês a mês. Os valores estão em graus Celsius:

  • Temperatura de Gramado em Janeiro: 15,8 – 25,6
  • Temperatura de Gramado em Fevereiro: 15,4 – 24,8
  • Temperatura de Gramado em Março: 13,6 – 22,9
  • Temperatura de Gramado em Abril: 10,9 – 19,9
  • Temperatura de Gramado em Maio: 8,7 – 17,6
  • Temperatura de Gramado em Junho: 7,7 – 16,7
  • Temperatura de Gramado em Julho: 0 – 15,4
  • Temperatura de Gramado em Agosto: 3,2 – 18,1
  • Temperatura de Gramado em Setembro: 9,6 – 19,3
  • Temperatura de Gramado em Outubro: 11,4 – 21,4
  • Temperatura de Gramado em Novembro: 13 – 23,4
  • Temperatura de Gramado em Dezembro: 13,1 – 23,2

Por que Gramado é tão fria?

A cidade é assim devido à localização geográfica. Além do posicionamento numa zona subtropical do globo, há a altitude. São cerca de 830 metros acima do nível do mar. Por isso, o clima de Gramado é temperado e marcado pelo frio característico.

Dica: O que fazer no inverno em Gramado

Quando começa o frio em Gramado?

Depende do que você considera frio. A temperatura em Gramado é amena durante o ano todo. No entanto, os dias mais gelados são durante os meses de inverno, entre o fim de junho e o início de setembro.

Que roupas levar para aproveitar Gramado?

O tempo em Gramado pode oscilar bastante. É comum o dia amanhecer com neblina, depois abrir um sol gostoso à tarde e, por fim, a temperatura despencar à noite. Os moradores brincam que é possível viver as quatro estações num dia só!

Por esse motivo, vale a pena montar uma mala variada. Inclua blusas leves, mas também agasalho, cachecol, luvas e um casaco mais grosso. Na dúvida, confira a previsão do tempo para Gramado antes da viagem. E não se esqueça de que você pode adquirir acessórios de inverno nas malharias locais!

Quem vem de fora passa muito frio em Gramado?

Isso é relativo. Cada organismo reage de uma maneira diferente às temperaturas baixas. Claro que, se você vive numa cidade litorânea do Nordeste, o clima de Gramado pode parecer assustador.

Mas não tem por que se preocupar: tanto a rede hoteleira quanto os estabelecimentos comerciais estão preparados para oferecer conforto térmico ao público. Há lareira, calefação e outros recursos do tipo nesses ambientes.

Quando neva em Gramado?

Neve em Gramado
Neve em Gramado

O mês de julho oferece as melhores condições para neve em Gramado. É nessa época que o frio está mais intenso, o que favorece o fenômeno natural. Quando os flocos não caem, pode haver geada, que torna as paisagens branquinhas logo pela manhã.

E se o tempo não colaborar? Uma alternativa para conferir neve o ano inteiro é ir ao Snowland, parque indoor para esportes de inverno. Você pode praticar esqui, snowboard e patinação em Gramado.

Como é a primavera em Gramado?

Primavera em Gramado
Primavera em Gramado

O mês de setembro costuma ser o mais chuvoso em Gramado. A média de precipitação é de 197mm, de acordo com informações do ClimateData.org. Já em outubro e novembro o cenário muda bastante, com a tendência de dias mais secos.

Como se trata de uma estação de transição, a amplitude térmica é considerável. Isso significa que as manhãs podem ser frias, mas dar lugar a tardes bem mais agradáveis e mais quentes. As temperaturas médias para esse período variam entre 8,4°C e 23,4°C.

A principal característica da primavera em Gramado é a exuberância da natureza. Com a renovação das flores, os passeios ao ar livre ficam especialmente bonitos. Vale a pena visitar cartões-postais como o Lago Negro e a Cascata do Caracol.

O que levar na mala na primavera?

Setembro está coladinho no inverno, então ainda faz frio em Gramado. Lembre-se de ter na mala luvas, cachecóis e casacos para curtir os programas na cidade. O importante é aquecer as extremidades do corpo para ficar confortável!

Em outubro e novembro, embora o clima esteja mais ameno, pode haver termômetros em baixa. Nesse caso, tenha pelo menos uma jaqueta leve para os passeios ao ar livre. 

Se você for explorar a rua durante a noite, provavelmente terá que vestir uma peça mais pesada. Recomendamos um suéter de lã ou, até mesmo, um casaco grosso.

Como é o verão em Gramado?

Hortênsias no verão em Gramado

A localização geográfica da cidade serrana ajuda a diminuir o calor. As temperaturas máximas giram em torno de 25°C, tanto em janeiro quanto em fevereiro. Esses são os meses mais quentes em Gramado.

Contudo, às vezes ocorrem picos. O termômetro pode passar dos 30°C, se as condições climáticas permitirem. É por isso que lojas, hotéis e restaurantes gramadenses não abrem mão do ar-condicionado. 😉

A marca do mês de dezembro são as hortênsias, flores que dão nome à região onde Gramado está localizada. O auge da floração acontece justamente nessa época, colorindo as paisagens. Até as rodovias de acesso ao município ficam enfeitadas. E não se surpreenda ao ver turistas tirando foto em meios aos arbustos. Dá vontade de abraçar as plantinhas, mesmo!

Dica: Carnaval em Gramado: o que fazer

O que levar na mala no verão?

Não é porque você visita a Serra Gaúcha que vai, necessariamente, passar frio. O verão mantém dias suaves, nos quais as roupas leves são suficientes para aproveitar o passeio. Pode investir em camiseta, bermuda e saia sem medo!

Para a programação noturna, considere pelo menos um casaquinho. A temperatura mínima beira agradáveis 15°C. Parece muito frio para quem vem de fora? Bem, basta uma sobreposição de peças para resolver a situação. Camisa + casaco são a combinação perfeita.

Como é o outono em Gramado?

Plátanos no outono em Gramado

Quem acompanha a previsão do tempo para Gramado sabe bem: a partir de março, o clima muda bastante. O outono é a estação em que os dias começam a ficar mais curtos. A temperatura também vai caindo progressivamente.

Para você ter uma ideia, a mínima esperada para o início da temporada é de 13,6°C. Em junho, às vésperas do inverno, o termômetro bate na casa dos 7,7°C.

Um fenômeno típico do outono gramadense é o nevoeiro, que se forma na madrugada e perdura até o meio da manhã. Ironicamente, o tempo fechado pode ser prenúncio de tardes ensolaradas. Além de ser a época perfeita para observar a bela paisagem outonal formada pelos plátanos da região.

Existe um ditado gaúcho que diz: “serração baixa, sol que racha”. Traduzindo: nos dias secos, a névoa da manhã se dissipa e dá espaço para o astro rei brilhar.

O que levar na mala no outono?

Se você pretende visitar Gramado entre março e junho, prepare-se para dias imprevisíveis. O outono pode ter sol, chuva, frio, calor ou tudo junto na mesma semana.

A dica é variar o vestuário ao máximo. Tenha roupas leves, como blusas e camisetas. Junto a elas, leve casaco, cachecol, suéter e touca. Melhor pecar pelo excesso de acessórios que pela falta deles…

Reiteramos que as malharias locais oferecem ótimas opções para visitantes desprevenidos. Caso você passe frio (ou calor) demais, é só ir à loja mais próxima.

Qual é a melhor época para visitar Gramado?

Agora que você já sabe tudo sobre o clima de Gramado, pode decidir, por conta própria, qual é o melhor período para o passeio. No fim das contas, trata-se de uma questão de gosto pessoal.

Muitos turistas escolhem a Serra Gaúcha para viver uma verdadeira experiência de inverno. Para eles, os meses entre maio e agosto são os ideais. As temperaturas baixas favorecem o uso de casacos de lã, botas de couro e outros itens elegantes. Tem lareira nos hotéis e restaurantes, tem pratos quentes à mesa e, com um pouco de sorte, cai neve.

Na primavera e no verão, Gramado se torna o destino de quem quer fugir do calor extremo. Para completar, as paisagens ganham um colorido impressionante!Vale destacar que não são apenas as condições climáticas que definem o passeio. O calendário de atividades deve ser levado em consideração. A Região das Hortênsias sedia eventos sazonais, como o Festival de Cinema e o Natal Luz. Vamos dar detalhes sobre essas e outras atrações logo mais. Aguente aí, que as informações chegam já, já!

Hospedagem em Gramado

Não é à toa que Gramado-RS figura entre os principais destinos turísticos do Brasil. Não bastasse a hospitalidade natural dos moradores, a Região das Hortênsias oferece opções variadas de hospedagem. São mais de 19 mil leitos disponíveis, considerando hotéis e pousadas em Gramado e na cidade vizinha de Canela. Compare as diferenças.

Hotéis em Gramado

Os hotéis gramadenses são famosos pela qualidade do atendimento. O visitante encontra um serviço de alto padrão, que atende a todas as suas necessidades.

As famílias podem aproveitar conveniências como espaços de recreação, salas de jogos e piscinas aquecidas, entre outros diferenciais. Já os executivos têm à disposição, por exemplo, salas de reuniões totalmente equipadas. Isso sem contar as acomodações superconfortáveis dos quartos.

Pousadas em Gramado

As pousadas de Gramado apresentam uma estrutura mais simples, mas sem abrir mão das amenidades. São alternativas baratas para casais e grupos à procura de um ambiente familiar. Cama macia, chuveiro quente e café da manhã com as delícias da colônia fazem parte do pacote. Dependendo do estabelecimento, também é possível acordar em meio à natureza, ouvindo o canto dos pássaros.

O que fazer em Gramado

Depois de aprender sobre a história, o clima e as opções de hospedagem em Gramado, resta montar o roteiro da viagem, certo? O melhor de tudo é que não faltam opções de diversão para todas as idades.

Gramado está sempre se reinventando para proporcionar experiências únicas aos visitantes, e por isso, possui inúmeras atrações. Isso faz com que cada ida à cidade renda novas histórias para contar. Conheça algumas!

Bustour

Bustour – City Experience Tour

Essa linha de ônibus é a maneira mais prática de conhecer os pontos turísticos de Gramado. Você viaja num veículo de dois andares e percorre os quatro cantos do município. O passeio funciona no sistema hop-on, hop-off, então é possível embarcar e desembarcar nas paradas para prolongar a estada em determinados lugares.

Clique aqui e saiba mais sobre o Bustour!

O Bustour circula das 9h às 18h.

Lago Negro

Lago Negro Gramado
Lago Negro Gramado

Com paisagens encantadoras, o lago virou cartão-postal de Gramado. É ótimo para caminhadas e piqueniques. Outro atrativo imperdível do local são os pedalinhos!

Endereço: Rua. J. Renner, s/n, – Bairro Lago Negro
Horário de aluguel dos pedalinhos: Diariamente, das 8h30 às 18h

Igreja Matriz São Pedro

Igreja de São Pedro - Gramado
Igreja de São Pedro – Gramado – Cleiton Thiele

A imponente construção de pedra, com uma torre de 44 metros de altura, fica na Av. Borges de Medeiros, no coração de Gramado. As grandes celebrações ocorrem durante as festas de fim de ano. A igreja fica toda iluminada e serve de ponto estratégico para observar a queima de fogos no Réveillon.

Dica: Conheça as principais atrações de Gramado

Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2659 – Centro

Horários das missas:

Domingo: 8h, 10h30 e 18h30
Segunda-feira à Sexta-feira: 18h30
Sábado: 18h

Rua Coberta

Rua Coberta - Gramado
Rua Coberta – Gramado – RS

Bem pertinho da Igreja Matriz fica a rua Madre Verônica, mais conhecida como Rua Coberta. A via possui uma estrutura de telhados para proteger os pedestres do sol e da chuva.

Não há tráfego de automóveis, então os visitantes podem circular por ali como se estivessem numa praça. A Rua Coberta de Gramado tem lojas e restaurantes, além de sediar shows e eventos durante épocas festivas.

Palácio dos Festivais

Palácio dos Festivais - Gramado
Palácio dos Festivais – Gramado RS – Eu Amo Gramado Oficial

O Festival de Cinema de Gramado é uma das mais importantes premiações da sétima arte no Brasil. As mostras competitivas acontecem no Palácio dos Festivais. O prédio ainda abriga um museu que conta a história do evento.

Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2697 – Centro

Hard Rock Café Gramado

Hard Rock - Gramado
Hard Rock – Gramado – RS

O primeiro restaurante da franquia no Rio Grande do Sul é palco de apresentações musicais carregadas de rock’n’roll. Esse estilo também marca a decoração, composta por instrumentos e figurinos de grandes nomes do showbiz. Que tal conferir de pertinho uma guitarra de Keith Richards ou acessórios de Michael Jackson?

Dica: dicas especiais para quem vem com a família

No cardápio, iguarias da cozinha norte-americana. Hambúrguer, costelinha de porco, milk-shake… De dar água na boca!

Endereço: Rua Wilma Dinnebier, 180 – Centro

Horário de funcionamento: Diariamente, das 12h às 23h.

Casamento dos Sonhos Gramado – Igreja do Elvis

Igreja do Elvis Gramado
Igreja do Elvis Gramado

Sabe aquelas capelas de Las Vegas onde um sósia de Elvis Presley une os casais em matrimônio? Pois você pode viver uma experiência parecida em Gramado.

O espaço Casamento dos Sonhos oferece toda a estrutura para uma cerimônia inesquecível, incluindo carruagem de Cinderela na saída dos pombinhos.

Endereço: Rua da Bavária, 765 – Centro

Horário de funcionamento: Diariamente, das 9h às 17h30

Dica: O que fazer no verão em Gramado

Snowland

Snowland Gramado
Snowland Gramado

O Snowland é um parque de Gramado que faz a gente acreditar que está nos Alpes Suíços. A temperatura ambiente nunca passa dos -5°C.

Dica: Snowland Gramado: Guia completo para você conhecer a neve

As atrações incluem o playground gelado, a montanha de neve e os esportes de inverno. É diversão para crianças e adultos! Junto a isso, tem shows de patinação artística e varias outras atrações .

Clique aqui e saiba mais sobre o Snowland!

Endereço: RS-235, 9009 – R. Linha Carazal

Horário de funcionamento: De quinta a terça-feira, das 10h às 17h. Em períodos de alta temporada, abre diariamente.

Eventos de Gramado

Nem só de parques temáticos e restaurantes vive Gramado. O calendário de eventos movimenta o município o ano todo, dando ainda mais motivos para visitar a Serra Gaúcha.

Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado

No segundo semestre, em setembro chefs de renome internacional se reúnem em Gramado para conduzir oficinas e workshops. Já os restaurantes do circuito participam com pratos especialmente elaborados para o evento – servidos em feiras de rua a um preço único. Ainda, tem degustação de vinhos e outras atividades. 

Dica: Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado: saiba como funciona

Páscoa em Gramado

A celebração da Páscoa ganha as ruas de Gramado. A decoração lúdica é visível por todos os cantos. Na Rua Coberta, há espetáculos de música e teatro, além de oficinas para a criançada. A Parada de Páscoa completa o clima festivo, com desfiles pela região central aos fins de semana.

Festival de Cinema de Gramado

Kikito - Gramado RS
Kikito – Gramado RS

Criado em 1973, o festival é uma das mais tradicionais premiações da sétima arte no Brasil. Gramado recebe os artistas e diretores em setembro, com direito a tapete vermelho na cerimônia de abertura. O público pode assistir a curtas e longas metragens da mostra competitiva. Ocorre no mês de agosto, auge do inverno.

Natal Luz

O Natal em Gramado vai de outubro a janeiro. O comércio se enfeita, as vias públicas ganham uma iluminação especial e os visitantes podem assistir a espetáculos incríveis. A programação natalina conta com atrações para a família toda. Dica: vale a pena comprar os ingressos com antecedência, pois a procura é grande.

Onde comer em Gramado

A gastronomia da Serra Gaúcha tem forte influência europeia. Do café colonial ao jantar tipicamente italiano, cada refeição se transforma numa experiência única. Abaixo, elencamos alguns dos melhores restaurantes de Gramado para você se deliciar.

Dica: Restaurantes em Gramado: confira os melhores

Culinária alemã

Noite Alemã
Noite Alemã

Os imigrantes alemães trouxeram para Gramado alguns pratos bem característicos, como o joelho de porco e o apfelstrudel (torta de maçã). Impossível resistir às iguarias! Veja algumas opções.

Restaurante Hoppner

O restaurante do Hotel Rita Hoppner oferece a Experiência Alemã, um menu com quatro pratos. Descubra sabores únicos! Destaque para a carne de pato.

Endereço: Rua Pedro Candiago, 364 – Planalto

Horário de funcionamento: Diariamente, das 19h às 23h.

Casa da Vó Ivonne

Você já ouviu falar em Gastronomia Afetiva? Na localidade de Caracol, e, Canela, está localizada Casa da Vó Ivonne, uma residência centenária onde são servidas delícias típicas da Serra Gaúcha, algumas delas deixadas pelos imigrantes alemães que colonizaram aquelas terras. Além do cardápio a la carte, o grande destaque é o Brunch- Almoço. Você come a vontade: Cucas, pães, bolos, quiche, frios e embutidos, arroz carreteiro, nhoque com molho de queijo, carne de panela, geleias caseiras, doce de leite, nata, café, leite, suco natural com fruta da estação e chá de maçã. Tudo é produzido no local e está sempre fresquinho esperando por você. Um belo jardim e um parreiral de uvas (que durante a safra fica cheinho de frutos) são um convite especial para degustar com calma as delícias do Brunch!

Endereço: Estrada da Lageana, 285, Caracol – Canela (RS)

Horário de funcionamento: Quinta à domingo, das 11h às 15h.

Reservas: saiba aqui como fazer a sua

Noite Alemã 

Você também pode mergulhar na cultura germânica durante um passeio a Nova Petrópolis, do ladinho de Gramado. No cardápio, clássicos como joelho de porco, salsicha bock e chucrute. Também tem show de danças folclóricas animado por uma bandinha tradicional.

Endereço: Saída de hotéis em Gramado e Canela

Horário de funcionamento: Sextas

Reservas: Clique aqui

Culinária italiana

Tour Linha Bella
Cantina Linha Bella

A cozinha italiana também deixou sua marca na Região das Hortênsias. Os restaurantes são verdadeiras atrações turísticas de Gramado! Conheça alguns deles. 

Cantina Pastasciutta

Desde 1981, a casa serve uma variedade saborosíssima de massas e outros pratos. As cores da Itália – vermelho, branco e verde – estão bastante presentes na decoração. A música típica também ajuda a criar o clima perfeito.

Endereço: Rua Borges de Medeiros, 2083 – Centro

Horário de funcionamento: Diariamente, das 11h30 às 23h30.

Nonno Mio

Esse restaurante possui um menu à la carte requintado e também o tradicional galeto ao primo canto, com diversas opções de pratos quentes. Ótimo para um jantar a dois.

Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2070 – Centro

Horário de funcionamento: Diariamente, das 11h30 às 23h.

Café colonial

Café Colonial
Café Colonial

Os agricultores que colonizaram Gramado sempre gostaram de mesa farta. O lanche reforçado era importante para aguentar a lida na lavoura. Foi daí que surgiu o café colonial, mais uma parada obrigatória para os visitantes. É possível saborear delícias, entre salgados e doces. Pães, bolos e pizzas são apenas o começo.

Endereço: Av. Don Luiz Guanella, 1168, Canela

Horário de funcionamento: Todos os dias, das 11h30 às 20h30.

Reservas: garanta a sua aqui

Pizzarias temáticas

Pizzaria Temática
Pizzaria Temática

Embora fujam um pouco das tradições europeias, as pizzarias temáticas são atrações de Gramado que fazem muito sucesso. Cada restaurante é uma surpresa. Diversão garantida para adultos e crianças!

Kongo

Já imaginou jantar na companhia de gorilas, no meio de uma floresta tropical? Chegue cedo, pois os lugares são disputados.

Endereço: Av. das Hortênsias, 5683 – Carniel

Horário de funcionamento: Diariamente (exceto dias 24 e 31/12) – das 18h às 23h30.

Reservas: garanta seus lugares

Hector

E que tal viver momentos mágicos junto a criaturas fantásticas? Essa casa torta, que mais parece saída de um conto de fadas, é a escolha certa.

Endereço: Av. Borges de Medeiros, 1791 – Planalto

Horário de funcionamento: Diariamente, das 18h à 23h

Reservas: garanta seus lugares

Sequência de fondue

Sequência de Fondue
Sequência de Fondue

A refeição de origem suíça costuma ser dividida em três etapas. Primeiro, vem a fondue de queijo para abrir o apetite. Depois, as carnes com molhos variados salgados, picantes e doces. Por fim, frutas para comer com chocolate viram a melhor das sobremesas. Confira nossas sugestões de fondue em Gramado.

Malbek Restaurante

No centro da cidade, o Malbek é uma referência em gastronomia de qualidade e atendimento excelente. Uma experiência completa.

Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2101 – Centro

Horário de funcionamento: Diariamente, das 11h30 às 23h30

Reservas: Clique aqui

Casa Di Pietro

O Di Pietro parece saído de um conto. Instalado no subsolo da Igreja Matriz São Pedro, fica bem no coração da cidade. Por estar junto ao templo religioso, sua decoração é inspirada em arte sacra. Por lá dá para degustar uma das sequências de fondue mais elogiadas de Gramado.

Endereço: Rua Pedro Benetti, 05 – Centro

Horário de funcionamento: Diariamente, das 11h30 às 15h e das 18h às 23h.

Reservas: Clique aqui

Restaurantes imperdíveis

Hard Rock Cafe Gramado
Hard Rock Cafe Gramado

Quais são as maneiras de aproveitar Gramado?

A esta altura, você já deve ter percebido que há atrações em Gramado para todos os gostos, né? Isso faz com que a cidade seja o destino certo para qualquer tipo de viagem. Veja os exemplos:

Viagem em grupo

A rede hoteleira gramadense está acostumada a receber viagens em grupos. O mesmo vale para os restaurantes, as lojas e os parques. Muitos desses estabelecimentos, aliás, oferecem descontos especiais para excursões. Desse modo, é possível se divertir com a galera e ainda economizar uma graninha.

Dica: Viagem em grupo para Gramado: 7 motivos para fazer

Viagem em família

Os empreendimentos da Serra Gaúcha também são preparados para atender famílias. O clima lúdico dos parques encanta turistas de todas as gerações.

Porém, às vezes a ideia é cada um ir para um lado, certo? Para essas horas na viagem em família existe o espaço kids na maioria dos hotéis e restaurantes. Os adultos podem fazer seus próprios programas, enquanto os pequenos permanecem entretidos e em segurança.

Dica: Viagem em família: Saiba o que fazer em Gramado

Viagem de casal

A Região das Hortênsias oferece um cenário extremamente romântico para os casais.

O clima de Gramado, friozinho o ano todo, é ótimo para combos do tipo vinho + lareira + chocolate. Sem contar as paisagens cinematográficas, que fazem qualquer pessoa se sentir numa trama de Hollywood. Baita sugestão para a lua de mel, hein?

Dica: Gramado para casal: roteiros para fazer a dois

Curiosidades sobre Gramado

Acha que já sabe tudo sobre Gramado-RS? Pois a cidade não cansa de surpreender. Continue a leitura e descubra um pouco mais!

O Lago Negro não é natural

Lago Negro
Lago Negro

Um dos mais emblemáticos cartões-postais de Gramado surgiu após uma tragédia. Em 1942, houve um incêndio na área, devastando a mata presente ali. Anos mais tarde, o senhor Leopoldo Rosenfeldt teve a ideia de inundar aquele buraco sem vida para transformá-lo num lago. A margem foi adornada com mudas de árvores importadas da Floresta Negra, na Alemanha. Vem daí o nome Lago Negro.

Gramado possui uma Rua Torta

Rua Torta Gramado
Rua Torta Gramado

A Rua Emilio Sorgetz ficana área central de Gramado. Ela ganhou o apelido de Rua Torta devido a suas curvas tortuosas. O formato inusitado e as flores que adornam o espaço lembram outra rua famosa: a Lombard Street, em São Francisco, na Califórnia (EUA).

Gramado não tem semáforos

Uma das principais curiosidades de Gramado é o trânsito. No lugar de semáforos, o município utiliza rótulas para melhorar o fluxo de veículos. E os pedestres têm tanta vez quanto os automóveis. É costume dos motoristas locais parar na faixa de segurança. Assim, as famílias podem passear ao ar livre com tranquilidade.

Dica: Viagem em família: Saiba o que fazer em Gramado

Gramado é o destino favorito dos brasileiros

A cidade de Gramado-RS sempre figura nas listas de lugares mais visitados do Brasil. Em 2015, ela foi considerada o destino preferido dos brasileiros para as férias de inverno. O levantamento foi realizado pelo site de viagens TripAdvisor. Somente naquele ano, cerca de 1,5 milhão de turistas passaram pelo município da Serra Gaúcha.

Gostou do nosso guia completo sobre Gramado? Então agora é hora de arrumar as malas e preparar-se para viver momentos inesquecíveis. Boa viagem!